TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório pratica preparo de soluções

Por:   •  30/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

O trabalho foi realizado com o intuito de preparar 4soluções de cloreto de sódio e água com diferentes concentrações. A prática experimental consistiu namistura do soluto como solvente, dessa forma foram obtidas soluções com as concentrações desejadas.

PALAVRAS-CHAVE: Soluto. Solvente. Solução. Concentração.

1Introdução

Para podermos compreender a matéria que nos cerca, poderíamos pegar diferentes aspectos da mesma. Mas o que é matéria? É tudo aquilo que tem massa e ocupa espaço, nessa simples definição encontramos dois conceitos preciosos para o estudo de substâncias. Logo uma substância possui massa e volume.

Existem substâncias puras e misturas. A diferença é que uma mistura consiste em duas ou mais substâncias fisicamente misturadas; um exemplo às soluções. A solução é uma mistura homogênea que consiste em dissolver um soluto em um dado solvente, juntos adquirem um aspecto uniforme.

Substâncias diferentes dissolvem-se em quantidades diferentes, numa mesma quantidade de solvente, na mesma temperatura. Preparar uma solução se assemelha a adoçar um café, existe uma quantidade certa de açúcar que irá dissolver no café, e no momento que se ultrapassa essa medida, é possível notar que um corpo de fundo se formará no fundo do copo, ou seja, nem todo o açúcar irá dissolver.

No estudo de soluções são usados outros conceitos, tais como concentração. A seguir encontram se várias fórmulas a fim de auxiliar na determinação da concentração de soluto nas soluções.

Concentração Comum (C)

A concentração comum relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros. É eficiente para saber qual a concentração de massa no volume da solução, ou seja, pode se prever a quantidade de massa presente em um determinado volume.

C=m/v

C = concentração comum( g L⁻¹)

m = massa do soluto (g)

v = volume da solução (L)

Densidade (d)

Relaciona a massa e o volume da solução, geralmente, as unidades usadas são g/mL ou g/cm³. A densidade, é a massa da solução dividida pelo volume da solução. Logo podemos prever outro tipo de concentração da solução.

d=m/v

Molaridade (M)

Molaridade ou concentração molar é o número de mols do soluto dissolvido por litro de solução. Essa formula de concentração é mais usada em soluções aquosas. Nas soluções iônicas é possível determinar a molaridade do soluto, assim como a molaridade dos íons provenientes de sua dissociação ou ionização.

ɱ=m/(mM×v)

M = molaridade (mol/L)

m = massa de soluto em gramas (g)

Mm= massa molar (g/mol)

v = volume da solução (L)

Concentrações percentuais (% m/v e % m/m)

Existem dois tipos: volumétrica e ponderal.

Percentual volumétrica(% m/v):

É aquela que encerra determinada massa de soluto em gramas (m soluto) por 100 mL de solução (v_solução=100 mL).

%m⁄v=m_soluto/v_solução ×100

Percentual ponderal(% m/m):

É aquela que encerra determinada massa de soluto em gramas (m soluto) por 100 g de solução (m_solução=100 gramas).

%m⁄m=m_soluto/m_solução ×100

Dissolução

A dissolução pode ser usada em dois casos. Na adição de solvente em uma solução pronta ou a retirada de solvente de uma solução pronta. Em ambos os casos, pode- se utilizar as seguintes formulas.

M_i×V_i=M_f×V_f

M_i=molaridadeinicial

V_i=volumeinicial

M_f=molaridadefinal

V_i=volumefinal

2 Objetivos

Preparar 4 soluções compostas de cloreto de sódio em meio aquoso com diferentes níveis de concentração, através de métodos e materiais de uso comum em laboratório. Determinar a concentração por meio de cálculos que usem como dados: molaridade, concentração comum, percentual volumétrico ou percentual ponderal.

3 Materiais e métodos

Experimento1 “Preparação de 50 mL de solução aquosa de cloreto de sódio com concentração 40,00 g L⁻¹ “

Foi colocado o papel de pesagem em cima da balança Semi-Analítica da marca Shimadzu e ao apertar o botão tarar foi zerada as casas decimais do instrumento. Após isso, houve a pesagem de 2,04 g de cloreto de sódio, quantidade encontrada através do cálculo I. Com o auxílio do papel de pesagem o cloreto de sódio pesado (2,04 g), foi transferido para um Béquer de 100 mL da marca Qualividros. No Béquer contendo cloreto de sódio, foram adicionados aproximadamente 20 mL de água e com o auxilio de um bastão de vidro o soluto foi dissolvido. Encaixou-se um funil de vidro ao suporte universal, com esses materiais foi feita a transferência quantitativa da solução para um balão volumétrico de 50 mL e com uma pisseta contendo H₂O enxaguou-se o béquer e o funil. No balão volumétrico, foi completado o volume observando a regra do menisco e o recipiente foi vertido diversas vezes para homogeneizar a solução. Os resultados observados foram anotados.

Experimento 2 “Preparação de 50 mL de solução aquosa de cloreto de sódio 0,50% m/v”

Foi colocado o papel de pesagem em cima da balança Semi-Analítica da marca Shimadzu e ao apertar o botão tarar foi zerada as casas decimais do instrumento. Após isso, houve a pesagem de 0,25 g de cloreto de sódio, quantidade encontrada através do cálculo II. Com o auxílio do papel de pesagem o cloreto de sódio pesado (0,25g), foi transferido para um Béquer de 100 mL da marca Qualividros. No Béquer contendo cloreto de sódio, foram adicionados aproximadamente 20 mL de água e com o auxilio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (137.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com