TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de destilação

Por:   •  10/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Uma base fraca, por sua vez, também libera íons OH- quando dissolvida em água, mas nesse caso ainda restam em solução muitas moléculas não dissociadas desta base. Por exemplo: o hidróxido de amônio (NH4OH), que é uma base fraca, se dissocia pouco, restando muito da espécie NH4OH em solução. Sua dissociação está representada abaixo:

[pic 3]

Os conceitos de ionização e dissociação são bastante diferentes um de outro, devendo a inonização ser utilizada para ácidos (a partir de ligações químicas covalentes) e o de dissociação para bases (a partir de ligações químicas iônicas).

Geralmente em uma titulação utiliza-se um ácido forte e uma base fraca ou uma base forte e um ácido fraco.

A reação entre um ácido com uma base é denominada reação de neutralização, porque se as duas substâncias reagirem em massas equivalentes à sua liberação ou produção de íons, desaparecerá o caráter ácido ou básico de cada uma, formando produtos neutros. Por exemplo: a reação entre 1 mol de ácido clorídrico (HCl) e 1 mol de hidróxido de sódio (NaOH) produz 1 mol de cloreto de sódio (NaCl), que é um sal neutro, e também, 1 mol de H2O, que, obviamente, é neutra. A equação da reação é mostrada abaixo.

HCl(aq)  +  NaOH(aq)  →  NaCl(aq)  +  H2O

A titulação potenciométrica utiliza o potencial entre dois eletrodos, o indicador e o de referência, em função do volume adicionado de titulante. O ponto de viragem é determinado pela súbita mudança do potencial observada no gráfico de força eletromotriz contra a quantidade de reagente gasta. Neste método deve-se sempre manter em agitação a solução para que haja uma rápida resposta do eletrodo, deve-se sempre esperar a cada adição de titulante o tempo necessário para que o eletrodo consiga se estabilizar a esta adição atingindo um potencial constante.

Objetivo:

Construir e analisar as curvas de titulação de amostra de CH3COOH 0,1 mol/L com NaOH 0,1 mo/L previamente padronizado e a familiarização com a utilização de um pHmetro.

Resultados e Discussão:

Para realização do experimento foram utilizados uma solução de CH3COOH 0,1 mol L-1 e uma solução de NaOH padrão 0,100 mol L-1.

Preenchemos a bureta (50 mL) com NaOH para eliminação das possíveis bolhas de ar localizadas abaixo da torneira e ajustamos o nível do líquido para o valor zero.

Transferimos com auxílio de uma pipeta graduada 15 mL de CH3COOH 0,1 mol para um erlenmeyer  de 250 mL e adicionamos 50 mL de água destilada com auxílio de uma proveta.

Após utilizamos um agitador magnético para solubilização da mistura, e utilizamos também o pHmetro para ir fazendo as leituras do valor do pH, conforme iamos fazendo a titulação. O gráfico abaixo demonstra os valores obtidos de pH conforme a titulação. Podemos observar que no inicio da titulação o valor de pH era constante, aumentava gradativamente até o ponto de viragem (solução começou a ficar neutra) que ocorreu na faixa de uns 11 mL e em 11,2 mL aproximadamente, começou a ser alcalina, e à obter um pH constante:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (88.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com