TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Físico Química

Por:   •  5/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Prática I – Relação de Massa e Volume dos Gases

OBJETIVO: Obter oxigênio e dióxido de carbono gasoso por meio reacional e estudar as propriedades correlacionadas a massa e volume.

TÉCNICA EXPERIMENTAL:

- Procedimentos para gerar O2

Primeiro, assegure-se que o Sistema Gerador e Sistema Coletor de gases não apresentam vazamentos. Logo após, mediu a massa do Sistema Coletor limpo e sem ar, se atendando para não esquecer de colocar a tampa do sistema. Em seguida, colocou-se 3 g de MnO2 no reator e cerca de 25 mL de H2O2 130 V, no sistema de adição.

Após a adição, a reação iniciou-se lentamente, alimentando o reator, e verificando a produção de gás, até que, após alguns minutos, o oxigênio saturou todo o sistema gerador e de secagem do gás. Após estes minutos, conectou-se o sistema coletor ao Sistema Gerador (SG). Quando o Sistema de Coleta de Gás (SC) ficou cheio, desligou-se a conexão, recolocando rapidamente a tampa de borracha e mediu-se a massa. Depois, limpou-se e secou-se o sistema gerador e o sistema coletor para o próximo experimento.

- Procedimento para gerar CO2

Adicionou-se ao reator 0,3768 gramas de bicarbonato e cerca de 20 mL de ácido sulfúrico 20% ao alimentador. Após a adição, a reação iniciou-se lentamente, alimentando o reator, e verificando a produção de gás, até que, após alguns minutos, o dióxido de carbono saturou todo o sistema gerador e de secagem do gás.

- Procedimentos para medir o volume de gás

Encheu-se o Sistema de Medir Volume (SV) com água e mediu-se a capacidade total desse frasco em termos de volume. O SC cheio de ar foi ligado através de uma mangueira ao SM inicialmente cheio de água, apertou-se suavemente o saco plástico até transferir todo o gás para o SM. Logo após, tampou-se a saída do SM tirou-se da água colocando-o em pé, em cima da mesa. Mediu-se o volume de água restante e por diferença obteve-se o volume de gás. Apresente no espaço abaixo um esquema do equipamento utilizado para medir o volume de gás produzido.

TRATAMENTO DOS DADOS EXPERIMENTAIS

O2

Sabendo que a altitude média de Alfenas é de 768 metros, é possível sabermos qual a pressão atmosférica no laboratório, sendo de aproximadamente 693,1 mmHg.

Ao medirmos a massa do Sistema Coletor limpo obtemos como valor 5,833 gramas. E após a reação a massa foi de 5,9158 gramas. Sendo então a massa aparente de oxigênio igual a 0,0775 gramas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com