TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Físico Química

Por:   •  20/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

Belém – PA

1. INTRUDUÇÃO

O fogo é o resultado da combustão, que é uma das reações químicas elementares. Para a ocorrência desta reação química, são necessários três elementos; representados pelo “triângulo do fogo”. Esses elementos são divididos em: combustível, que fornece energia para que ocorra a queima; comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.

Para que esta reação aconteça, obrigatoriamente dois elementos devem estar presentes: combustível e comburente. O combustível é tudo que pode de entrar em combustão (madeira, papel, pano, alguns metais, etc.). O Comburente é todo elemento que, incorporando-se quimicamente ao combustível possibilita a queima (o oxigénio é o principal comburente). Além do combustível e do comburente, é necessária uma terceira condição para que a combustão: a temperatura de ignição.

Neste trabalho serão explicadas as características de uma combustão, assim como a liberação de calor através da reação entre ácido sulfúrico e metais.

2. OBJETIVOS

Este trabalho pôr objetivo colocar em prática a teoria do “triângulo de fogo” e analisar a liberação de calor através da interação entre ácidos e metais, com ou sem a adição de energia externa (através do uso do Bico de Bunsen).

3. MATERIAL ULTILIZADO

* Bico de Bunsen;

* Azulejo;

* Vela pequena;

* Béquer;

* Proveta de 10 ml

* Magnésio metálico;

* Zinco metálico;

* Ácido Sulfúrico (H₂SO₄)

* Nitrato de Prata (AgNO₃)

* Cromato de Potássio (K₂CrO₄)

4. METODOLOGIA

Para analisar e entender o experimento a ser realizado, primeiro é necessário conhecer as etapas de uma combustão, ou seja, os componentes e os processos necessários para que ocorra uma combustão completa ou até mesmo incompleta. Teoricamente, conhecer o triângulo do fogo é o primeiro passo, aprendendo que tal triângulo é composto de um combustível primário, a fonte química que irá proporcionar a produção de energia para a queima; o comburente, o elemento ou composto que reagindo com o combustível provoca a queima necessária para haver o fogo ou fonte de valor (nesse caso o comburente pode ser O2 + N2 + 1% de outros resíduos ); e como última parte uma fonte de ignição, que irá provocar a reação primária por meio de um impulso energético. Utilizando o Bico de Bunsen, devidamente conectado a válvula de gás butano (C4H8, como fonte de combustível), tomando um palito de fosforo como fonte de ignição podermos observar o processo descrito acima, e ainda analisar dois tipos de chamas de acordo com a combustão. A zona logo acima da chama primária ou neutra, sendo observada bem próximo ao bico, possui coloração azulada intensa indicando que houve combustão completa, com queima de C4H8 e temperaturas até 1540°C, sendo conhecida como chama Oxidante; a segunda chama, formada englobando o a chama oxidante até o ponto máximo do Bico, apresenta uma coloração mais amarelada em função da baixa concentração de calor, apresentando a queima incompleta de C4H8, liberando CO e formando fuligem ( que foi observada através da aproximação de uma placa de azulejo branca próximo ao aparato de Bunsen, a chama formada recebe denominação de chama Redutora, e sinaliza combustão incompleta.

Na segunda prática, através de um Béquer faz-se a transferência de 3mL contendo a solução H2SO4 (Ácido Sulfúrico) para um tubo de 20 ml com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com