TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Gordura

Por:   •  13/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal do Pampa

Engenharia de Alimentos

Campus Bagé – RS

DETERMINAÇÃO DE LIPÍDIOS POR SOXHLET

Cássio Delgado Salim

R.A: 131100011

Disciplina: Análise de Alimentos

Docente: Prof. Dr Valéria Terra Crexi.

Bagé, 2016

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVOS        

3        MATERIAIS E MÉTODOS        

3.1        Materiais        

3.2        Métodos        

4        RESULTADOS E DISCUSSÕES        

5        CONCLUSÃO        

6        REFERÊNCIA        

  1. INTRODUÇÃO

Os lipídios são um dos principais constituintes dos alimentos e são importantes para a nossa dieta por um número de razões. Eles são uma grande fonte de energia e fornecem nutrientes essenciais. No entanto, o consumo excessivo de certos componentes lipídicos pode ser prejudicial para a nossa saúde, como por exemplo colesterol e gorduras saturadas. Em muitos alimentos os lipídios desempenham um papel importante na determinação das características físicas gerais, tais como o sabor, textura, sensação na boca e aparência. Por esta razão, é difícil desenvolver alternativas de baixo teor de gordura para muitos alimentos, porque, uma vez que a gordura é removida, algumas das características físicas mais importantes são perdidas. Por fim, muitas gorduras são propensas à oxidação lipídica, o que leva à formação de aromas e produtos potencialmente prejudiciais ou indesejáveis.

A determinação quantitativa de lipídios em alimentos é importante por uma série de razões, dentre elas destacam-se o fator legal, a qualidade sensorial e a saúde dos consumidores.

A extração de gordura das amostras baseia-se nas características físico químicas que a diferencia dos outros constituintes dos alimentos, a solubilidade em solventes orgânicos e imiscibilidade em água.  Dentre as diversas técnicas de extração analítica baseadas neste princípio, a extração por Soxhlet é a mais comumente utilizada. No método de Soxhlet uma amostra é seca, moída em partículas pequenas e colocadas em um cartucho poroso. O cartucho é colocado numa câmara de extração (extrator de Soxhlet), que é alocado acima de um balão volumétrico que contém o solvente(geralmente hexano) e abaixo de um condensador. O balão é aquecido e o solvente se evapora e se move em direção ao condensador, onde é convertido em um líquido que escorre para dentro do extrator de gordura que contém a amostra. Eventualmente, o solvente se acumula na câmara de extração e inunda completamente a amostra. A câmara de extração é projetada de modo que quando o solvente em torno da amostra for superior a um determinado nível o solvente transborda e escorre de volta para dentro do balão em ebulição. À medida que o solvente passa através da amostra ele extrai os lipídios e transporta-os para dentro do frasco. Os lipídios extraídos permanecem no balão devido a sua baixa volatilidade. No final do processo de extração, que, tipicamente, dura em torno de seis horas, o frasco que contém a mistura com solvente e lipídios é removido, o solvente é evaporado e a massa de lipídio que permanece é medida. A percentagem de gordura na amostra inicial pode então ser calculada.

  1. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é determinar quantitativamente o teor de gordura total em salgadinhos de trigo.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. Materiais

  • Salgadinho de trigo;
  • Hexano;
  • Coluna de fracionamento;
  • Extrator de Soxhlet;
  • Manta de aquecimento;
  • Banho termostático;
  • Balão volumétrico de fundo chato;
  • Rotaevaporador;
  • Estufa;
  • Balança analítica;
  • Suporte universal.
  1. Métodos

O procedimento para a determinação quantitativa de lipídios seguiu os passos do método de Soxhlet. Sendo, portanto, primeiramente aquecidos os balões volumétricos a 105ºC durante uma hora em estufa de circulação de ar forçado. Logo após, a amostra foi triturada e homogeneizada, colocando cerca de 10g em três cartuchos desengordurados. Os cartuchos com a amostra foram inseridos nos extratores de Soxhlet, que foram acoplados nas colunas de fracionamento e aos balões volumétricos com cerca de 250mL de hexano. Este sistema foi colocado sob aquecimento em refluxo por seis horas. Por último, os balões, contendo hexano e gordura, foram colocados no rota evaporador, onde este equipamento separou a fração gordurosa do solvente. Os balões contendo somente a gordura foram pesados em balança analítica e determinou-se o teor de lipídios na amostra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (237.5 Kb)   docx (231.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com