TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química

Por:   •  9/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

DÉBORA DE CASTRO GARRIDO, FELIPE ARAUJO[pic 3]

CINÉTICA QUÍMICA- PARTE I

Relatório de Química Geral Experimental apresentado ao IFPR – Instituto federal do Paraná - como requisito parcial para obtenção de conceito bimestral

                                                                                                                                                                                                                 

Profª. Gleice Rocha dos Santos Almeida.

PARANAVAÍ[pic 4]

2017[pic 5]

1 Introdução

O estudo da velocidade das reações, ou cinética química, é muito importante nas aplicações da química. Imagine-se o responsável pela produção de uma indústria cujo produto final é resultado de uma reação, ou então o biomédico que deve elaborar um medicamento para alívio imediato de uma doença qualquer. Se for escolhido uma reação muito lenta a produtividade da indústria será tão baixa, que ela pode se tornar inviável, ou seu paciente pode morrer antes do prometido (RENDELUCCI, 2005).

A velocidade de reação pode ser alterada por vários fatores, como: Temperatura: quando se aumenta a temperatura de um sistema, ocorre também um aumento na velocidade da reação, aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas. Superfície de contato: um aumento da superfície de contato aumenta a velocidade da reação, como quando dissolvemos um comprimido efervescente triturado: ele se dissolve mais rapidamente do que se estivesse inteiro, isto acontece porque aumentamos a superfície de contato que reage com a água. Pressão: quando os participantes de uma reação são gasosos e se aumenta a pressão desse sistema gasoso, aumenta-se a velocidade da reação, isso porque o aumento da pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas. Concentração de reagentes: quanto maior a concentração dos reagentes maior será a velocidade da reação, como quando pegamos uma amostra de palha de aço e reagimos com ácido clorídrico concentrado e com ácido clorídrico diluído. Luz: Algumas reações químicas se processam com maior velocidade em presença de luz, como por exemplo, a decomposição da água oxigenada. Por isso é que determinados produtos são comercializados em frascos escuros. Catalisadores: os catalisadores são substâncias que aceleram o mecanismo sem serem consumidos durante a reação, este fato ocorre porque permitem que a reação tome um caminho alternativo, que exige menor energia de ativação, fazendo com que a reação se processe mais rápido (FOGAÇA, sem data).

2 OBJETIVO

Verificar a influência dos fatores que influenciam a velocidade de uma reação química.

3 MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MATERIAIS: Balões volumétricos, provetas espátulas, pipetas, balança, capela, banho Maria, 09 Tubos de ensaio, suporte para tubo, 3 Pipetas de 2 mL, cronometro.

 3.2 REAGENTES: Solução oxalato de sódio 0,1 M, solução de ácido sulfúrico 2 M, solução sulfato de manganês 0,1M, solução de permanganato de potássio 0,1 M, solução de ácido clorídrico 6 M; 1 M e 0,1 M, solução de ácido acético 6M e 1M.

4. METODOLOGIA

Parte I: Primeiro preparou-se 2 tubos de ensaio, em ambos colocou-se 5,0 mL de solução 0,1 M de oxalato de sódio, em seguida acrescentou-se nos dois tubos  1,0 mL de solução 2M de ácido sulfúrico. No tubo 1 acrescentou-se 5  gotas de solução de sulfato de manganês 0,1 M e 2 gotas da solução 0,1 M de permanganato de potássio, já no tubo 2 apenas foi acrescentado 5 gotas de solução 0,1M de sulfato da manganês, por último observou-se o tempo de reação de ambos. O mesmo foi feito com o tubo 3 e 4, no entanto foram colocados em banho Maria.

Parte II: Primeiro numerou-se cinco tubos de ensaio e em cada um deles foi acrescentado reagente conforme a tabela a baixo:

Tabela 1

Tubo

Volume (mL)

Solução

1

5

HCl 6M

2

5

CH3COOH 6 M

3

5

HCl 1 M

4

5

HCl 0,1 M

5

5

CH3COOH 1 M

Em seguida, em cada um dos tubos adicionou-se uma pequena quantidade de carbonato de cálcio e por ultimo observou-se o tempo de reação.

5 RESULTADOS  E DISCUSSÃO

5.1 Parte 1: Após o experimento notou-se que as reações que continham apenas sulfato de manganês ficaram com coloração amarelada e ocorreram mais rápido em ambas as temperaturas, já as reações que continham permanganato de potássio ficaram com coloração roxa e tardaram mais em reagir. Desta forma, pode-se concluir que isso ocorre, pois o sulfato de manganês atuou como o catalisador da reação, aumentando assim, a velocidade da reação.

5.2 PARTE II: Após o experimento notou-se que ao adicionar carbonato de cálcio nas soluções de HCL conforme foi aumentado a concentração a reação ocorria mais rápida, pois neste caso por se tratar de um ácido forte o aumento da concentração influenciou na velocidade da reação. No entanto, o ácido acético foi o oposto, conforme aumentou-se as concentrações a reação ficou mais lenta, isso ocorre pois o ácido acético é um ácido fraco, isso pode ter influenciado na velocidade da reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (160.4 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com