TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Soluções

Por:   •  7/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 6
  1. INTRODUÇÃO

A água apresenta a propriedade de dissolver a maioria dos compostos em maior ou menor proporção, por isso é denominada solvente universal (LENZI, FAVERO e LUCHESE, 2012 p. 346). O estudo das soluções é de fundamental importância, pois elas se encontram em toda parte, estão nos laboratórios e as indústrias químicas e de alimentos, como também, são comuns no nosso dia-a-dia (FALCÃO FILHO, 2011, p. 10).

Para Suzart, et al., (2017 p. 2), “solução é uma mistura homogênea constituída por duas ou mais substâncias numa só fase”.

As soluções são formadas por um solvente (geralmente o componente em maior quantidade) e um ou mais solutos (geralmente componente em menor quantidade). As suas concentrações podem ser definidas de várias maneiras, como: normalidade, molaridade, molalidade e título. Quando se prepara uma solução, se faz necessária a determinação da concentração. Essa determinação é feita usando uma outra solução com uma concentração já conhecida, a chamada solução padrão (SUSSUCHI, et al.).

Segundo Brady e Humiston (2013 p. 346), o tipo mais comum de solução que encontramos no laboratório consiste em um soluto dissolvido em um líquido. Soluções líquidas podem ser preparadas dissolvendo-se um sólido em um líquido, um líquido em outro líquido ou um gás em um líquido. As soluções podem ser concentradas ou diluídas, de acordo com a necessidade e aplicação a qual se destinam. Nas soluções concentradas, o volume total de solução diminui, porém, a concentração de soluto se mantém a mesma, já nas soluções diluídas, o volume total é aumentado, contudo a concentração de soluto se mantém a mesma. (FONSECA, 2013).

        

        

        

  1. OBJETIVOS

2.1 PREPARO DE SOLU5ÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO: Calcular o volume de reagente a ser diluído para preparar uma solução numa determinada concentração e preparar de forma correta a solução.

2.2 PREPARO DE SOLUÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO: Aprender a calcular a massa necessária para preparar uma solução em determinada concentração e a sua técnica de preparo.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

Na tabela 1, observa-se os materiais e o reagente utilizado na prática técnica de preparo de solução líquido-líquido. Na tabela 2, os materiais e o reagente utilizado na prática técnica de preparo de solução sólido-líquido.

Tabela 1: Líquido-líquido

MATERIAIS

REAGENTES

Pipeta graduada de 5 mL

Ácido acético P.A.

Béquer de 50 mL

Balão volumétrico de 100 mL

Pêra

Pisseta com água destilada

Frasco com tampa

Etiqueta adesiva

FONTE: Próprio autor

Tabela 2: Sólido-líquido

MATERIAIS

REAGENTES

Balança analítica

Hidróxido de sódio P.A.

Espátula

Balão volumétrico de 100 mL

Bastão de vidro

Funil de vidro

Béquer de 150 mL

Pisseta com água destilada

Frasco com tampa

Etiqueta adesiva

FONTE: Próprio autor

 3.2   TÉCNICA DE PREPARO DE SOLUÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO

Para ser iniciado o experimento, primeiro calculou-se o volume de Ácido acético. Utilizando a seguinte fórmula: Mi =    [pic 2]

Dados:

Mi=?

V= 100 mL = 0,1 L

M= 0,1 mol/L

d= 1,05 g/m3

%= 99,8 = 0,998

MM= 60 g/mol

Mi =    [pic 3]

Mi= 1,05.0,998.100/60

Mi= 17,465 mol/L

Diluição:

Mi.Vi = Mf.Vf

17,465.Vi = 0,1.0,1

Vi = 0,1.0,1/17,465  

Vi = 0,000572 L = 0,6 mL

Em seguida, transferiu-se para a capela a pipeta, o béquer de 50 mL, a pera, balão volumétrico de 100 mL e o ácido acético (reagente). Ligou-se a capela, e usando a pisseta, colocou cerca de 50 mL de água destilada no balão volumétrico e com o auxílio de uma pipeta mediu-se 0,6 mL do reagente e transferiu para o balão, depois de dissolvido, foi encaminhado para a bancada e adicionou-se mais água destilada até a marca da aferição. Depois disso, o balão foi tampado e agitado algumas vezes para ficar totalmente homogeneizado. Após a homogeneização, transferiu-se a solução para um frasco de vidro, fazendo antes a rinssagem com uma pequena quantidade da amostra sendo repetida por 3 vezes. Posteriormente, transferiu-se toda a solução para o frasco, etiquetou-se.

3.3 TÉCNICA DE PREPARO DE SOLUÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO

 Para iniciar o procedimento, foi necessário calcular a massa de NaOH. Para isso, utilizou-se a seguinte fórmula: M =    [pic 4]

Dados:

V= 100 mL                  

M= 0,1 mol/L

MMNaOH= 40 g/mol

M =           m= M.MM.V[pic 6][pic 5]

                        m= 0,1.40.0,1

                        m= 0,4g

Após a realização dos cálculos, com o auxílio de uma balança analítica, pesou-se 0,41 g de Cloreto de sódio (NaOH) no qual, foi adicionado usando uma espátula de metal, em um béquer de 50 mL. Após pesado, o cloreto de sódio foi transferido para a bancada. Em seguida, colocou uma pequena quantidade de água e dissolveu-se com a ajuda de um bastão de vidro. Após a completa dissolução, transferiu-a pra um balão volumétrico de 100 mL com a ajuda de um funil de vidro. Posteriormente, utilizando a pisseta, foi adicionada água no béquer para retirar toda solução que restava nele. Adicionou mais água destilada até a linha de aferição e o balão foi fechado e homogeneizado. Após a homogeneização, transferiu-se a solução para um frasco de vidro, fazendo antes a rinssagem com uma pequena quantidade da amostra sendo repetida por 3 vezes. Posteriormente, transferiu-se toda a solução para o frasco e etiquetou-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com