TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de quimica

Por:   •  14/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.021 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃOINTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

FRANCISCO JANDSON MOURA LUZIA E MARIA LYVIA DA SILVA SERAFIM ALVES

RELATÓRIO AULAS I E II DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de informar o que foi observado durante as aulas práticas I e II laboratório de química, sendo a primeira aula sobre segurança no laboratório e a segunda aula sobre medidas de massa, volume e densidade. Foram utilizadas como metodologias aulas expositivas e aulas práticas experimentais

        

Palavras-chave: relatório, laboratório de química, segurança, experimentos.

ABSTRACT

        This work aims to inform what was observed during the practical classes I and II chemistry lab, the first class on safety in the laboratory and the second class on mass measurements, volume and density. They were used as methods lectures and classes experimental practices

KEYWORDS: report, chemistry lab, safety, experiments.

SUMÁRIO        

INTRODUÇÃO        4

1.        CAPÍTULO I – SEGURANÇA NO LABORATÓRIO        

1.1. OBJETIVOS         5

1.2..  MATERIAIS UTILIZADOS         5

1.3.  METODOLOGIA        5

1.4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        6

1.5.        CONCLUSÃO        7

2.        CAPÍTULO II – MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE        8 

2.1.        OBJETIVOS        8

2.2.        MATERIAIS UTILIZADOS        8

2.3.        METODOLOGIA        8

2.4.        RESULTADOS E DISCUSSÃO        9

2.5.        CONCLUSÃO        12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        .....................................................................................13

INTRODUÇÃO.

O presente trabalho relata as aulas 1 e 2 da disciplina Laboratório de Química I. As referidas aulas práticas foram realizadas conforme solicitado o manual da referida disciplina. A aula 1 teve como “Segurança no Laboratório” e a aula 2 “Medidas de Massa, Volume e Densidade”.

Este relatório tem o objetivo de informar o que foi observado durante a aula pratica de segurança no laboratório bem como a sua importância para a manutenção de um ambiente mais seguro e apropriado para a realização dos experimentos.

Os objetivos da Aula 2 foram: manipular corretamente a vidraria, analisar a exatidão dos recipiente, relacionar as medidas de massa e volume. A metodologia utilizada foi uma aula prática no laboratório de química, na qual foram realizadas algumas atividades experimentais.

  1. CAPITULO I – SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
  1. OBJETIVOS.

O objetivo da aula foi alertar aos alunos sobre a necessidade de noções de segurança individuais e coletivas para a manutenção da segurança no ambiente de experimentos, assim como, mostrar alguns utensílios usados nos laboratório.  

                 1.2 MATERIAIS UTILIZADOS.

O único material utilizado na aula foi o manual de práticas do laboratório.

                 1.3. METODOLOGIA.

Ao iniciar a aula o professor orientou os alunos quanto ao comportamento necessário para a permanência da segurança no laboratório.

As boas práticas de segurança são de interesse não somente dos estudantes mas também do instrutor e da instituição, que pode ser responsabilizada se o estudante for ferido por causa da negligência ou ignorância por parte do instrutor” (POSTMA, James M. química no laboratório. Prefácio).

De acordo com a citação acima pode-se constatar que tanto a instituição, os orientadores e os alunos tem que se atentar para a segurança no laboratório para que por causa da negligência não venham ser prejudicados.

O professor também ressaltou sobre as instalações de segurança do laboratório e a importância do uso de EPI’s apropriados e necessários para a manutenção da segurança pessoal no ambiente de experimentos como o avental, calçados fechados, e óculos de proteção.

“As atividades laboratoriais devem ser sempre realizadas com toda a segurança possível, sendo que, para isso, são seguidas técnicas e normas legais, tudo para que não ocorram quaisquer riscos de contaminação”. (Disponível em: http://www.epi-tuiuti.com.br/blog/saiba-quais-sao-os-epi%C2%B4s-utilizados-em-laboratorios/. Acesso em. 07 de outubro de 2016.)

         No final da aula foram apresentadas algumas vidrarias e utensílios usados nas práticas tais como: Pêra, bureta, pisseta, balão volumétrico, erlenmeyer, béquer, tubo de ensaio, seringa, vidro de relógio, funil de separação, bastão de vidro, funil, bastão de porcelana, dentre outros na imagem a seguir.

[pic 2]

Imagem 1. (Acervo pessoal)

                  1.4. RESULTADOSE DISCUSSÃO.

Após a aula prática I no laboratório foi possível constatar mais sobre as noções básicas de segurança no laboratório tal como a conduta pré-laboratório, antes, durante e depois do experimento, pós-laboratório, cuidados pessoais, sobre instalações e equipamentos de segurança, sobre os utensílios e estrutura do laboratório, algumas medidas de segurança usadas em operações específicas e a necessidade de um mapa de risco no laboratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (403.2 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com