TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química

Por:   •  6/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.180 Palavras (9 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Relatório de Química

Tema: Preparo de solução.

[pic 2]


[pic 3]

Sumário        

1.        Introdução        3

2.        Objetivos        4

3.        Materiais utilizados        5

5.        Metodologia        6

6.        Resultados e discussões        8

7.        Conclusões        10

8.    Bibliografia.......................................................................................................................12

  1. Introdução

O mundo em que vivemos é constituído de sistemas formados por mais de uma substância, que são as misturas. Às misturas homogêneas ganham o nome de soluções. Logo, dizemos que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que formam um sistema unifásico, as quais são moléculas ou íons. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes, que são existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos os solutos. A solução também pode se apresentar nesses três estados da matéria. Todas as misturas gasosas são soluções porque qualquer mistura de gases é homogênea.  A maioria das soluções existe no estado líquido. Soluções líquidas são formadas pela dissolução de um gás, líquido ou sólido em um líquido. Se o líquido é a água, a solução é chamada de solução aquosa. Geralmente o componente em maior quantidade é chamado de solvente e aquele em menor quantidade é chamado de soluto. É necessário saber as quantidades relativas de soluto e solvente se entendendo então, como concentração de uma solução a quantidade de soluto contida em uma quantidade especificada do solvente na solução.


  1. Objetivos

Pesar medir e dissolver soluto usando o solvente; homogeneizar e padronizar a solução; compreender como ocorre a utilização do ASS (Ácido acetilsalicílico) em comprimidos como padrão primário. O ASS será utilizado para padronizar uma solução de NaOH, que posteriormente será usada na titulação.


  1. Materiais utilizados

  1. Balança semi-analítica
  2. Becker de 250 ml
  3. Bastão de vidro
  4. Espátula
  5. Balão volumétrico de 100ml
  6. Pisseta
  7. Proveta 100ml
  8. Béquer de 200ml
  9. Aro de metal com suporte universal
  10. Funil de vidro
  11. Erlenmeyer
  12. Almofariz com pistilo
  13. Bureta de 50ml
  14. Suporte universal
  15. Garra
  16. Funil de vidro
  17. Pipeta graduada
  1. Reagentes utilizados
  1. NaOH
  2. H2SO4
  3. Água deslitada
  4. Álcool 96°
  5. ASS – Ácido acetilsalicílico
  6. Fenolftaleína

  1. Metodologia

No dia 18/09/17 o experimento foi iniciado com a execução do cálculo da massa do soluto e o cálculo do volume para descobrir a quantidade adequada de NaOH para a solução, foi utilizado um Becker de 250ml vazio e colocado na balança semi-analítica para obter a massa de 0,2g de NaOH. Com a proveta de 100ml foi medida a quantidade de 30ml de água destilada e despejada em um copo de Becker para dissolver a solução e misturado com bastão de vidro. A solução foi transferida para o balão volumétrico de 100ml e logo em seguida a parte interna do Becker de 250ml foi lavada com água destilada que estava na pisseta, para que o balão volumétrico fosse completado até a marca de 100ml foi utilizada também água destilada.

O valor obtido no cálculo do volume que é de 0,266 foi arredondado para 3ml(cm³),foi colocado 30ml de água destilada em uma proveta de 100ml passando logo em seguida para o balão volumétrico de 50ml.

Em seguida retirado da capela 3ml de H2SO4 com auxílio da pipeta de 5ml e o pipetador e despejado em um balão volumétrico de 100ml, o mesmo foi completado até a marca de 100ml com água destilada. Logo em seguida os dois balões de 100ml tanto do primeiro quanto do segundo experimento foram identificados com nome do soluto e a molaridade, respectivamente:  NaOH 0,1 mol e H2SO4 0,1 mol.

Já no dia 25/09/17 dando continuidade ao experimento, foram macerados 4 comprimidos de 100mg de ASS (Ácido acetilsalicílico) no almofariz com pistilo até que o mesmo ficasse com a aparência de um pó, e transferido logo em seguida para o Becker de 250ml com auxílio da espátula, para que não houvesse desperdício da substancia os resíduos contidos no almofariz foram removidos com água destilada que estava na pisseta. Logo após foi medida a quantidade de 50ml de álcool em uma proveta de 100ml e transferido para o Becker onde já continha o ASS, para que houvesse uma mistura completa foi utilizado o bastão de vidro. Toda substância contida no Becker foi transferida com auxílio do funil de vidro para o balão volumétrico de 100ml e completado com água destilada até que atingisse a aferição do frasco. Foi retirado da capela o balão volumétrico que continha a solução NaOH preparada no dia 18/09/17, com auxílio da pipeta graduada e pipetador foi medida e transferida a quantidade de 15ml para o Erlenmeyer, à seguir adicionado 3 gotas de fenolftaleína no mesmo recipiente. A solução de ASS (Ácido acetilsalicílico) + Álcool + Água destilada que estava no balão volumétrico foi transferida através do funil de vidro para a bureta de 50ml que estava suspensa pelo suporte universal, aberta então a válvula da mesma para gotejar a solução no Erlenmeyer que continha fenolftaleína, que apresentava a cor lilás. Enquanto a bureta gotejava um dos integrantes da equipe movimentava o Erlenmeyer de forma incessante, o despejo continuou até que a solução mudasse sua coloração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (241.8 Kb)   docx (405 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com