TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Titulação

Por:   •  7/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e Discussão

A solução aquosa de ácido propanóico já estava pronta e realizou-se uma titulação com NaOH (0,1M) com um fator de correção 0,954385.

Após a titulação em duplicata, fez-se o cálculo da média dos  volumes  para encontrar o volume gasto de NaOH e assim saber a concentração do ácido propanoico:

ESCREVER CÁLCULO 1 DA FOLHA

Em seguida realizou-se a extração simples e múltipla, em ambos empregou-se o solvente extrator de éter etílico, e após as respectivas extrações fez-se novamente a titulação com NaOH para encontrar a concentração do ácido. A extração simples resultou-se num volume de 5,1mL de NaOH, já na extração múltipla 4,0mL. Assim os seguintes cálculos foram realizados para encontrar a concentração de ácido que permaneceu em água:

ESCREVER CÁLCULO 2 DA FOLHA

A partir dos resultados acima se calculou a porcentagem de acido propanoico retirada em cada extração:

ESCREVER CÁLCULO 3 DA FOLHA

Assim percebe-se que a extração múltipla é mais eficiente, pois como é feito sucessivas extrações com menor volume de solvente orgânico, faz com que a fração extraída seja maior, pois há um contato maior entre as partículas uma vez que a solução foi agitada duas vezes.

O coeficiente de partição corresponde a tendência preferencial de um composto X de dissolver em uma fase ou em outra. Assim para este experimento utiliza-se os dados obtidos com a extração múltipla para calcular este coeficiente, como mostrado abaixo:

ESCREVER CÁLCULO 4 DA FOLHA

Para comprovar a maior eficiência do processo de extração múltipla, foi proposto fazer os cálculos com um composto hipotético A, cujo coeficiente de distribuição em água e éter dietílico é 5,0.

Método 1: realização de duas extrações com 50mL de éter dietílico

Método 2: realização de uma extração com 100mL de éter dietílico.

ESCREVER CÁLCULO 5 DA FOLHA

Assim, como o fator multiplicativo é menor no método 2, que corresponde a extração múltipla, temos que para quaisquer valores de [A]o, esta terá maior eficiência do que a extração simples (método 1).

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com