TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de teste de tração

Relatório de pesquisa: Relatório de teste de tração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho irá relatar sobre o ensaio de tração falando sobre seus objetivos e finalidades.

O ensaio de tração consiste em submeter o material a uma carga axial que tende a alongá-lo até a ruptura. Neste ensaio o corpo é deformado por alongamento, até o momento em que se rompe. Os ensaios de tração permitem conhecer como os materiais reagem aos esforços de tração, quais são os limites de tração que suportam e a carga aplicada no qual o corpo rompe. Visando, porém a resistência de um determinado material e a análise do seu comportamento quando submetido à tração.

Descrições Detalhadas

Tração é toda força com intuito de puxar ou empurrar um corpo.

Em um ensaio de tração, um corpo de prova é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até a ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo). Além disso, será analisado se o material é dúctil ou frágil a partir da sua fratura.

Em um ensaio de tração, obtém-se o gráfico tensão X deformação, na qual é possível analisar o comportamento do material ao longo do ensaio. Do início do ensaio, até a ruptura, os materiais geralmente passam pelas seguintes etapas:

Deformação Elástica: Antes de tudo, um material elástico é aquele que, mesmo após sofrer uma deformação ele retorna a sua forma original, essa deformação é então chamada de deformação elástica.

Limite de escoamento: indica o inicio da deformação plástica

Deformação plástica: Diferentemente da deformação elástica, na deformação plástica, o material não retorna a sua forma original.

:

Ruptura: é o momento que o material atinge seu limite máximo e se rompe.

Gráfico Tensão X Deformação com corpo de prova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com