TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Laboratório

Por:   •  6/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

Neste experimento, o propósito estudar a cinética de uma reação quimica, calculando a taxa de reação, o fator de frequência e a energia de ativação da mesma. Verificando, assim, a validade do modelo proposto. A prática está de acordo com os conceitos e finalidade que compreende a velocidade e mecanismos das reações.

A cinética química é o estudo das velocidades e mecanismos das reações quimica. A velocidade de uma reação é a medida da rapidez com que se formam os produtos e se consomem os reagentes. O mecanismo de uma reação consiste na descrição detalhada da sequência de etapas individuais que conduzem os reagentes aos produtos (RUSSELL, 1994). Pág 624

O Acetato de Etila também conhecido como: Ácido acético etil éster, éster acético e etanoato de etila. O Acetato de Etila é um líquido límpido, incolor e com odor agradável. É volátil, com alto poder de solvência, produzido principalmente pela reação do ácido acético com o etanol (PETROBRAS, xxxx). Em condições ambientes, possui um ponto médio de ebulição de 77 ºC, ponto de fulgor de – 4 ºC e temperatura de autoignição de 426 ºC (CHEMISOL, 2015).

A reação do etanoato de etila é de saponificação que é a reação de um éster com uma base forte (Na+ :OH- ou K+ :OH-). Forma-se um álcool e um sal orgânico. Dependendo do tamanho do grupo R do sal, esse composto tem propriedades detergentes (SOARES, 1998).

[pic 1]

Referencias:

PETROBRAS. Acetato de Etila BR. Disponível em < http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bba4190043a7a2ca81658fecc2d0136c/ft-quim-oxi-acetato-etila.pdf?MOD=AJPERES > Acesso em 16 de Maio de 2016.

CHEMISOL. Acetato de Etila – Chemisol. Disponivel em < www.chemisol.com.br/produtos/acetato-de-etila/ > Acesso em 16 de Maio de 2016.

SOARES, BLUMA GUENTHER. Teoria e técnicas de preparação, purificação e identificação de compostos orgânicos. Editora Guanabara. Rio de Janeiro, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com