TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Inorgânica

Por:   •  20/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 5

⦁ Introdução Teórica

O elemento químico Cromo (Cr24) é um metal de transição cinza, cristalino, com baixa maleabilidade e ductibilidade. Possui número atômico 24 e massa atômica 51. Foi descoberto em 1797, pelo químico Louis Nicolas, e isolado em 1798.

É encontrado na natureza na forma de cromita (FeCr2O4), de onde é extraído através de processos industriais térmicos e eletrolíticos. É resistente a ácidos à temperatura ambiente, e por isso é utilizado em revestimentos de estruturas metálicas, além de ser usado em ligas metálicas com o objetivo de aumentar a resistência à corrosão.

O Cromo é um metal que possui uma forte tendência a sofrer oxirredução. As soluções formadas por sais de cromo são fortemente coloridas e podem apresentar diferentes colorações.

⦁ Objetivo

A seguinte prática tem como objetivo observar os diferentes estados de oxidação do Cromo, através da execução de procedimentos experimentais.

⦁ Procedimento Experimental

A) Estado de oxidação 6+

A um tubo de ensaio, foi pipetado 4,0 mL de Cromato de sódio e adicionado, em seguida, gotas de ácido sulfúrico e 5,0 mL de peróxido de hidrogênio (H2O2 P.A). O resultado da reação foi observado e anotado.

Em um outro tubo, foi adicionado 4,0 de dicromato de sódio e sobre este, com cuidado, adicionou-se 3,0 mL de ácido sulfúrico concentrado e a reação foi observada.

Em seguida, colocou-se cerca de 5,0 mL de dicromato de potássio em um tubo de ensaio e sobre este adicionou-se cerca de 2,0 mL de ácido sulfúrico concentrado e mais 5,0 mL de ácido clorídrico concentrado, então a reação foi observada.

B) Estado de Oxidação 5+

A um tubo de ensaio foram pipetados cerca de 4,0 mL de cromato de sódio e 0,5 mL de solução de NaOH. Adicionou-se, então, pequena quantidade de peróxido de hidrogênio P.A. Observou-se então a formação de um composto de cor castanho – avermelhado com liberação gasosa.

C) Estado de Oxidação 3+

Foi adicionado, a um cadinho, cerca de 2,0g de dicromato de amônio. Posteriormente, o cadinho foi aquecido. O resultado do aquecimento foi então observado e anotado.

D) Reatividade

D.1 Adicionou-se, a um tubo de ensaio, cerca de 5,0 mL de Cloreto de Cromo III e então este foi aquecido próximo à fervura. Após um ligeiro resfriamento, foi adicionado ainda quente, solução de hidróxido de amônio até a formação de um precipitado.

D.2) Dentro de um tubo de ensaio foi adicionado cerca de 5,0 mL de Cloreto de Cromo III e sobre este foi acrescentado 4,0 mL de Hidróxido de Sódio. O resultado foi observado e anotado.

D.3) Ao precipitado do item anterior, foi acrescentado excesso de hidróxido de sódio e o resultado foi observado.

D.4) A solução resultante do item anterior foi acidificada com ácido clorídrico, seguida de observação.

D.5) Em um tubo de ensaio colocou se cerca de 1,0g de Fosfato de sódio dibásico que posteriormente foi solubilizado em água. Em seguida, cloreto e cromo lll foi adicionado à solução. A solução foi então dividida em duas partes.

D.6) À primeira parte foi adicionado ácido clorídrico concentrado.

D.7) À segunda parte foi adicionado ácido acético.

D.8) Em um tubo de ensaio foi adicionado cerca de 3,0 mL de Cloreto de Cromo III. Em seguida, adicionou-se hidróxido de sódio até total precipitação. Então, foi adicionado Peróxido de Hidrogênio a 6%. A coloração foi observada e o resultado anotado.

D.9) 5,0 mL de Cloreto de Bário foi adicionado a um tubo de ensaio e 4,0 mL de Cromato de Potássio foram adicionados em seguida. Observou-se o resultado e este foi anotado.

⦁ Resultados e Discussão

A) Estado de oxidação 6+

Reação do 1º tubo de ensaio:

Na2CrO4 + 2 H2O2 + 2 H+ → CrO5 + 3 H2O + 2 Na+

Após a reação do cromato de sódio (Na2CrO4) com o peróxido de hidrogênio e ácido sulfúrico, obtivemos o peróxido de cromo (CrO5). Pôde se observar a reação pela mudança de coloração da solução de amarelada (Cromato de sódio) para azul escura (Peróxido de Cromo).

Apesar do cromo ter o mesmo estado de oxidação tanto no cromato de sódio quanto no peróxido de cromo, esses dois compostos possuem diferentes colorações, amarelado e azul escuro respectivamente, corroborando com o que foi dito anteriormente na introdução teórica. É importante ressaltar que o peróxido de cromo é instável, e se decompõe rapidamente caso não seja estabilizado.

Reação do 2º tubo de ensaio:

Na2Cr2O7 + H2SO4 → 2 CrO3 + Na2SO4 + H2

Após a reação do dicromato de sódio (Na2Cr2O7) com ácido sulfúrico, obtivemos o trióxido de cromo (CrO3). Pode se observar a reação pela mudança de coloração da solução de alaranjada (Na2Cr2O7) para avermelhada (CrO3).

O trióxido de cromo é estável, mas é um forte oxidante capaz de reagir com o glicerol e o etanol. Na reação com etanol há até a produção de chamas.

Reações do 3º tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (550.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com