TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório titulação química

Por:   •  1/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 4

2.0 MATERIAIS E MÉTODOS 5

2.1 EXPERIMENTO 1 – PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE HCL 5

2.1.1 Materiais utilizados: 5

2.1.2 Método utilizado 5

2.2 EXPERIMENTO 2 – CONCENTRAÇÃO REAL DA SOLUÇÃO DE HCL PREPARADA 5

2.2.1 Materiais Utilizados 5

2.2.2 Método Utilizado 6

2.3 ETAPA 3 – TITULAÇÃO DA SOLUÇÃO DE SODA CÁUSTICA. 7

2.3.1 Materiais Utilizados 7

2.3.2 Método Utilizado 7

3.0 CÁLCULOS 8

3.1 ETAPA 1 8

3.2 ETAPA 2 9

3.3 ETAPA 3 10

4.0 CONCLUSÃO 11

1.0 INTRODUÇÃO

Neste relatório apresentaremos os procedimentos realizados e os resultados obtidos na prática que tinha como finalidade determinar a percentagem de hidróxido de sódio na soda analisada. Para encontrar esse valor, utilizaremos cálculos estequiométricos e volumétricos em conjunto com a técnica da titulação com o HCl.

2.0 MATERIAIS E MÉTODOS

O procedimento de determinação da percentagem de hidróxido de sódio foi dividido em três experimentos:

2.1 Experimento 1 – Preparação da solução de HCl

2.1.1 Materiais utilizados:

• Pipeta graduada de 5ml

• Balão volumétrico 250ml

• HCl Concentrado

• Frasco lavador

2.1.2 Método utilizado

Primeiro calculou-se o volume do HCl concentrado para preparar uma solução de 250ml com a concentração de 0,1mol/l. Foi adicionado cerca de 80ml de água destilada em um balão volumétrico de 250ml, e em seguida foi adicionado o volume de HCl calculado anteriormente (2,1 ml). Essa solução de HCl possuía concentração de 36,5% e estava disposta na capela, pois é muito volátil.

Para transferir o HCl do frasco para o balão volumétrico, foi necessário a utilização da pipeta graduada de 5ml e uma pera de sucção. Após isso, completou-se o volume faltante para 250ml utilizando-se o frasco lavador, fechou-se o balão volumétrico e homogeneizou-se a solução.

2.2 Experimento 2 – Concentração Real da solução de HCl Preparada

2.2.1 Materiais Utilizados

• Pipeta volumétrica

• Dois Erlenmeyer 250ml

• Indicador Metil-Orange

• Bureta

• Funil

2.2.2 Método Utilizado

Nessa etapa do experimento, foi realizada a titulação da mistura água + HCl com 10ml de solução de carbonato de sódio (Na₂CO₃) concentrado a 0,05mol/l.

Inicialmente, transferiu-se 10 ml da solução de carbonato de sódio 0,05mol/l para cada um dos Erlenmeyer de 250ml. Para realizar essa transferência foi necessária a utilização da pipeta volumétrica. Em seguida, foi adicionado cerca de 80ml de água e 3 gotas de metil Orange na solução básica, onde se identifica a coloração amarelada. Durante esse processo, um outro integrante da equipe ficou responsável pela ambientação da bureta. A ambientação se consiste em despejar a solução que irá ser utilizada dentro da bureta, com o auxílio de um funil. Isso fará com que outras substâncias sejam retiradas das paredes e que haja somente a solução ácida. Após ambientada, o fluído utilizado é despejado com o uso de um béquer.

Inseriu-se na bureta a solução contida no balão volumétrico, até chegar a marca de 0. Foram retirados também bolhas de ar contidas no interior do instrumento. Foi pego um Erlenmeyer e colocado na parte inferior da bureta, adicionando nele a solução ácida, gota a gota e agitando, até que a mudança de cor fosse perceptível. A solução partiu do amarelo (base), para laranja, a próximo mudança seria para vermelho (ácido), mas isso não era necessário nesse procedimento. Ao perceber essa mudança de cor, foi anotado o volume da solução ácida utilizada para a neutralização. Esse processo foi realizado novamente no outro Erlenmeyer.

Tendo esse volume utilizado, pode-se calcular a concentração real do HCl preparado. O volume médio obtido foi de 11,15 ml, utilizando-se desse valor pudemos calcular a concentração real do HCl, calculada em 0,089 mol/L.

Após descobrir a concentração real do HCl, partimos para a etapa 3.

2.3 Etapa 3 – Titulação da solução de soda cáustica.

2.3.1 Materiais Utilizados

• Dois Erlenmeyer 250ml

• Pipeta volumétrica

• Indicador Metil-Orange

• Bureta

• Funil

2.3.2 Método Utilizado

Nessa etapa do experimento, o objetivo seria medir a porcentagem de soda cáustica (NaOH), apesar da semelhança com o experimento 2. Nos Erlenmeyer foram colocados 10ml de soda cáustica, com o auxílio da pipeta. Após isso, adicionamos 80ml de água destilada, 3 gotas de indicador Metil-Orange e agitou-se a solução. Com isso, chegamos a coloração amarelada. A bureta, já utilizada pelo procedimento anterior, foi completada até a marca do zero e assim retiramos qualquer bolha que poderia aparecer.

A titulação deu-se pela gota

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com