TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Química

Por:   •  2/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAIS E REAGENTES

Espátula;                                             Garra para tudo de ensaio;

Cloreto de Cálcio anidro;                    Fósforo;

Vidro de relógio;                                  Estante para tubo de ensaio;  

Tubo de ensaio;                                   Papel alumínio;

Hidrato;                                                Bico de bunsen;      

Balança;                              

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

            No experimento, realizou-se dois procedimentos diferentes para o estudo das águas de hidratação. No primeiro, buscou-se analisar as propriedades do cloreto de cálcio anidro (CaCl2) e no segundo, determinar o grau de hidratação do sulfato de cobre hidratado (CuSO4.xH2O).

           Para se atingir o primeiro objetivo, foi transferida, com o auxílio de uma espátula, uma pequena quantidade de CaCl2 anidro para um vidro de relógio. Deixou-se esse sistema em repouso durante certo período, ao mesmo tempo em que se determinava o grau de hidratação do sulfato de cobre II. Após o término da segunda experimentação, foi anotada as conclusões retiradas da primeira etapa.

       Para a concretização do segundo procedimento, acerca da determinação do nível de hidratação do sulfato de cobre II no hidrato, inicialmente, pesou-se um tubo de ensaio limpo e seco e foi registrada sua massa. Em seguida, pesou-se o mesmo tubo com aproximadamente 1,5g do hidrato, (CuSO4.xH2O) antecipadamente pulverizado, ou seja, reduzido à pó, anotando-se também a nova massa obtida.

      Após isso, aqueceu-se de maneira suave o tubo de ensaio, contendo o hidrato, por cerca de dez minutos, (com o auxílio de uma garra de sustentação), deixando-o moderadamente inclinado, para que o hidrato não se aquecesse de forma brusca chegando a “saltar” para fora do tubo, ocasionando, assim, algum acidente. Além disso, tomou-se o cuidado a fim de evitar que o vapor de água se condensasse nas paredes do tubo, entrando novamente em contato com o composto e a cautela, para impedir o aquecimento muito intenso, o desprendimento de fumaça e o escurecimento do hidrato.

     Em seguida, desligou-se a chama do bico de Bunsen e o tubo de ensaio foi colocado em uma estante de suporte para o seu resfriamento à temperatura ambiente. Além disso, foi adicionado um revestimento, de papel alumínio, em sua abertura, para evitar o contato com o meio externo e a reidratação do composto. Após certo tempo, retirou-se a cobertura de papel alumínio do tubo de ensaio e este foi pesado outra vez, logo em seguida foi anotada sua massa. De maneira análoga ao primeiro aquecimento e empregando-se a mesma diligência, repetiu-se o processo de acaloramento do tubo, por cerca de cinco minutos, deixando-o, novamente, resfriar à temperatura ambiente com uma cobertura de papel alumínio. Após isso, foi retirado o revestimento e o tubo foi pesado por mais uma vez.

    Posteriormente, comparou-se as duas últimas pesagens do tubo, de maneira a encontrar uma diferença mínima (0,01g) entre elas. Como esse resultado foi obtido, encerrou-se o procedimento anotando-se os resultados adquiridos.

       

       

       

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com