TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Mecânica Clássica

Por:   •  8/12/2019  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Isabelle Teixeira dos Santos

DRE - 116185097

MECÂNICA CLÁSSICA

Rio de Janeiro

2019

.

A mecânica clássica é uma das áreas da física clássica que estuda o movimento, as variações de energia e as forças que agem sobre um corpo. Normalmente é dividida em três ramos: estática, cinemática e dinâmica.

A estática é o ramo que analisa sistemas perante a ação de forças que se equilibram. A cinemática é o ramo que analisa os movimentos de corpos, que podem ser partículas ou pontos materiais, sem ponderar suas dimensões e as causas de seus movimentos. A dinâmica é o ramo da mecânica que estuda o movimento de um corpo e as causas desse movimento.

A mecânica clássica está relacionada às três principais formulações da mecânica pré-relativística: a mecânica newtoniana, mecânica lagrangiana e a mecânica hamiltoniana.

Mecânica Newtoniana é o estudo da relação entre força, massa, e movimento. O filósofo Isaac Newton elaborou um conjunto de princípios universais para ajudar a explicar e prever o movimento dos objetos, e o grau em que esses objetos variam de movimento relativo, interagindo com as forças externas. A capacidade da mecânica newtoniana para caracterizar com precisão o fenômeno natural sob observação é oriunda da aplicação das leis distintas do movimento.

A primeira lei do movimento anuncia que um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, e um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Este princípio explica o conceito de inércia, ou seja, a aplicação de força que é necessária para mover um objeto fixo. Da mesma forma, a desaceleração de um corpo, caso contrário, movendo a uma velocidade constante, só pode ocorrer quando uma força externa atue sobre ele. A Segunda Lei do movimento é uma fórmula matemática que descreve a natureza intrínseca da força. Newton postulou que a quantidade de força exercida é diretamente proporcional à massa de um corpo, os tempos de sua aceleração, ou f = ma. A Terceira Lei do Movimento pode ser resumida com a declaração: para cada ação, há uma reação igual e oposta. Em outras palavras, as forças de dois corpos agindo uns sobre os outros são sempre iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com