TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório - Exatidão e Precisão

Por:   •  2/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

Relatório Primeira Aula Prática

Exatidão e Precisão

Autores: Ana Clara Moreno Cavini - 9785357
Isabella Ciziks - 9785191
Nathália Fontanari Ortega - 9785826
Nicole Martinez - 9878771

Professor Responsável: Prof. Dra. Mariza Pires de Melo

Sumário

1. Introdução .............................................................. 1

2. Objetivos   .............................................................. 1

3. Materiais e Métodos ................................................ 1

4. Resultados .............................................................. 2

5. Discussão ............................................................... 4

6. Conclusão .............................................................. 6

7. Bibliografia ............................................................. 6

1

1. Introdução

    Em Química, as medidas corretas são fundamentais para o desenvolvimento de um experimento. Dessa forma, tais medidas se dividem em números exatos ou teóricos – que não possuem nenhum grau de incerteza – e números aproximados – resultados de medidas diretas ou indiretas, e seus valores podem apresentar diferenças com a realidade. Os termos exatidão e precisão correspondem à confiança de uma medida numérica. Um número é considerado exato quando examinado em relação ao valor estipulado como teórico, e considerado preciso de acordo com sua reprodutibilidade diante de uma sequência de valores. (RUSSEL, John B., Química Geral, segunda edição, Canadá; Makron Books, 1994, pág 23)
   Um valor é mais preciso quanto mais algarismos significativos possuir. Tais algarismos funcionam para determinar o valor (tamanho) do número. Quando um número é escrita, o último
 algarismo significativo, à direita é aquele que pode apresentar uma certa incerteza ou dúvida, o que o desqualifica de ser um número exato. (RUSSEL, John B., Química Geral, segunda edição, Canadá; Makron Books, 1994, pág 25)

2. Objetivos

    A realização dessa prática tem por objetivo identificar de maneira eficiente, a exatidão e precisão de materiais de laboratório: béquer, pipeta graduada, pipeta volumétrica e proveta e concluir suas devidas utilizações em experimentos a partir de suas caracterísitca de medida. Além disso, colocar em evidência as possíveis variações de massa e o funcionamento das medidas em balanças analíticas e semi-analíticas, bem como a precisão e exatidão dessas.

3. Materiais e Métodos

    Os materiais utilizados para esse experimento foram:

1.        Erlenmeyer de 125 mL

2.        Termômetro

3.        Água destilada

4.        Béquer de 50 mL

5.        Proveta de 50 mL

6.        Pipeta volumétrica de 25 mL

7.        Pipeta graduada de 25 mL

8.        Balança Analítica

    O método utilizado para a execução desse experimento foi:

∙        Para encontrar o valor da massa teórica da água destilada, foi colocada água até a metade do volume de um Erlenmeyer de 125 mL

∙        Cerca de 5 minutos depois, medida sua temperatura. Através da tabela de densidade absoluta da água, encontrou-se o valor teórico da massa.

2

∙        O procedimento a seguir foi realizado em triplicata com cada uma das vidrarias: Proveta, Pipeta Volumétrica, Pipeta Graduada e Béquer.

∙        Foi medida a massa de um béquer vazio em uma balança analítica - considerada mais precisa - e anotada sua massa.

∙        Posteriormente, cada uma das vidrarias foi utilizada para medir 25 mL de água destilada, e transferida para o béquer, que cheio, foi novamente pesado no total de doze vezes.

4. Resultados

    A partir dos experimentos realizados em laboratório foram obtidos os resultados demonstrados nas tabelas abaixo, bem como os cálculos resultantes de desvio-padrão, coeficiente de variação e erro relativo.

Tabela 1 – Resultados do experimento realizado em triplicata com a proveta de 50 mL

[pic 3][pic 4]

Fonte: Própria autoria

    A Tabela 1 apresenta os resultados obtidos do experimento realizado em triplicata com a proveta de 50 mL, em que foram encontrados os valores da massa, em gramas, do béquer seco, do béquer com 25 mL de água e a massa de água encontrada pela diferença entre os dois resultados anteriores.

   A partir desses valores calcularam-se o desvio-padrão, pela fórmula  [pic 5][pic 6], o coeficiente de variação, através da fórmula [pic 7][pic 8], e o erro relativo, [pic 9][pic 10].

3

Tabela 2 – Resultados do experimento realizado em triplicata com a pipeta volumétrica de 25 mL

[pic 11][pic 12]

Fonte: Própria autoria

    A Tabela 2 apresenta os resultados obtidos do experimento realizado em triplicata com a pipeta volumétrica de 25 mL, em que foram encontrados os valores da massa, em gramas, do béquer seco, do béquer com 25 mL de água e a massa de água encontrada pela diferença entre os dois resultados anteriores.

   A partir desses valores calcularam-se o desvio-padrão, o coeficiente de variação e o erro relativo, através das respectivas fórmulas mencionadas anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (429.9 Kb)   docx (127.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com