TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Permeabilidade de Solo

Por:   •  3/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Permeabilidade

NOMES  

Karine Morais Alves de Oliveira

Marcos André Santos de Jesus

Rafaela Sousa

Tatiana Pompilio Caraça Teixeira

                                     

22/09/2017– 29/09/2017

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1 Objetivos        3

2. DESENVOLVIMENTO         4

3. MATERIAIS E MÉTODOS        5

3.1 Materiais e Reagentes        6

3.2 Esquema de Aparelhagem        6

3.3 Procedimento Experimental        5

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES        9

4.1. Resultados        9

4.2. Discussões        9

5. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

O solo tem suas diferenciações, tem como características, sua porosidade, textura, estrutura e massa especifica, sua permeabilidade depende destes fatores.

        Os solos são compostos principalmente de partícula solidas, cerca de 90% das quais são inorgânicas em natureza e o restante é matéria orgânica e espaços porosos, com metade de ar e metade de água.  (BAIRD et al, 2011)

          Em nosso experimento utilizamos diferentes tipos de compostos, de um solo, onde analisamos o comportamento de cada um, em relação a sua permeabilidade, identificar o tipo de solo e sua permeabilidade e de extrema importância tanto para o meio agrícola, quanto em cidades grandes. Evitando assim qualquer tipo de problema que possa existir.

        A manutenção das características físicas do solo para garantir a disponibilidade de água, a reposição adequada do lençol freático, à capacidade de permitir a infiltração de água e com isso evitando o escoamento superficial, e fundamental, é fundamental para alcançar sucesso. Em trabalho de levantamento de indicadores potenciais de sustentabilidade ecológica, vem-se destacando a medição da permeabilidade do solo, pela sua facilidade de determinação a campo e pela sua sensibilidade. (PRIMAVESI et al, 1998).

  1. Objetivos

 Analisar a permeabilidade de diversas amostras de solo.

  1. DESENVOLVIMENTO

O solo e composto por partículas, principalmente sólidas, são inorgânicas e orgânicas, as partículas inorgânicas são resíduos do intemperismo das rochas; quimicamente elas são principalmente minerais silicatos.  Esses minerais consistem de estruturas inorgânicas poliméricas nas quais a unidade fundamental é o átomo de silício rodeado tetraedricamente por quatro átomos de oxigênio. (BAIRD et al, 2011)

E com o tempo essas partículas inorgânicas sofrem alterações químicas de água e ácidos onde ocorre a substituição de íons, e essas reações produzem substâncias, como os minerais argilosos, um mineral com tamanho inferior de uma partícula de 2µ.m é definido um componente da fração da argila do solo, onde veremos na figura 1 a seguir: 

 Figura 1: Fração da argila do solo

[pic 2]

Fonte: BAIRD et al, 2011.

Temos também as matérias orgânicas, que são de extrema importância no solo, essa proporção orgânica vai depender de cada componente entre um solo a outro, essa matéria e de coloração escura e chamado de húmus.

O húmus e derivado principalmente das plantas fotossintéticas e alguns componentes (tais como a celulose e hemicelulose) que já foram decomposto pelos organismos que vivem no solo. O material originário das plantas não decompostas é principalmente proteína e lignina, ambas substancia poliméricas muito insolúveis em água. (BAIRD et al, 2011)

A permeabilidade e de grande importância, com estudos específicos pode ser evitar grande problemas, na agricultura pode se evitar plantio inadequado para aquele tipo de solo, criando assim uma economia para os agricultores, um planejamento adequado e também evita as erosões que podem prejudicar tanto a agricultura como o meio ambiente.

                Nas questões urbanas, a permeabilidade foi um tanto quanto esquecida, essa falta de planejamento e estudo, se reflete em um crescimento desordenado, nas grandes metrópoles e com isso se problematizou as questões que envolvem a falta de permeabilidade do solo, onde ocorre um dos problemas mais serio que existe hoje, que a questões das enchentes e erosões em residências, que acarreta em mortes e a grandes danos a sociedades como um todo, questões de falta de planejamento, estrutura e de educação só matiza essa grande questão que é  cuidar do meio ambiente como um todo.  

3. MATERIAIS E REAGENTES

Nesse capitulo será apresentado os matérias e reagentes utilizados no ensaio e para o desenvolvimento da prática.

3.1 Materiais Reagentes

  • Béquer 250 mL
  • Bureta 250 mL
  • Estilete
  • 4 garrafas pet
  • 1 Béquer de areia
  • 1 Béquer de brita
  • 1 Béquer de húmus
  • 1 Béquer de argila
  • 2L de água
  • Cronometro
  • 6 gazes para curativo
  • Areia  
  • Argila
  • Brita
  • Húmus
  • Água

           3.2 Esquema de Aparelhagem

         Nesse esquema de aparelhagem será apresentado as imagens, figura 1 demostrar o esquema elaborado para demonstração do teste de permeabilidade. Figura 2: ápos a adição de cada tipo de solo e figura 3: Demostra a marcação de cada sistema de teste.

   

  Figura 1:Preparo Inicial                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (578.1 Kb)   docx (460.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com