TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Física

Por:   •  25/5/2018  •  Ensaio  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Resumo

A prática teve o objetivo de ensinar o manuseio dos aparelhos de aferição de medidas (paquímetro e micrômetro), interpretação das medidas indicadas nos instrumentos e cuidados a serem tomados com os mesmos. Esses objetos foram utilizados na medição das medidas necessárias para o cálculo do volume de um cilindro de alumínio com um furo centro cego, aplicando nos valores das medidas a propagação de erros, desvio médio e valor médio.

2 – Introdução

Para medirmos valores ainda menores do que o instrumento possibilita utiliza-se de alguns dispositivos que nos possibilitam a realizar esse tipo de medição, o nônio ou vernier e o parafuso micrométrico são capazes de realizar tal tarefa. O nônio ou vernier é um componente do paquímetro, ele possui uma escala com espaçamentos diferentes da escala principal, se move ao longo da régua principal, sua escala, em conjunto com a principal do paquímetro, se relaciona para realizarem medidas com uma precisão de centésimos de milímetro. Na maioria das vezes quando realizamos uma medida, uma divisão do nônio se coincidirá com alguma divisão da régua principal, dando os valores de décimos e centésimos de milímetro. Quando o 0 do nônio é o número que coincide a última divisão também coincide, isso significa que o número da medida é inteiro, um número sem nenhuma casa decimal.

O paquímetro é um instrumento utilizado na medição de dimensões lineares internas, externas e de profundidade. Ele se apresenta em forma de uma régua graduada, com encosto fixo, na qual desliza um cursor. Quando o encosto móvel é deslocado em alguma direção, a medida representada pelo instrumento é igual em todas as suas partes passíveis de medição, encostos e orelhas (internos e externos), haste de profundidade e a traseira do nônio (onde é realizada as medições de ressaltos). Cada modelo de paquímetro tem diferentes funções que possibilitam realizar medições de diferentes naturezas, como o paquímetro de bico móvel, que é usado para medir peças cônicas e o paquímetro duplo, usado para medir dentes de engrenagens. O paquímetro pode ter dois tipos de sistemas de medidas, o sistema métrico (em mm) e o sistema inglês (em polegada).

O micrômetro é um instrumento de medida que possibilita medições ainda mais precisas que o paquímetro pela presença de um parafuso micrométrico que é capaz de realizar medições menores do que o passo do parafuso dentro do micrômetro. Ele possui uma escala linear inscrita na parte fixa do aparelho, por onde o parafuso gira. Neste parafuso está acoplado a um tambor que possui uma escala circular. Nos tipos mais comuns, a escala linear é gravada em divisões de 0,5 mm, enquanto a escala circular têm 50 divisões para dar uma volta completa. A precisão do micrômetro é a divisão da menor divisão da escala fixa pela quantidade de divisões da escala circular = 0,01 mm. A leitura das medidas começa pela escala linear e em seguida qual a divisão que coincidiu com uma linha de referência presente na escala linear, micrômetros, em geral, são feitos para realizar medições em peças pequenas.

3 – Objetivo

Medidas de comprimento utilizando o paquímetro e o micrômetro.

Estimativa de erros nas medidas, propagação de erros e algarismos significativos.

4 – Métodos

4.1 – Montagem

A prática que foi realizada com o paquímetro foi a medição e leitura das medidas de um cilindro de alumínio, com um furo cego no centro, foi solicitado que fosse feito o cálculo do volume do cilindro considerando a propagação de erros.

Com o micrômetro foi realizado medições e leituras de dois fios, um de cobre e outro de estanho, o cálculo do diâmetro externo foi pedido.

4.2 – Procedimentos

A prática de medições começou pelo diâmetro externo do cilindro, as primeiras cinco medidas, de dez, tiveram o mesmo valor e em seguida o local de medição foi alterado para ter-se valores mais reais da medida, resultando na variação das mesmas. Em seguida, foi medido a altura do furo presente na peça, onde teve medidas com altas variações de acordo com o local de onde foi tirado a respectiva medida, a melhor explicação encontrada para as grandes diferenças encontradas está na geometria do furo, que foi feito por uma broca que possui uma ponta cônica, as outras medidas, diâmetro interno e altura do cilindro, respectivamente, ocorreram sem maiores problemas.

As medições com o micrômetro começaram com o fio de cobre e se sucederam para o fio de estanho, sempre tomando os devidos cuidados para não descalibrar o aparelho de medição.

5 – Resultados

As medidas foram feitas e interpretadas de acordo com os integrantes do grupo e feitas com um instrumento devidamente calibrado e aferido, os resultados estão dispostos em formato de tabela.

Medidas ∅ do cilindro (mm) Altura do cilindro (mm) ∅ do furo (mm) Altura do furo (mm)

1 25,40 36,30 8,50 26,30

2 25,40 36,15 8,45 26,35

3 25,40 36 8,45 26,10

4 25,40 36,10 8,35 26,25

5 25,40 36,15 8,50 26,80

6 25,45 36 8,50 26,70

7 25,45 36,05 8,35 25,55

8 25,40 36,20 8,55 25,90

9 25,45 36,15 8,40 26,80

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com