TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Verificação do ponto de fusão

Por:   •  19/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

1. Introdução:

             Quando um solido se funde, ele passa do estado cristalino, perfeitamente ordenado,ao estado liquido, fluido e aleatório. O ponto de fusão é a temperatura em que o primeiro cristal começa a fundir até a temperatura que o ultimo cristal desaparece, logo engloba uma faixa de fusão com variação mínima de temperatura de cerca de 0,5 °C a 1,0 °C.
             Do mesmo modo que, um liquido está em equilíbrio com seu vapor, no ponto de ebulição, um solido está em equilíbrio com seu produto de fusão no ponto de fusão. Com isso, enquanto esse equilíbrio existe (na ocorrência de mudança de estado) a temperatura permanece constante (o calor fornecido não aumenta a temperatura do sistema porque ele é absorvido pelo sólido como calor de fusão).
             O fato de que, no ponto de fusão, um cristal passa ao estado liquido a uma temperatura absolutamente constante é a base para a determinação experimental dessa constante física. As constantes físicas de uma substancia química são propriedades intrínsecas de cada molécula, sendo muitas vezes empregadas na determinação do seu grau de pureza ou mesmo na sua caracterização. Na maioria dos casos, essas constantes estão associadas às forças intermoleculares que casa substancia está sujeita devido às características de suas ligações ou interações.
             Geralmente em um cristal pode-se observar as impurezas contidas no arranjo cristalino e com isso há a diminuição do ponto de fusão da substancia, devido a uma deficiência nas forças de interação entre as moléculas no cristal. Essa característica pode ser empregada para se avaliar o grau de pureza de uma substancia. Com isso, no ponto de fusão, cristais que são impuros sofreram dilatações diferentes pois suas interações são diferentes uma das outras e em cristais puros, as dilatações ocorrem de forma semelhantes já que suas interações são iguais.
             Todo sólido puro possui ponto de fusão definido e reprodutível. Assim sendo, a determinação do ponto de fusão é um método que pode ser utilizado para identificação de substâncias sólidas e também verificar o seu grau de pureza, já que misturas possuem uma variação de temperatura maior.
             Todo sólido puro possui ponto de fusão definido e reprodutível. Assim sendo, a determinação do ponto de fusão é um método que pode ser utilizado para identificação de substâncias sólidas e também verificar o seu grau de pureza, já que misturas possuem uma variação de temperatura maior.
             Uma coisa importante na verificação do valor do ponto de fusão é o termômetro. Com isso, para uma verificação precisa, o mesmo sempre precisa estar calibrado, pois se não acaba tendo uma variação maior que 2 °C, tanto diminuindo o valor quanto aumentando.


2.0 Objetivo:

        Verificar o teor de pureza do ácido benzóico recristalizado a partir da variação do ponto de fusão.


3. Materias utilizado e Reagente.

3.1.1- Tabela de constantes físicas das substâncias da prática

Compostos                                       Acido Benzoico

Formula molecular                            C6H5COOH

Massa molar                                        122,12 g/mol

Densidade                                             1,27 g/cm³

Ponto de Fusão                                     122,4 °C

Ponto de Ebulição                                249,2 °C

Pressão de vapor                                 <0,01 (20°C)


Dados:
Pressão atmosférica ao nível do mar

[pic 1]

[pic 2]

3.1. Vidrarias utilizadas

[pic 3]     [pic 4]

[pic 5]       [pic 6]

[pic 7]   [pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

4.0 Procedimento experimental:

              Pegou-se dois capilares e colocou-se uma de suas extremidades sobre a chama do Bico de Bunsen para fechá-la. Preencheu-se o capilar através de sua extremidade aberta com a amostra recristalizada de ácido benzóico. Compactou-se o material ao colocá-lo em um tubo de vidro.
              O Tubo de Thiele foi preenchido com glicerina até a metade pouco acima da saída lateral. Fixou-se o capilar no termômetro usando um elástico de látex. Mergulhou-se o termômetro no banho de glicerina, de modo a que a porção final do capilar ficou fora do banho e o bulbo do termômetro encontrasse na saída lateral do tubo de thiele. O termômetro foi fixado com o auxílio de uma rolha com um orifício no centro. Assim, aqueceu-se o sistema utilizando a chama oxidante do bico de bunsen.
             Após o procedimento, retirou-se o capilar do termômetro e esperou-se o sistema encontrar um equilíbrio térmico. Repetiu-se o procedimento utilizando-se o outro capilar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (233.4 Kb)   docx (86.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com