TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório, Preparo de Solução

Por:   •  27/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Ícaro Matos.

Gardeane silva.

Glauber Barboza.

Luma Santos.

Rodrigo Dourado.

RELATÓRIO TÉCNICO

PRÁTICA, PREPARO DE SOLUÇÕES.

21 de MAIO de 2018

IRECÊ – BA.


[pic 2]

[pic 3]

                                                           

Irecê\BA

MAIO de 2018

SUMÁRIO.

  1. INTRODUÇÃO:....................................................................................................PAG.4.
  2. OBJETIVO:...........................................................................................................PAG.5.
  3. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS E FOTOS DOS MESMOS:........PAG.6,7 e 8.
  4. CÁLCULOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS :..........................................PAG.9.
  5. CONCLUSÃO:....................................................................................................PAG.10.
  6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:................................................................PAG.11.

1.  INTRODUÇÃO.

 

        Soluções são misturas homogêneas, isto é, sistemas que apresentam as mesmas propriedades físico-químicas em todos os pontos. O estudo das propriedades físicas, químicas e bioquímicas das soluções depende de dois tipos fundamentais de dados: dados qualitativos – aqueles que indicam quais são os componentes da solução; dados quantitativos – aqueles que mostram proporções entre os solutos e o solvente. Em outras palavras, tais dados referem-se à chamada concentração da solução (Lembo, 2000).

        Nas soluções, o componente que está presente em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante) (Feltre, 2004).

        O gás clorídrico é uma substância gasosa formada por moléculas polares (HCl). Ao serem dissolvidas em água, as moléculas de HCl são atraídas em tanta forca pelas moléculas de água que acabam se “quebrando”. Isso significa que há uma reação química, pois se formam novas partículas: H3O+ e Cl-. Essas partículas vão se dispersando pela solução, rodeadas por moléculas de água; esse fenômeno recebe o nome de ionização do HCl (Feltre,2001).

        Em uma solução o solvente e o soluto sempre formam um sistema monofásico .As soluções podem ser encontradas em qualquer fase de agregação: sólida, líquida ou gasosa. A fase de agregação de uma solução é determinada pela fase de agregação do solvente, (Fonseca, 1992).

        Para duas substâncias reagirem quimicamente, é necessário que:

  1. suas moléculas sejam postas em contato do modo mais eficaz possível. É por isso que uma reação no estado gasoso é, em geral, mais fácil e rápida que no estado líquido, e neste, em geral, mais fácil e rápida que no estado sólido (Feltre, 2001).
  2.  os reagentes tenham uma certa afinidade química, ou seja, uma certa tendência a reagir (Feltre, 2001).

2.  OBJETIVOS.

        Preparar soluções de NaOH e HCl com a finalidade de observar e conhecer melhor sobre preparo de soluções, a partir disso observar os resultados obtidos,e posteriormente  utilizá–las em práticas futuras.


3.  PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS.

PROCEDIMENTO 1:

        Após calcular o volume e ml de  HCl   encontrou-se  o   volume   total  de   21,0 ml. foi adicionado cerca de 100 mL de água destilada há um balão volumétrico de 250 mL com o auxilio de um Becker e um funil de haste longa pequeno, e posteriormente levou-se o béquer com uma pequena quantidade água destilada à capela para adicionar o ácido clorídrico, com o auxilio de uma pipeta graduada de 10 ml  munida de uma pêra de borracha  foi transferido lentamente 21,0 ml de HCl concentrado liquido á este.

         A solução de   HCl diluída em  água  destilada foi acrescentada ao bolão volumétrico, adicionamos água destilada até próximo do menisco, para que chegasse ao menisco foi adicionado gotas de água destilada com auxilio de uma pipeta de plástico, esta foi homogeneizada. Observamos uma composição homogênea, esta é constituída por duas substâncias e formando apenas uma única fase.

PROCEDIMENTO 2:

        Após calcular a massa em gramas de Na OH foi encontrado o valor de 2,5 g. adicionamos cerca de 100 mL de água destilada há um balão volumétrico de 250 mL com o auxilio de um Becker e um funil de haste longa pequeno, foi feita a pesagem de forma rápida pois o mesmo absorve a umidade do ambiente,também desligamos o arcondicinado no momento encontrou-se 2,5 g e adicionado á um béquer com um pouco de água destilada para que realizada a homogeneização da solução.

        A solução de   NaOH diluída em  água  destilada foi acrescentada ao bolão volumétrico, adicionamos água destilada até próximo do menisco, para que chegasse ao menisco fomos adicionando gotas de água destilada com auxilio de uma pipeta de plástico,por fim,a solução de  NaOH  dissolvida  em  água  é  homogênea, sendo constituída por duas  substâncias  e formando  apenas  uma   única   fase.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]


[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


[pic 11]

4. CÁLCULOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.

Cálculo do volume de HC l

Dados: densidade = 1,19g/mL; [pic 12]

Massa molar = 36,5 g /mol;

Concentração d e HC l = 1,0 mol /L;

Volume = 0, 250 mL;

Percentagem em massa = 36,5%.  

Massa = (100 x 9,125)/1,0 = 912,5 g  

Volume = (100x9,125)/36,5 =  25 mL

densidade = (25/1,19) = 21 mL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (515.1 Kb)   docx (363.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com