TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Vídeo Experimento de Cinética Química Concentração do YouTube

Por:   •  26/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Bruno Wagner Barbosa Rodrigues

Relatório do vídeo “Experimento de Cinética Química: Concentração” do YouTube

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de pontuação na disciplina Química, no Curso de Informática, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Prof. Paulo Roberto Cunha dos Santos

Ceará-Mirim

2017

O vídeo “Experimento de Cinética Química: Concentração”, disponível no YouTube, começa abordando os fatores que alteram a velocidade de uma reação química. Entre eles, a concentração do reagentes nas reações químicas, que ao ser alterada pode reduzir ou aumentar o número de colisões moleculares e, consequentemente, reduzindo ou aumentando a velocidade da reação.

Em seguida, o vídeo aborda a Lei da Velocidade proposta pelos cientistas Cato Maximilian Guldberg (1836-1902) e Peter Waage (1833-1900) demonstrando que: “a velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes para cada temperatura, elevada a expoentes experimentalmente determinados.”

Logo depois é proposto um experimento.

Os materiais utilizados, foram: 1 comprimido efervescente, 1 colher de sopa e 1 colher de chá de vinagre, água e 2 copos transparentes.

Na prática do experimento, foi colocado volumes iguais de água nos copos, foram dissolvidas uma colher de sopa e uma colher de vinagre em cada um dos copos. Ao colocar metade do comprimido efervescente em cada copo ao mesmo tempo, foi possível perceber que, o comprimido do copo com uma colher de sopa de vinagre dissolveu mais rápido do que no copo com, apenas, uma colher de chá de vinagre.

Por fim, o vídeo encerra explicando que, a variação das velocidades se deu pelo fato das concentrações de vinagre serem diferentes em cada copo, validando, assim, a teoria da Lei da Velocidade que foi previamente abordada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com