TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Reações Químicas

Por:   •  4/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

1. HIPÓTESES INICIAIS

Problema 1:

Você acredita que o seu vizinho tenha lhe dado uma informação correta e a sua atitude de limpar o portão de alumínio foi a mais adequada?

A escolha de limpar o lodo com ácido muriático é viável tendo em vista que irá removê-lo para deixar a porta limpa e evitar que ninguém caia e se machuque. No entanto, limpar o portão com este mesmo ácido é uma péssima escolha porque quando ele entra em contato com o alumínio acontece uma reação de simples troca, o que leva a liberação do gás hidrogênio.

Al3+ + H+Cl- Al+Cl3- + H+

Qual procedimento adotaria caso esse produto entrasse em contato com sua pele?

O manuseio errado de ácidos pode ter sérias consequências ao entrar em contato com a pele, como: necrose. Quando há o contato direto com a pele os procedimentos convenientes são lavar o local com água corrente por alguns minutos e utilizar de uma base como o hidróxido de sódio (NaOH) que geralmente é encontrada em residências e pequenos comércios.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Problema 2: Explique porquê houve alteração no sabor da seleta de legumes, tendo em vista que todos estavam dentro do prazo de validade.

As latas metálicas utilizadas para armazenar alimentos em conserva são fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de aço revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difícil oxidação. É comum que a superfície interna seja ainda revestida por uma camada de verniz à base de epóxi, embora também existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa.

Caso seja comprada uma lata amassada no supermercado o alimento estará com gosto diferente porque a camada de estanho foi rompida e então a corrosão do ferro entrou em contato com o alimento.

Problema 3

O que você deve fazer para medir o pH dessa solução de conserva e qual a relação ele tem com a lata?

Como a lata está amassada, ocorreu a quebra do verniz ou esmalte de seu interior, fazendo com que os metais ferro e o estanho entrem em contato direto com o alimento, dando mau cheiro ao alimento.

Fe(s) → Fe2+ + 2e- (oxidação do ferro)

Para fazer a medição de ph, pode-se usar alguns medidores, como por exemplo o uso do repolho roxo, tendo em vista que é de mais fácil acesso.

Problema 04

Qual reagente poderia ser utilizado para revelar o que estava escrito na folha ?

Para revelar o que há escrito na carta pode-se fazer uso de um cotonete embebedado em uma solução de nitrato de chumbo II (Pb(NO3)2), com a solução de iodeto de potássio (KI) na qual resulta na precipitação com a solução de nitrato de Chumbo formando um precipitado sólido de cor amarela brilhante. Isso fará com que as letras que estavam escondidas se revelem, e possam ser lidas. A reação é conhecida por dupla troca, pois consiste na troca de moléculas entre dois reagentes compostos originando outros dois produtos compostos.

Equação molecular:

Pb(NO3)2(aq) + 2KI(aq) → PbI2(s) + 2KNO3(aq)

Nitrato de Chumbo + Iodeto de Potássio → Iodeto de Chumbo + Nitrato de Potássio

2. IDENTIFICAÇÃO DOS REAGENTES E VIDRARIAS PARA TESTES

Problema 1:

Reação entre metal e ácido

Metais: Alumínio (Al) e Cobre (Cu)

Soluções: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Clorídrico (HCl), Nitrato de Prata (AgNO3), Hidróxido de Sódio (NaOH), Carbonato de Cálcio (CaCO3) e Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)

Vidrarias: Tubo de ensaio, luvas, pipeta, pera e exaustor.

Problema 3

Medir o pH

Indicadores: repolho roxo (indicador natural), fenolftaleína, azul de bromotimol e papel indicador de pH.

Soluções: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Hidróxido de Sódio (NaOH), Vinagre (CH3COOH), lata de conserva normal, lata de conserva amassada.

Vidrarias: tubo de ensaio, proveta e béquer.

Problema 4:

Reação de precipitação

Soluções: Cloreto de Ferro III (FeCl3), Hidróxido de Sódio (NaOH), Nitrato de Prata (AgNO3), Iodeto de Potássio (KI) e Brometo de Potássio (KBr)

Vidrarias: Tubo de ensaio, conta-gotas, béquer, cotonete, algodão e papel A4.

3. TESTE DOS REAGENTES

Problema 1:

Você acredita que o seu vizinho tenha lhe dado uma informação correta e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com