TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Volumetria de Neutralização

Por:   •  30/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Química Tecnológica Experimental         [pic 1]

Acadêmicos:

Experimento 02 – Volumetria de Neutralização        

Resumo: Vinho de vinagre ou simplesmente vinagre, é resultante da fermentação determinadas bebidas alcoólicas, particularmente do vinho. Durante a fermentação do vinho, microrganismos da espécie Mycoderma aceti, onde estes transformam o álcool etílico em ácido acético. Após a fermentação ele possui de 4% a 5% de acido acético, assim recebendo o nome de “vinagre” ou também denominado “vinho azedo”. Para determinar o teor de acido acético volumetricamente é necessário titular certa quantidade de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio. Para indicar o fim da reação usa-se uma solução de fenolftaleína como indicador.

Palavras-chave: Vinagre, Ácido etílico, Ácido acético, Volumetria de Neutralização.


Luzerna – SC

Abril/2016

INTRODUÇÃO

Volumetria de neutralização ou também denominada Volumetria ácido-base se constitui em um método de análise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH-, cuja extensão é governada pelo produto iônico da água (BACCAN, 2001).

Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores (BACCAN, 2001).

O intuito da análise volumétrica é determinar a quantidade de substâncias desconhecidas por meio de medidas de volumes, fazendo reagir uma solução de concentração conhecida (padrão) com a amostra cuja concentração ou quantidade é desconhecida. (CONSTANTINO, 2004).

Neste experimento foi utilizado vinagre, sendo este é um ácido fraco. Foi feita a titulação, assim reagindo com uma solução de concentração já conhecida, para determinar seu ponto de equivalência, e a quantidade de álcool acético.

 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

        Através da titulação determinou-se a concentração de ácidos ou bases em solução. O ponto de equivalência, em uma titulação ácido-base é demonstrado com a mudança de coloração ao adicionar um indicador na solução. O indicador é um par conjugado de ácido e base de Bronsted-Lowry cujo ácido apresenta uma coloração e a base outra.

        O pH é possível calcular, se a solução for titulada em cada ponto de titulação, e se forem conhecidas as concentrações de ácido e da base envolvidos.

INDICADoR

ÁCIDO

BASE

NEUTRO

Fenolftaleína

INCOLOR

ROSA

INCOLOR

O vinagre, é o produto obtido pela fermentação acética do vinho, e apresenta uma acidez mínima de 4g/100ml do produto, expressa em ácido acético, seus outros componentes são proporcionais á matéria-prima usada na elaboração.

        A análise de acidez, no laboratório, é através da titulação de neutralização utilizando solução NaOH 0,1 mol/L padronizada e como indicador a fenolftaleína 1%. O NaOH reage quantitativamente com o ácido acético presente no vinagre e após a reação total, um pequeno excesso de NaOH torna se solução alcalina e automaticamente o indicador apresenta uma coloração rosa.

        Para a determinarmos a acidez do vinagre em gramas utilizamos a seguinte fórmula:

 No ponto de Equivalência:[pic 2]

MATERIAIS

  • Vinagre branco;
  • Balão volumétrico de 250 ml;
  • Bureta de 50 ml;
  • Béquer de 50 ou 100 ml;
  • Fenolftaleína 1%;
  • Pipeta volumétrica de 20 ml;
  • Solução padrão de NAOH 0,1 mol/L;
  • Papel indicador universal.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

        Para determinar a acidez foi utilizado uma bureta com uma solução de NaOH 0,10 mol.L-1.

        Em um béquer colocou-se 20 ml de vinagre com concentração desconhecida e foi adicionado 4 gotas de fenolftaleína, após ter sido feito isso, mediu-se o seu pH com papel indicador universal para poder-se prosseguir com a titulação.

[pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (355.3 Kb)   docx (212.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com