TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Determinação Gravimétrica de CaCl2

Por:   •  15/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 12

     Relatório de determinação gravimétrica de CaCl2   

                                             

               [pic 1]

Aluno: Rodrigo de Gouvêa Caixeiro

Professor: Sergio Felipe Jerez Vegueira

Disciplina: Química Analítica ll

Turma: B1

Trabalho individual de química analítica ll

Introdução

A análise gravimétrica descreve um conjunto de métodos usados em química analítica para a determinação quantitativa da massa de um composto ao qual o analito está relacionado.

Tendo em vista que na análise gravimétrica, o constituinte desejado e separado da amostra na forma de uma fase pura, com composição química bem definida, que é então pesada. A partir então desta massa acha-se a concentração do constituinte desejado através das relações estequiométricas adequadas. A separação do constituinte pode ser efetuada por diversos meios, precipitação química, eletrodeposição. volatilização ou extração. No trabalho apresentado trataremos exclusivamente da gravimetria por precipitação química.

Gravimetria por precipitação:

Na gravimetria por precipitação química, o constituinte a ser determinado é isolado mediante a adição de um reagente capaz de ocasionar a formação de uma substância pouco solúvel. O processo é composto de uma série de operações sucessivas, sendo elas:

  1. Pesagem e preparação da amostra
  2. Precipitação
  3. Filtração e Lavagem
  4. Secagem ou calcinação
  5.  Pesagem do resíduo

               Operações da análise gravimétrica por precipitação:

1- Preparação da Solução: Pode envolver várias etapas incluindo ajuste do pH da solução para que o precipitado ocorra quantitativamente e obtenha um precipitado das propriedades desejadas, removendo interferências, ajustando o volume da amostra para adequar a quantidade de agente precipitante a ser adicionado.

2-Precipitação: As reações de precipitação são efetuadas em béqueres, recipientes com forma apropriada para a realização da filtração. A técnica de precipitação usual consiste em se adicionar lentamente e sob agitação constante o precipitante à solução contendo o constituinte a precipitar na técnica de precipitação em meio homogêneo, a precipitante é gerado gradualmente na solução a partir de reagente(s) previamente adicionado(s). Geralmente as precipitações são efetuadas a quente. Um excesso de precipitante e invariavelmente usado nas precipitações, mas evita-se um excesso demasiadamente grande, que poderia aumentar a solubilidade ou a contaminação do precipitado.

3- Filtração: Os meios de filtração usuais são cadinho filtrante e papel de filtro. A escolha dependerá da natureza do precipitado e do tratamento a que este será submetido na etapa seguinte, secagem ou calcinação. Quando se empregam cadinhos filtrantes, realiza-se a filtração a vácuo. A porosidade do papel de filtro ou do cadinho filtrante é escolhida de acordo com a natureza do precipitado. O papel de filtro adequado apresenta após calcinação um resíduo de cinzas negligenciável. O tamanho do papel deve ser escolhido de forma que o precipitado não ocupe mais que a metade do papel, adaptado adequadamente a um funil. O funil indicado e o de colo longo e preferencialmente com ranhuras, possibilitando uma filtração mais rápida

3- Lavagem: É a operação que se destina à remoção de íons estranhos retidos mecanicamente pelas partículas do precipitado. O líquido de lavagem a ser usado depende da natureza do precipitado. Por exemplo, oxalato de cálcio deve ser lavado com solução diluída de oxalato de amônio, pois o efeito do íon comum diminui a solubilidade do precipitado, enquanto o hidróxido férrico, que é coloidal, deve ser lavado com uma solução diluída de um eletrólito para evitar a peptização. Quando não há indicação em contrário, o líquido de lavagem é usado quente, pois assim o processo é mais eficiente e mais rápido.

4- Secagem ou Calcinação: Na secagem, conduzida em estufa elétrica geralmente regulada em 110 °C, o precipitado é pesado sob a mesma forma química da precipitação. A calcinação, realizada em temperaturas mais elevadas e preferencialmente em muflas, é indicada quando se deseja transformar o precipitado em outra forma química a ser pesada. Evita-se um excesso demasiadamente grande que poderia aumentar a solubilidade ou a contaminação do precipitado.

5-Esfriamento e Pesagem: A prática usual consiste em esfriar o cadinho com seu conteúdo em dessecadores contendo agentes dessecantes apropriados, como a sílica gel. O aquecimento, esfriamento e pesagem são repetidos até que a diferença entre duas pesagens consecutivas seja no máximo de 0.2 mg (peso constante).

Propriedades dos Precipitados:

Para obter bons resultados, deve-se obter um precipitado "puro" e que possa ser recuperado com alta eficiência:

Características de um bom precipitado:

- Ter baixa solubilidade

- Ser fácil de recuperar por filtração

-Não ser reativo com o ar, a água

- Ser algo onde o nosso analito seja apenas uma pequena porção do precipitado.

Vários íons também podem ser determinados por gravimetria: esses são precipitados com um reagente e pesados após secagem.

                            Vantagens e desvantagens do método de precipitação

Vantagens: A análise gravimétrica, se seus métodos são seguidos cuidadosamente, fornece análises excessivamente precisas. Como fato, a análise gravimétrica foi usada para determinar as massas atômicas de muitos elementos com seis casas decimais de precisão. A análise gravimétrica deixa pouco espaço para o erro instrumental e não requer uma série de padrões para o cálculo de uma variável desconhecida. Além disso, os métodos também não exigem equipamento de alto custo. A análise gravimétrica, devido a seu alto grau de precisão, quando realizada corretamente, pode também ser usada para calibrar outros instrumentos em substituição de padrões de referências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (422.1 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com