TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre o Nitrogênio, Fósforo e Seus Compostos

Por:   •  10/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre o Nitrogênio, Fósforo e seus compostos

NITROGÊNIO
1º EXPERIMENTO:

Deve-se aquecer uma pequena quantidade de cloreto de amônio sólido em um tubo de ensaio para observar a volatilidade desse composto ao ocorrer à sublimação. Pode-se dizer que será liberado um gás, o NH3, e ele terá um caráter ácido devido a formação do HCl.

2º EXPERIMENTO

  1. Deve-se adicionar, separadamente, em dois tubos de ensaio soluções de permanganato de potássio e de dicromato de potássio e depois aquece-las. Pode-se dizer que no caso da primeira haverá liberação de gás(N2) e na segunda um amarelamento da solução por conta do Cr2O3
  2.  Deve-se adicionar a um pote de porcelana 2g de dricomato de amônio e depois aquecer, para, assim, observar o poder redutor do amônio.

3º EXPERIMENTO:

  1. Deve-se adicionar em tubos de ensaio solução diluídas de sulfato de hidrazina e em cada uma delas adicionar oxidantes, separadamente, como: iodo, cromato de potássio e permanganato de potássio.
  2. Deve-se repetir esse processo adicionando acido sulfúrico diluído em cada um dos tubos
  3. Deve-se repetir o mesmo processo, mas agora adicionando gotas de hidróxido de sódio em cada um dos tubos.

Pode-se dizer que a hidrazina em meio básico forma um precipitado (CrSO4) de cor escura esverdeada ao reagir com o cromato de potássio, podendo concluir que a hidrazina é mais redutora em meio básico do que ácido.

4º EXPERIMENTO:

Deve-se adicionar a pedaços de zinco gotas de ácido nítrico concentrado, ácido nítrico diluído com 2 volumes de água e com 10 volumes de água, tudo separadamente. Deve-se repetir o mesmo processo, depois, para o cobre, com os mesmos reagentes. Pode-se observar em todos os casos a liberação do gás NO2 havendo formação de bolhas e pode-se dizer que todas são ditas exotérmicas.

FÓSFORO

5º EXPERIMENTO:

        Devem-se adicionar à água destiladas separadamente em alguns tubos de ensaio pequenas quantidades de um fosfato tribásico, fosfato dibásico e fosfato monofásico, podendo ser eles de sódio ou potássio. Ao final deve-se testar o pH das soluções encontradas. Pode-se observar que a medida que o fosfato vai aumentado sua basicidade o pH da solução vai aumentando, devido ao aumento da liberação de OH-(hidroxila).

6º EXPERIMENTO:

        Deve-se utilizar  1mL das soluções do 5º experimento e a elas adicionar 0,5mL de ácido nítrico e 1mL de solução de molibdato de amônio, separadamente.

7º EXPERIMENTO:

        Deve-se aquecer em alguns tubos de ensaio separadamente até o desprendimento de vapor de água quantidades solidas de um fosfato de tribásico, um fosfato dibásico e um fosfato monobásico de sódio ou potássio. Ao esfriar, deve-se adicionar alguns mL de água e depois adicionar molibdato de amônio e ácido nítrico como no 6º experimento.

8º EXPERIMENTO:

  1. Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de permanganato de potássio(1%) acidulada com algumas gotas de ácido sulfúrico diluído.
  2. Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de iodo
  3. Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de nitrato de prata(1%)
  4. Deve-se adicionar a uma solução de fosfito de sódio uma solução de sulfato de cobre

Aquecendo as soluções se necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com