TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Química

Por:   •  28/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 6

PRÁTICA 4: POLÍMEROS

Antônio Félix, Bruno Santos, Daílson Pereira, Diego Teles, Josias Januário, Lucival Pereira, Marcos Negreiros, Mario Agra, Pedro Victor e Saul Carvalho.

1 - Introdução

        A prática discutida neste relatório tem por escopo. Verificar experimentalmente algumas propriedades de polímeros. Os polímeros são macromoléculas de elevada massa molecular, e são formadas por várias unidades estruturais menores, chamadas monômeras, sendo que, o número de repetições dessas unidades é denominado de grau de polimerização.

Absorção é o fenômeno de penetração e fixação de substâncias no interior de outra ou de um meio poroso. Já solvatação, é o fenômeno de combinação de moléculas ou íons de uma substância dissolvida com moléculas do solvente.

A pratica ora discutida é de extrema importância, vez que, é inquestionável a relevância econômica dos polímeros diante de sua vasta utilização como matéria-prima e nos mais diversos ramos cotidianamente.

2 - Material e Métodos

2. 1 MATERIAIS

        Nas práticas realizadas foram utilizados os seguintes materiais:

Quadro 1. Materiais utilizados:

Equipamentos / EPIs

Utensílios

Vidrarias

Produtos Químicos/ Reagentes/ Solventes/ Solutos

Balança Analítica

Papel macio

Béqueres de 50 mL

Água destilada (H2O)

Jaleco

Pissete

Balões volumétricos de 50 mL

Acetona

Luva

Espátula

Bastão de Vidro

Cloreto de Sódio

Óculos

-

Proveta de 50 mL

Filtro de Cigarro

-

-

Placa de Petri

Isopor

-

-

-

FlocGel

*Fonte: própria

2.2 METÓDOS

2.2.1 EXPERIMENTO 1

        Inicialmente foram preparadas 50 mL de soluções aquosas de NaCl a 1% e 10% e reservou-se uma alíquota de 50 ml de água destilada.

Ato contínuo foram pesadas três amostras de 0,25 g de FLOCGEL (polímero utilizado para absorver água em fraldas descartáveis), colocando-as em diferentes béqueres, que foram numerados de 1 a 3.

Em seguida, fora acrescentado em cada béquer 50 mL das diferentes amostras de água e soluções salinas. Após aguardar 30 min, foram filtradas as amostras de FLOCGEL para remover o excesso de água.

Por fim, com auxílio da balança e da placa de Petri, foram pesadas novamente e calculado o aumento de massa devido à absorção de água.

2.2.2 EXPERIMENTO 2.

Retirou-se o papel que envolve os filtros do cigarro, transferindo-os para um béquer de 50 mL. Em seguida, fora adicionado ao béquer 5 mL de acetona.

Com o auxílio de um bastão de vidro, solubilizou-se todo o filtro, que posteriormente foi transferido para a placa de Petri. Após esperar a volatilização da acetona, foi retirado o filme formado.

2.2.3 EXPERIMENTO 3.

No experimento derradeiro, foi adicionado 10 mL de acetona a um béquer de 50 mL. Depois, fora acrescentado um pedaço de isopor, e com o bastão de vidro tentamos verificar se houve solubilização e o que ocorre com o mesmo.

3 - Resultados e Discussão

3.1 EXPERIMENTO 1.

 

O Primeiro experimento executado, teve como objetivo observar a capacidade de absorção de agua pelo FLOCGEL usando diferentes concentrações de íon sódio, utilizando soluções aquosas de cloreto de potássio de 1% e de 10 %.

Tabela 1. Resultados solubilidade sólidos em água.

Béquer

Concentração de sal

1

0%

2

1%

3

10%

 *Fonte: própria

Após ter executado a mistura do FLOCGEL, os mesmos foram deixados em repouso por cerca de 30 min. Logo após foi submetido a uma filtração simples, onde as concentrações de sal utilizadas em cada mistura estão listadas na tabela 1. Em seguida o filtrado foi colocado em uma placa de Petri, onde ela foi pesada e em seguida calculada a massa que foi absorvida por cada um deles, onde os resultados e a tratamentos de cada um deles foram listados na tabela 2.

Tabela 2. Resultados do experimento 1 

Placa

Massa de FLOCGEL

Massa placa vazia

Massa placa polímero hidratado

Massa do filtro

Massa do polímero hidratado

1

2

3

Em sua forma solida o FLOCGEL (Poliacrilato de sódio), os íons do sódio (carga positiva), sofrem uma forte atração pelos íons do carboxilato (carga negativa), assim formando uma estrutura compacta. Em relação a energia a ligação entre eles e menos favoráveis comparando-os aos da molécula de agua, onde o seu átomo de hidrogênio apresenta uma carga parcialmente positiva, com isso os íons de sódio ficam livres, podendo assim se movimentar de forma rápida ao longo da cadeia de polímeros, se expandindo e ganhando o aspecto de gel rígido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (261.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com