TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre tampão

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.461 Palavras (6 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVLLE

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Aula prática 10 – Solução Tampão

BRUNO HENRIQUE HARDT

KALANY ISHIHARA

LUIZ HENRIQUE LANDUCCI GARBIN

RODRIGO HOBOLD WEBER

SANDRO ROGÉRIO KUMINECK JUNIOR

JOINVILLE / SC

2016

BRUNO HENRIQUE HARDT

KALANY ISHIHARA

LUIZ HENRIQUE LANDUCCI GARBIN

RODRIGO HOBOLD WEBER

SANDRO ROGÉRIO KUMINECK JUNIOR

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:

Aula prática 10 – Solução Tampão

Relatório de aula prática apresentado a Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, como requisito de avaliação.

Professora: Dr. Jamile Rampinelli

JOINVILLE / SC

2016

  1. INTRODUÇÃO

Para iniciar a compreensão sobre tampões temos que nos remeter a teoria de Brönsted. Segundo Marzzoco e Torres (1999, 3) Brönsted definiu os ácidos como substancias capazes de doar prótons e bases como substancias capazes de receber prótons. Sendo assim HCl, H2SO4, NH4+, são considerados ácidos.

O íon ou a molécula resultante da dissociação (Cl-, HSO4+, NH3) são chamados de base conjugada, pois podem receber um próton, tornando-se novamente um ácido conjugado. Alguns ácidos podem se dissociar totalmente, chama-se ácidos fortes, já outros não se dissociam totalmente, sendo chamados de ácidos fracos (Marzzoco e Torres, 1999, p. 3).

Segundo Motta (2003, 26) os tampões são soluções que resistem a mudanças de pH quando adicionadas quantidades mínimas de H+ (ácido) ou OH- (base); sendo formados por um ácido conjugado e uma base conjugada.

Um exemplo de tampão é a do ácido acético (CH3COOH), que é um ácido fraco; sendo ele dissolvido em água, obtém-se uma dissociação parcial. O ácido acético é um ácido conjugado. Ele tem por forma iônica o íon acetato (CH3COO-), que é denominado uma base conjugada.

Segundo Laurentino (2014, 63) “a ação tampão dessas soluções reside no fato delas conterem um par conjugado ácido-base em apreciável concentração, o que explica o poder neutralizante dessas soluções, tento para ácidos como para bases. ”

Segundo Motta (2006, 26) a resistência a mudança de pH de um tampão depende de dois fatores: a concentração do tampão e a relação molar entre a base e o ácido conjugado.

“A solução de um ácido fraco em água apresenta uma concentração de HA muito maior do que A, [...]. Se esta solução for submetida a uma continua adição de álcali, haverá uma progressiva dissociação do ácido, cuja concentração diminui, e um consequente aumento da concentração de A, acompanhados de aumento no valor de pH. Se a quantidade de álcali adicionado for grande, a concentração de HÁ acaba tornando-se tão reduzida que passa a ser insuficiente para compensar, com sua dissociação, novas adições de álcalis. A partir desse ponto, o pH sofrerá aumentos significativos a cada nova adição de álcali, mostrando que o sistema perdeu suas propriedades de tampão. O mesmo acorrerá quando, com constate adição de prótons, esgotar-se praticamente a espécie base conjugada – novas adições de prótons, que não encontrarão mais base conjugada à qual associar-se, provocando a queda do pH.” (MARZZOCO e TORRES, 1999, p. 5)

Segundo Motta (2006, 25) “os fluidos intracelulares e extracelulares dos organismos são dependentes dos sistemas tampões para a manutenção da vida. ”

Segundo Marzzoco e Torres (1999, 3) outro exemplo é as atividades das enzimas, que necessitam de pH constante, devido ao processo de liberação e captação de prótons do meio aquoso que estão dissolvidas. Tudo isso é graças a existência do sistema tampão.

Segundo Terci e Rossi (2001, p. 684) indicadores são substancias que mudam sua cor dependendo da característica físico-químicas da solução em função de diversos fatores. Podem ser classificados de acordo com o mecanismo de mudança de cor ou dos tipos de titulação a serem aplicados. Os ácidos-bases são orgânicos fracamente ácidas ou básicas que apresentam cores diferentes nas formas protonadas ou desprotonadas, significando mudança de acordo dom o pH.

Segundo o GEPEQ da USP (1995, p. 32) por ter cores variadas em meio básico ou ácido, o extrato do repolho roxo - que possui a ancitocina em sua composição, que é quem faz a mudança na coloração - constitui um bom indicador universal, substituindo os papeis indicadores, que só são adquiridos em lojas e não são encontrados em todas as regiões do país. As colorações em seus pHs podem ser vistos na Figura 1.[pic 1]

[pic 2][pic 3]

Devido a isso, este trabalho tem por objetivo, analisar as propriedades de uma solução tampão de ácida acético e acetato de sódio, com ajuda do indicador natural de repolho roxo.


  1. RESULTADOS E DISSCUÇÕES

Foram feitos testes com o indicador natural do suco do repolho roxo, onde foram colocados 3 mL de soluções já preparadas de HCl, NaOH e H2O, em tubos de ensaio,10 a 15 gotas do indicador e obteve-se os seguintes resultados, visto na Tabela 1.

Tabela 1: Coloração das soluções com indicador natural

Substancia

Coloração observada

HCl

ROSA

NaOH

VERDE

H2O

INCOLOR

[pic 4]

Segundo a teoria, para ser considerados ácido, a coloração do indicador deve ficar entre rosa e vermelho, e para base, a coloração deve ficar entre verde e amarelado, essas duas colorações se confirmam experimentalmente, mas a água não, pois segundo a teoria a água com pH de 7 tende a ficar na coloração roxa, vedo então que isso não ocorre experimentalmente. Tais resultados mostram-se satisfatório, pois dentre três soluções duas obtiveram êxito e uma não, isso pode ter ocorrido pela água estar contaminada ou por ter-se colocado pouca quantidade de indicador na solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (723.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com