TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de reações Químicas do Laboratório

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório refere-se às aulas práticas em laboratório de química, abordando o tema Fenômenos Físicos e Químicos, descrevendo detalhadamente os procedimentos para adquirir os resultados obtidos e relacioná-los com a teoria aprendida em sala de aula.

E de grande importância à aprendizagem acerca dos fenômenos adquiridos em diversos materiais, descobrirem as leis gerais da natureza e esclarecer, com base nelas, processos concretos.

2. OBJETIVOS

As experiências de fenômenos físicos e químicos têm como objetivos definir e diferenciar transformações químicas de transformações físicas através de análise do experimento com a teoria, descobrindo o comportamento de diferentes reagentes químicos quando sujeitos a algumas situações físicas, podendo ou não surgir outros novos compostos.

3. MATERIAS E REAGENTES

Bico de bunsen

Tubos de ensaio

Estante para tubos

Pipeta

Pinça de madeira

Zinco (Zn)

Sacarose (C12H22O11)

Cloreto de Sódio (NaCl)

Ácido clorídrico diluído (HCl)

Sulfato de sódio (Na2SO4)

Cloreto de Bário (BaCl2)

Cloreto de Ferro III (FeCl3)

Tiocianato de Amônio (NH4Cl)

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Experimento A: Aquecimento.

Nesse experimento, foi adicionada uma pequena quantidade de sacarose, ou seja, açúcar comum ao tubo de ensaio, totalmente seco. Durante determinado tempo, com o bico de bunsen, foi aquecido, para que fosse observada as alterações no processo de aquecimento. Após verificar a carbonização da sacarose, utilizando a pinça de madeira, foi recolhido o recipiente, para esfriar e observar novamente.

Experimento B: Dissolução.

1- Nesse experimento, foi adicionada uma pequena quantidade de cloreto de sódio (NaCl) em um béquer. Utilizando a pipeta, foi adicionada uma pequena quantidade de água suficiente para dissolver o cloreto de sódio. A solução foi agitada e posteriormente observada a dissolução. Após um tempo, a mesma foi cuidadosamente aquecida (utilizando o bico de Bunsen) e ocorreu a precipitação do sal dissolvido.

2- Nesse experimento, foi adicionado um pequeno pedaço de zinco (Zn) em um béquer de cem mL. Posteriormente, foram adicionados dois mL de ácido clorídrico diluído (HCl). Observou-se o recipiente por determinado tempo e posteriormente esse recipiente foi agitado e aquecido para aumentar a velocidade da reação e evaporar o ácido clorídrico.

Experimento C: Precipitação

Nesse experimento, foi adicionado um mL de solução de sulfato de sódio(Na₂SO₄) em um tubo de ensaio. Posteriormente, foi adicionado um mL de solução de cloreto de bário(BaCl₂). A solução foi, então, agitada e observada na estante até que fosse decantado e formado o precipitado.

Experimento D: Coloração.

Nesse experimento, foi adicionado um mL de solução de cloreto de ferro III (FeCl₃), em um tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com