TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Síntese e Caracterização do [CoCl(NH3)5]Cl2

Por:   •  27/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 5

  [pic 1]

Relatório

Síntese e Caracterização do [CoCl(NH3)5]Cl2

DOCENTE:ADELAIDE VIVEIROS

DISCENTES: FELIPE COVA, ILANA ASSIS E LILIAN MOREIRA

  • Descreva a aparência do composto formado

O composto químico formado, é um sólido com finos cristais, de coloração roxo violáceo opaco.

  • Escreva uma equação geral que represente a reação que você fez

[CoCl2(H2O6)](s) + NH4Cl(s) +NH3(l)+ H2O(l)+ HCl(l) → [Co(NH3)Cl]2+(Cl-)2 (s) +H2O(aq)

  • Denomine o composto sintetizado

A denominação do composto sintetizado é pentaminclorocobalto(lll).

CARACTERIZAÇÃO

  • Analise os dois espectros registrados no infravermelho e identifique a posição de cada pico.
  • Use os dados apresentados na TABELA 1 para verificar a que grupo corresponde cada um dos picos identificados na análise dos espectros.
  • Use as informações dadas sobre a absorção da água no I.V. para identificar picos de H2O no espectro (a).   

[pic 2]

  • Após analisar os espectros eletrônicos acima, responda:
  1. Qual dos dois complexos deve apresentar maior valor de delta? Justifique sua resposta.

Ao analisar os espectros eletrônicos tanto complexo [Co(OH2)6]3+, quanto do complexo [CoCl(NH3)5]2+, podemos perceber que em ambos há dois picos. Sendo que no complexo [Co(OH2)6]3+, há um ombro, e um pico bem definido um com comprimento de onda em 515nm e o outro com comprimento de onda em 510nm. Já no complexo [CoCl(NH3)5]2+, há dois picos bem definidos um com comprimento de onda em 525 nm e o outro com comprimento de onda em 360nm. Como pode-se perceber ao analisar o espectros eletrônicos, foi encontrado dois picos de absorção, tanto para o complexo [Co(OH2)6]3+, quanto para o complexo [CoCl(NH3)5]2+, porém nenhum dos picos desses complexos encontram-se no valor máximo de absorção. Considerando-se que quanto menor o comprimento de onda, maior será o valor de delta e que o valor de delta está relacionado com o valor máximo de absorção, ou seja quanto maior o valor de delta, mais alta o nível de absorção de energia. Como nenhum dos dois complexos está no valor máximo de absorção, porém a média, ou seja o valor intermediário entre os picos de absorção nos permite avaliar qual tem o maior delta, sendo assim, ao calcular a média entre os picos do complexo [Co(OH2)6]3+, pode-se encontrar um valor de 512,5nm. Já, ao calcular a média entre os picos do complexo [CoCl(NH3)5]2+, pode-se encontrar um valor de 442,50 nm. Como o comprimento de onda é maior para o complexo[Co(OH2)6]3+, o complexo [Co(OH2)6]3+ tem maior valor de delta, quando comparado ao complexo [CoCl(NH3)5]2+.

  1. Por que os valores de delta são diferentes?

Os valores de delta são diferentes, pois os compostos são diferentes, apesar de ambos serem constituído pelo mesmo centro metálico Co3+, os ligantes são diferentes, no complexo [Co(OH2)6]3+, os ligante são as moléculas de H2O, já no complexo [CoCl(NH3)5]2+, os ligantes são as moléculas NH3 e o íon Cl-.

  1. Por que para um deles o valor de delta é maior que para o outro?

Tanto o complexo [Co(OH2)6]3+, quanto o complexo [CoCl(NH3)5]2+, ambos tem como centro metálico o Co3+, porém o que os diferem são os ligantes, no complexo [Co(OH2)6]3+, os ligantes são as molécula H2O, já no complexo [CoCl(NH3)5]2+, os ligantes são as molécula NH3 e o íon Cl-.

Ao fazer a estrutura de Lewis para a molécula H2O, para a molécula de NH3 e para o íon Cl-. Pode-se perceber que na molécula de H2O, há dois pares de elétrons não ligantes; na molécula NH3 há um par elétrons não ligante e no íon Cl- há quatro pares de elétrons não ligantes. Considerando-se que a quantidade de elétrons é um dos fatores que contribuem com o valor de delta.

Ao analisarmos o complexo [Co(OH2)6]3+, que tem por centro metálico o Co3+ e como ligantes moléculas H2O. Como na molécula H2O há, dois pares de elétrons não ligantes, um estará direcionado em um direção, enquanto o outro estará direcionado em outra direção, quando os elétrons não ligantes da molécula H2O, se aproxima do centro metálico ocorre repulsão entre os elétrons que encontram-se nos orbitais(dx2-y2, dz2 ) , que estão sobre os eixo de ligação, o que aumenta a energia desses orbitais, já o outro par de elétrons não ligante ele irá se aproximar do centro metálico, quando o par de elétrons do ligante se aproxima do centro metálico ocorre repulsão entre os pares de elétrons não ligantes da molécula H2O e os elétrons do centro metálico que encontram-se nos orbitais entre os eixos de ligação(dxy,dxz,dyz), o que aumenta o nível energético desses orbitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (38.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com