TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação entre concentração e equilíbrio químico

Seminário: Relação entre concentração e equilíbrio químico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Seminário  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

A relação da concentração no equilíbrio químico, ou seja, a posição do equilíbrio é independente da forma como este equilíbrio foi alcançado. Entretanto, esta posição é alterada pela aplicação de forcas externas, que podem ser mudanças de temperatura, de pressão ( se houve reagentes ou produtos gasosos) de volume ou na concentração total de um reagente ou produto. O primeiro principio de Lê Chatelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mudará na direção que contrabalancei ou minimize a ação de uma forca externa aplicada ao sistema. Isto significa que se houver aumento da temperatura de um sistema reacional, provoca-se a reação química que contribui para resfriar o sistema (consumindo energia térmica). Ou ainda se houver aumento o aumento proposital de um dado reagente ou produto, o equilíbrio favorecerá a reação de consumo desta substancia em excesso ate que seja retomado um novo equilíbrio. Entretanto, ressalta-se que o excesso de reagente ou produto adicionado ao sistema, nunca é completamente consumido, para que a constante de equilíbrio (k) permaneça constante, desde que a temperatura não mude. Da mesma forma, quando um componente é removido do sistema em equilíbrio , ocorrerá um deslocamento para repor este componente, sendo que esta reposição nunca é total para que K permaneça constante.

BROWN, Theodore L. et al (2005), Química – A Ciência Central, São Paulo, Pearson education do Brasil, 9ª edição, pg165,166.

MORRISON, Robert T.; BOYD, Robert N. (1996), Química Orgânica, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 13ª edição, pg.30, 31.

O princípio regedor do deslocamento do equilíbrio químico é o Princípio de Le Chatelier:

“Quando um sistema em equilíbrio sofre a ação de forças externas, o sistema tende a se deslocar no sentido de minimizar a ação da força aplicada, procurando uma nova situação de equilíbrio.”

ESCOLA, Brasil. Principio de Le Châtelier. Disponível em: http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/principio-le- chatelier.htm

aumento da concentração de uma substância presente no equilíbrio faz que o equilíbrio se desloque no sentido de consumir a substância adicionada, isto é, o equilíbrio se desloca para o lado contrário ao aumento. Já a diminuição de uma substância presente no equilíbrio faz que o equilíbrio se desloque no sentido de repor a substância retirada, isto é, o equilíbrio se desloca para o mesmo lado da diminuição.

SOQ, portal da química. Influencia da pressão. Disponível em: http://www.soq.com.br/conteudos/em/equilibrioquimico/p4.php

possível prever o que acontece com a reação, de acordo com a alteração que é feita.

Enunciado de Le Chatelier:

“Quando um fator externo age sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca, procurando minimizar a ação do fator aplicado.”

Um aumento em qualquer das concentrações resulta em um deslocamento de equilíbrio para o outro lado.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com