TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de LQF

Por:   •  31/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.123 Palavras (9 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro

Instituto de Química – IQ

Licenciatura em Química 2°/2015

Laboratório de Química Fundamental – L.Q. F

Relatório: Experimento 01:

  1. Medidas de massa e volume;
  2. Calibração e erro

Brasília, 26 de Agosto de 2015.

  1. Resumo

O experimento 01 foi realizado no dia 19/08 nas dispensações do Instituto de Química, para a aprendizagem da calibração de vidrarias de medições que se encontram em sua maioria nos Laboratórios Químicos, e também para realização de cálculos de massa e volume, pois a partir desses ensinos básicos é possível fazer diversos outros experimentos, onde a medição precisa ou exata seja necessária, pois diversos experimentos necessitam de volumes específicos, logo a calibração de vidrarias e equipamento em geral é tão importante nesses ambientes.

  1. Introdução

O relatório a seguir apresentará o experimento 01, que tem como base as medidas de massa e volume e calibração de vidrarias. As experiências químicas em laboratórios envolvem, frequentemente, medidas de massa e volume, que são posteriormente utilizadas em cálculos, logo antes de qualquer coisa é interessante entender alguns conceitos. A massa, por exemplo, ''é a medida da inércia de um corpo e não deve ser confundida com peso, sua unidade no S.I é quilograma (símbolo: kg), porem o uso da unidade grama é mais comum, como foi o caso deste experimento. Também temos o conceito de volume que “é uma grandeza física tridimensional cuja unidade de medida no SI é derivada de uma das unidades base desse sistema para distâncias, o metro: m, sendo então medida pela unidade m 3 (metro cúbico)” (Autor não identificado - Apostila da escola de engenharia Mauá, exp.1: medidas de massa, volume e densidade;).

Além das medições, foram feitas calibrações de vidrarias, esse procedimento tem grande importância, pois, de acordo com o Manual de Calibração-2005-Control Lab: Desmistifique a Calibração, “a calibração é um conjunto de operações que busca determinar o valor (ou a faixa de valores) medido por um instrumento.” Essas operações são feitas através da comparação entre os resultados obtidos pelo instrumento e por padrões, sob condições pré-estabelecidas e controladas. Em resumo, o objetivo da calibração é verificar se a medida obtida por um equipamento ou vidraria é compatível com o esperado e se ele está adequado para a atividade a que se destina.

Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro experimental.O GUM” (Guide to the Expression of Uncerrtainty in Measurement) da ISO “define a incerteza de medição como um “parâmetro, associado ao resultado de uma medição, que caracteriza a dispersão de valores que poderiam ser perfeitamente atribuídos ao objeto medido” (PADILHA, M. C; GOMES, L.N.F e cia. Incertezas de medição envolvidas na calibração de vidraria volumétrica de laboratório, METROSUL IV – IV Congresso Latino-Americano de Metrologia, 2004).

Portanto, a calibração, associada às medidas de grandezas, é um procedimento importante, pois, permite estimar o erro de medida e assim verificar sua confiabilidade, pois qualquer erro pode prejudicar os mais diversos tipos de experimentos.

  1. Objetivos

O experimento 01 teve como objetivo, o treinamento dos alunos na técnica de calibração de algumas vidrarias de medições que são muito usadas no Laboratório Químico, como: pipeta volumétrica e graduada, balão volumétrico e proveta. Além da calibração, foi calculada a massa da água e o volume real das vidrarias, para desde já adaptar os alunos a esses tipos de cálculos. Outro objetivo, não menos importante é fazer com que os alunos consigam filtrar os resultados e discutir a partir deles, e dessa forma concluir e compreender os resultados obtidos a partir do experimento, podendo assim estimar o erro inerente em algumas vidrarias utilizadas no laboratório.

  1. Metodologia (Parte Experimental):

Para a realização desse experimento, alguns métodos foram necessário para sua boa execução, como a separação dos materiais a serem utilizados, a lavagem das vidrarias a serem usadas antes de qualquer processo. A seguir, estão dispostos todos os matérias utilizados durante o experimento 01.

  • Vidrarias:
  1. 1 Pipeta Volumétrica de 5 mL – marca: Thrurix – M/ Super Rior
  2. 1 Pipeta Graduada de 5 mL – marca: Vidrolabor
  3. 1 Frasco com Tampa
  4. 1 Balão Volumétrico de 100 mL – marca: Pyrex – Usa
  5. 1 Proveta de 50 mL – marca: Vidroçabor
  • Outros materiais:
  1. Balança semi analítica
  2. Pisseta com água
  3. Termômetro
  4. 1 Pipetador de 3 vias ou pêra.

  1. Calibração da Pipeta (Volumétrica e Graduada):

Para essa calibração, o método é o mesmo para os dois tipos de pipeta e ambas com o mesmo volume de 5 mL. Primeiramente é necessário pesar e anotar o peso do frasco com tampa seco, para que posteriormente façamos a diferença de massa e achamos a massa apenas da água. Depois foi pipetado o volume máximo da pipeta com água destilada e este volume transferido para o frasco com tampa, para melhor utilização da balança, anotando a nova massa. Além disso, foi verificada a temperatura da água, para podermos descobrir a densidade da água, já que esta varia de acordo com a temperatura. A partir da massa da água e da densidade calculamos o volume real das pipetas. Esse procedimento foi repetido 3 vezes, para ter uma melhor precisão dos resultados.

  1. Calibração do Balão Volumétrico:

A calibração do balão volumétrico segue o mesmo modo das pipetas, porem com a diferença que este não necessita do uso do frasco com tampa, ou seja, o próprio balão seco será pesado e depois com água, para fazer a diferença de peso e assim achar a massa da água. Após a pesagem do balão seco, encheu-se o balão com o auxílio de uma pisseta com água destilada, até o volume máximo permitido pelo balão que era de 100 mL, sempre tomando o cuidado com o menisco da vidraria, ou seja, sempre com ela na mesma altura dos olhos, para não ter um erro de paralaxe, como mostra os modos errados e certos na figura 01 abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (297.3 Kb)   docx (81.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com