TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Decapagem Quimica

Por:   •  23/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA (DALTEC)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ENGENHARIA ELETRÔNICA

GABRIEL ALBUQUERQUE DE MOURA

LUCAS RODRIGUES MATOS

UNIDADE CURRICULAR: QUÍMICA GERAL

PROFESSOR: Cristiano Chostak

DATA DOS EXPERIMENTOS: 08/06/2015 e 15/06/2015

Decapagem Química

Florianópolis - SC

2015


Sumário

  • Tópico 1: Introdução
  • Tópico 2: Objetivos
  • Tópico 3: Materiais e Métodos
  • Tópico 4: Procedimentos Experimentais
  • Tópico 5:

Introdução

A decapagem química consiste no processo de corrosão do objeto por ataque químico, muitas vezes ocasionado por ação ácida, com finalidade de produzir superfícies puras e reconhecer defeitos estruturais.
Através de agentes e aditivos, as reações entram em contato com o objeto ocasionando mudanças e transformações estruturais, modificando o objeto.
No mundo industrial são sempre procurados os meios mais viáveis e menos poluentes para a finalidade de produtos, dependendo de elementos e processos químicos, sendo o caso dos agentes e aditivos.
Os aditivos são princípios químicos que tem como objetivo a inibição do ataque excessivo da substância ácida, sendo medida pelo grau de inibição por meio da fórmula:


Grau de inibição em %: [ (SI – CI) /SI ] X100                                                                       (1)    

Onde:
SI = Redução do peso sem inibidor
CI = Redução do peso com inibidor

Os agentes são substâncias químicas responsáveis por uma ação no objeto, ácidos
responsáveis pela corrosão do objeto e transformação da sua superfície.

“Num aspecto muito difundido e aceito universalmente, pode-se definir corrosão como a deterioração de um material, geralmente metálico, por ação química ou eletroquímica no meio ambiente, aliada ou não a esforços mecânicos” (GENTIL, 1983, p.1)


   

Objetivo

Tratando sobre o assunto visto em sala de aula, foi objetivado obter resultados práticos de um experimento de corrosão, comprovando a veracidade do estudo teórico somado com o uso da fórmula da taxa de corrosão. Obter experiências com a dinâmica de laboratório bem como seu regulamento de segurança e utilização de materiais.

                                                             Materiais e Métodos

- Corpo de prova: Aço carbono 1020
- Palha de aço
- 1 pisseta com acetona
- 1 pinça metálica
- 1 proveta de 50ml
- 1 secador de cabelos
- 1 paquímetro
- 1 balança analítica
- 50ml de solução de NaCl 3,5% em massa (+ - 1 litro de solução para 8 grupos)
- Nitrito de sódio (NaNO2)
- 1 béquer de 100ml
- 1 béquer de 10ml
- 5ml de ácido clorídrico 25% (40ml para 8 grupos)

                                                           Procedimento experimental

1ª Parte: Cada grupo trabalhará com 1 corpo-de-prova (c-d-p) e determinará a taxa de corrosão da liga no meio proposto. A preparação da superfície do corpo-de-prova será feita com o auxílio de uma lixa número 80 ou palha de aço com o intuito de obterá superfície fisicamente semelhante. Após esse procedimento, manipular o corpo-de-prova com uma pinça metálica e lavá-lo com água destilada e depois com acetona, secá-lo utilizando o secador de cabelo, pesá-lo em uma balança analítica. Com um paquímetro medir as dimensões e calcular a superfície exposta do corpo-de-prova.

Separando em 8 grupos, 4 irão manipular somente as soluções com o ácido e sem inibidor, enquanto os 4 demais irão manipular as soluções com inibidor e com o ácido juntos.

Grupos 1, 2, 3 e 4: Utilizando uma proveta, medir 50ml de solução de NaCl 3,5%, coloca-la no béquer de 100ml e adicionar o corpo-de-prova na horizontal
Grupos 5, 6, 7 e 8: Utilizando uma proveta, medir 50ml de solução de NaCl 3,5%, coloca-la no béquer de 100 ml e adicionar 0,5g de nitrito de sódio (NaNO2) e finalmente adicionar o corpo-de-prova na horizontal.

2ª Parte: Decapagem ácida e determinação da perda de massa.
Importante: é válido ressaltar que a manipulação de ácido clorídrico 25% deve ser feito com cuidado e na capela, sob supervisão de um profissional.
Após uma semana, retirar o corpo-de-prova de aço carbono, lavá-lo com água destilada e colocar em 5ml, (use o béquer de 10ml), de ácido clorídrico 25% até a formação de bolhas. Retirar em 15 minutos para fazer a decapagem ácida. Retirar o corpo-de-prova com a pinça metálica e depois enxágue com água destilada e com acetona, secar utilizando o secador de cabelo e finalmente pesá-lo em uma balança analítica. Anote as massas na tabela, calculando a perda de massa total e a taxa de corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com