TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório OD e Co2

Por:   •  19/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE ÁREA 1

Bruno Novaes

Jacson Araujo

Larissa Melo

Marcelo Lopes

Ramon Coelho

Yago Costa

SALVADOR

2017

[pic 2]

FACULDADE ÁREA 1

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO: DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO E DETERMINAÇÃO DE CARBONO INORGÂNICO

        

        

SALVADOR

2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

3        OBJETIVO        5

4        MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS        6

4.1.1        Vidrarias e Diversos        6

4.1.2        Reagentes        6

5        PROCEDIMENTO        7

5.1        DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO        7

5.2        DETERMINAÇÃO DE CARBONO INORGÂNICO        7

6        RESPOSTAS DOS QUESTIONAMENTOS        8

6.1        DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO        8

6.2        DETERMINAÇÃO DE CARBONO INORGÂNICO        9

7        CÁLCULOS        11

7.1        DETERMINAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO        11

7.2        DETERMINAÇÃO DE CARBONO INORGÂNICO        12

8        CONCLUSÃO        13

9        REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Todas as formas de vida existentes na Terra dependem da água. O oxigênio é um dos mais importantes na dinâmica e caracterização dos ecossistemas aquáticos e um dos principais componentes da água é o Oxigênio Dissolvido. O OD é o agente oxidante mais importante presente nas águas, pois a ausência do mesmo pode influenciar na vida de vários seres aquáticos tanto fauna quanto flora. Já o carbono inorgânico encontra-se presente em todo ecossistema aquático, além de ter uma grande importância, em razão de influir na produtividade na sucessão biológica e nas cadeias alimentares. Uma das principais fontes de carbono inorgânico é o gás carbônico, criado através da decomposição e respiração dos seres vivos, criado pelas chuvas e águas subterrâneas.

Temos o oxigênio dissolvido como um dos parâmetros mais importantes no que diz respeito ao controle de poluição das águas, pois é utilizado para controlar processos de aeração. É um parâmetro de extrema importância para o estudo da atividade fotossintetizadora e da corrosividade da água. A ausência de oxigênio dissolvido na água dá espaço para o desenvolvimento de espécies anaeróbicas, que sobrevivem na ausência de oxigênio. O grande problema é que este tipo de bactéria decompõe a matéria orgânica em compostos mal cheirosos como aminas, amônias e sulfato de hidrogênio (H2S). O resultado é um odor ruim na água.

Já a alcalinidade da água está associada ao carbono inorgânico que tem a capacidade de obstruir o ambiente aquático. O carbono inorgânico está nos ecossistemas aquáticos sob formas não ionizadas (ácido carbônico (H2CO3)) e dióxido de carbono (CO2) – e ionizadas (carbonato (CO3 2-)) e bicarbonato (HCO3-).Algumas técnicas são possíveis desenvolver a concentração de carbono inorgânico dissolvido, tais como, a oxidação de todas as formas químicas , através da redução do pH, incluindo as medidas feitas por análise infravermelho, ou também, o cálculo que é utilizados a temperatura , alcalinidade e pH.

A aula prática foi necessária para desenvolver o estudo, onde possibilitou aos alunos a compreender técnicas de análises para determinar o nível de oxigênio dissolvido e carbono inorgânico em amostras. Esse experimento ocorreu durante as aulas práticas de Disciplinas Tratamento de águas e efluentes.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O oxigênio é um elemento indispensável para a manutenção dos processos vitais de quase todos os organismos. No meio aquático o oxigênio dissolvido está no seu estado livre, no caso O2 em solução; as principais fontes de oxigênio dissolvido em água são a aeração natural e a fotossíntese das plantas aquáticas. Além disso, a sua concentração e distribuição no meio aquático depende fatores químicos e físicos, tais como salinidade, pH, e especialmente temperatura, também é afetado por processos biológicos, como por exemplo respiração e fotossíntese.

A medida da concentração do oxigênio dissolvido numa água é geralmente utilizada para avaliar a ocorrência de atividades biológicas que requerem oxigênio sendo, consequentemente, um importante indicador de poluição. Por exemplo, resíduos orgânicos provenientes do escoamento de águas oriundas de atividades humanas agem como uma fonte de alimento para as bactérias que decompõem estes materiais orgânicos utilizando o oxigênio dissolvido, diminuindo dessa maneira a quantidade de oxigênio dissolvido presente. A medida do oxigênio no meio aquático é, portanto um indicador muito importante da qualidade da água. A falta de oxigênio em amostras de água indica a necessidade de tratamento dos efluentes domésticos e industriais.

O gás carbono livre existente em águas superficiais normalmente está em concentração menor do que 10mg/L, enquanto que em águas subterrâneas pode existir em maior concentração.

O gás carbono contido na água pode contribuir significativamente para a corrosão das estruturas metálicas e de materiais à base de cimento (tubos de fibro-cimento) de um sistema de abastecimento de água e por essa razão o seu teor deve ser conhecido e controlado.

O carbono inorgânico, presente em ecossistemas aquáticos na forma de CO2, H2CO3 , HCO3-  e CO3 2- , é muito importante para eles, pois influi na produtividade primária, nas cadeias alimentares e na sucessão biológica. A principal fonte de carbono inorgânico nesses sistemas é o gás carbônico, originado da respiração e decomposição de seres vivos, carreado pelas chuvas e águas subterrâneas, ou dissolução de sedimentos carbonatados do leito do corpo d’água (Esteves, 1998). Dentre os parâmetros nos quais o carbono inorgânico influi está a alcalinidade, tida como a capacidade de tamponamento no ambiente aquático. A alcalinidade total é medida no laboratório através de titulação potenciométrica até pH 4,35, conforme a técnica descrita em Mackereth et al. (1978), sendo os resultados expressos em meq. CO2/L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (344.5 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com