TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fermentação Alcóolica

Por:   •  16/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 3

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

Beatriz Stefanny Sousa Santos

Carla Aparecida do Espírito Santo Lima

Illana de Lima Nascimento

Larissa de Souza Lima

Silvana dos Santos

RELATÓRIO – FERMENTAÇÃO ALCÓOLICA

ALAGOINHAS-BA

2015

INTRODUÇÃO

A fermentação é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microrganismos como ponto de partida na fermentação.

        Será relatado neste relatório o processo denominado de fermentação alcóolica, onde microrganismos (no caso, as leveduras), transformam açúcares em alcool etílico e gás carbônico (CO2).

OBJETIVO

Observar e analisar a reação do Saccharomyces cerevisiae sobre diferentes condições.

MATERIAS

Manta aquecedora; destilador; balão de fundo redondo; papel filtro; recipiente para armazenamento; bastão de vidro; termômetro; tubo de ensaio; mangueira flexível; alcóol 70%; fita isolante; caldo de cana; fermento biológico (levedura).

PROCEDIMENTO

Esterilizar os materiais que entrarão em contato com o substrato (vamos lavar e usar álcool 70); Aquecer o caldo de cana até 36°C; Adicionar o fermento em pó; Transferir para os fermentadores (Montar o fermentador conforme indicado pelo professor).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na fermentação alcoólica, as duas moléculas de ácido pirúvico produzidas são convertidas em álcool etílico (também chamado de etanol), com a liberação de duas moléculas de CO2 e a formação de duas moléculas de ATP.

Esse tipo de fermentação é realizado por diversos microrganismos, destacando-se os chamados “fungos de cerveja”, da espécie Saccharomyces cerevisiae. O homem utiliza os dois produtos dessa fermentação: o álcool etílico empregado há milênios na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, cachaças etc.), e o gás carbônico importante na fabricação do pão, um dos mais tradicionais alimentos da humanidade. Mais recentemente tem-se utilizado esses fungos para a produção industrial de álcool combustível.

No caso da cana de açúcar que apresenta alto conteúdo de sacarose, este é hidrolisado produzindo glicose e frutose pela enzima invertase sintentisada Saccharomyces cerevisiae. A reação é descrita da seguinte forma: C12H22O11 + H2O                hhhC6H12O6 + C6H12O6, ou seja, Sacarose        Glicose + Frutose.[pic 1][pic 2]

Em uma etapa seguinte a zimase, outra enzima sintetizada pela Saccharomyces cerevisiae, catalisa a reação de transformação de glicose e frutose em etanol e gás carbônico. A reação é descrita da seguinte forma: C6H12O6  kkkk   2CH3CH2OH + 2CO2 + ENERGIA, ou seja, Glicose        Etanol + Dióxido de Carbono + 2 ATP + Calor.[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com