TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Obtenção do H2

Por:   •  23/5/2018  •  Ensaio  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

ETEC Osasco II

Técnico em Química

2°QN

Leyla Anjos

Millena Yasmin Silva

Yasmin Silveira

Relatório de Experimento

Obtenção do H2.

Osasco

2017

Leyla Anjos

Millena Yasmin Silva

Yasmin Silveira

Obtenção do H2

Relatório técnico à disciplina de: Química Solicitada pela professora Lilian, da matéria de Tecnologia dos Materiais Inorgânicos.

Osasco

2017

Sumário

1.INTRODUÇAO        4

2. OBJETIVO        4

3. Materiais utilizados        5

4. Substâncias utilizadas        5

5. Procedimento Experimental        6

6. Resultados        7

6.1 Segundo experimento:        8

8.Conclusão        9

10.REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇAO

  O hidrogênio é o mais leve dos elementos naturais. Na sua forma estável, ele existe sob a forma de moléculas diatômicas, H2, que é a mais leve das moléculas conhecidas. Como só existem em quantidades mínimas na natureza, o hidrogênio deve ser preparado por reações químicas dos compostos que os contenham, como água, alguns ácidos, algumas bases, além dos hidrocarbonetos. Para a preparação de Hidrogênio a partir de ácidos em laboratório, inicialmente requer a escolha correta dos ácidos, onde os mais convenientes são os ácidos não-oxidantes como o H2SO4 diluído e o HCI diluído ou concentrado, que reagem rapidamente e calmamente com muitos metais sem oxidar o hidrogênio formado. A escolha do metal é importante e deve-se levar em consideração a relação de eletropositividade do metal (Série Eletromotriz dos metais), onde a eletropositividade dos metal deve ser inversamente proporcional a concentração do ácido. Para a preparação de hidrogênio a partir de bases, ou seja, soluções aquosas de bases fortes (bases de metais alcalinos), apenas os metais como zinco, alumínio e estanho reagem produzindo hidrogênio gasoso, H2 e hidróxido, complexo do metal. A energia interna de dois átomos de hidrogênio, é maior do que o de uma molécula deste elemento, H2 por esta razão o hidrogênio atômico é muitas vezes utilizado nas reações de redução (hidrogênio "nascente”). Por regra geral, as reações em que o hidrogênio molecular toma parte realizam-se a temperaturas elevadas.

2. OBJETIVO

O objetivo deste experimento é realizar uma amostra da obtenção do gás hidrogênio através de processos químicos.

3. Materiais utilizados

Kitassato 250ml (Satelic)

Becker 150ml (Vidro labor)

Mangueira

5 tubos de ensaio (Vidro Labor)

Estante para tubos de ensaio

Fósforo

4. Substâncias utilizadas

Acido clorídrico (HCl)

Magnésio (Mg).

Zinco (Zn).

Ferro (Fe).

Cobre (Cu).

5. Procedimento Experimental

Experimento de HCl com os metais

Colocamos um dedo de HCl diluído em cada um dos tubos de ensaio e adicionamos os metais Mg, Zn, Fe, Cu para ver o tempo de reação de cada um.

No primeiro caso, ao se colocar o Mg metálico no tubo de ensaio houve um reação forte, como o Mg é mais reativo que o H, ele o desloca, liberando-o na forma de gás (o fato foi observado ao notar as “borbulhas” saindo da solução). Assim, o Mg é oxidado, sendo o agente redutor, enquanto o H é reduzido, sendo o agente oxidante. A reação pode ser representada pela equação:

                         Mg + 2HCl → MgCl2 + H2

Já no caso do zinco fizemos o mesmo procedimento adicionamos 1 dedo de HCl e depois o Zn. Ele reage a solução de HCl adquire uma coloração branca e apresenta uma certa efervescência ocasionada na obtenção de H2 a reação ocorre porque o zinco, posionado antes do hidrogênio na fila de reatividade química, consegui deslocar os átomos de hidrogênio da solução de HCl.

                                          Zn+ 2HCl →ZnCl2+H2

Logo após fizemos a solução do Fe com 1 dedo de HCl e ferro, aparentemente não houve solução, embora de acordo com a fila de reatividade química o ferro esteja situado anterior ao hidrogênio. Ocorre uma reação de simples troca.

                                              2HCl+ Fe→FeCl2+H2

Já ao quinto tubo adicionamos cobre e o HCl, não houve reação, pois, o Cu se encontra depois do hidrogênio na fila de reatividade química, logo ele não tem etapas de descolar o hidrogênio do HCl

Experimento para a obtenção do H2

Foram adicionados 100 ml de HCl 60% no kitassato logo após adicionamos 200 ml de água em um Becker, onde introduzimos um tubo de ensaio com a mangueira ligada ao kitassato, logo após colocamos o Mg (s) no kitassato e esperamos a reação acontecer depois de uns segundos observou-se bolhas retiramos o tubo de ensaio acendemos um fósforo e colocamos próximo ao tubo saída de gás e abertura do tubo de ensaio, e assim se ouviu um barulho que comprovou a presença de H2 que foi deslocada na reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (352.4 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com