TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Cristais

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

O objetivo desse relatório é calcular a porcentagem de impurezas contidas no sal utilizado, através da utilização da técnica de purificação de substâncias - a recristalização de sólidos, fazendo-se necessária a utilização das diversas técnicas até então apresentadas.


-Obter compostos mais puros através do método de recristalização.

-Identificar a composição da amostra por meio dos métodos qualitativos por via seca e via úmida.

-Encontrar por meio de cálculos a porcentagem total  da impureza de KCl e de outras impurezas presentes na amostra.

-Verificar o rendimento alcançado a partir da massa do sal recristalizado.

Conclusão
  Do experimento realizado algumas conclusões podem ser tomadas. Primeiramente, comprovou-se que é possível separa compostos tendo conhecimento das suas respectivas solubilidades e alguns fatores podem influencia diretamente no processo, como a temperatura ambiente, pressão. 

 Logo após o inicio do processo, constatou-se a necessidade de utilizar a filtração a vácuo, um método necessário quando se faz  preciso agilizar o processo, como era de se esperar, ela agiliza bastante o processo. Oque nos leva a concluir que a  filtração, tornando-o quase instantâneo. Dessa forma, conclui-se que ele é um ótimo método quando se tem, por necessidade, que fazer um filtrado rapidamente, embora haja desperdício de água.
 Conclui-se que
por meio de tal experimento, foi possível obter um sal mais puro utilizando análises qualitativas distintas, tais como via seca e via úmida.
Os compostos inorgânicos em usa maioria solúveis, podem encontra  a necessidade do uso de métodos alternativos para que acelerar seu processo de recristalização como foi utilizado, usando o banho de gelo. proporciona realmente um sólido mais puro, a se provar pela diferença de massa no começo e no fim do experimento.

Questões 
1) Quais são os cuidados a serem tomados na purificação de um sal?

R:-Usar um filtro com várias dobras, para diminuir a superfície de contato do papel com o filtro e a solução não se recristalize, ao tocar o vidro.
-Deixar a solução com temperatura constante para que no seu processo de filtragem, não houvesse mudança de estado(separação dos compostos).

2) Dissertar sobre a regra “semelhante dissolve semelhante”.

R: Tendo em vista que seja um conceito relativamente fácil, devemos entender alguns fatores, a partir do grau de dissolução de um soluto em um solvente que depende de vários fatores. Os mais importantes são:

- A natureza das partículas de solvente e soluto e as interações entre elas.

- A temperatura na qual a solução é formada.

- A pressão de um soluto gasoso. 

Essa afirmação “semelhante dissolve semelhante”. Ou seja, uma substância polar tende a se dissolver num solvente polar e uma substância apolar tende a se dissolver em um solvente apolar.
3) Quais são as etapas de purificação de uma amostra?
R: - Dissolve-se a substância a ser purificada no solvente à temperatura de ebulição ou perto desta:
-Filtra-se a solução à quente para remover partículas de material insolúvel:
-Deixa-se que a solução esfrie até a cristalização da substância desejada. As impurezas solúveis presentes não devem cristalizar neste solvente a esta temperatura.
-Separa-se por filtração os cristais da solução sobrenadante (solução - mãe):
-Seca-se o sólido obtido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com