TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critica ÁCIDO-BASE século xx

Por:   •  3/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo critica ÁCIDO-BASE século xx.

A Química como ciência é um processo continuo, o texto ácido-base do século XX explica que teorias ‘’boas’’ deixam de ser ‘’boas’’, quando outra teoria se torna melhor. Por isso as terias devem ser executado com um ótimo rigor científico, explicar os fatos, gerar problemas, dever ser testado o pesquisador deve levar hipótese sobre sua teoria, pois isso ajuda a fortalecer sua pesquisa e faz com que os demais se tornem obsoletos.

As principais contribuições da teoria foi a do primordial sem duvida de um químico sueco Svante Arrhenius, como parte de sua teoria da dissociação eletrônica, estabeleceu as bases cientificas da química analítica, através do desenvolvimento de varias linhas de pesquisa daí por diante. Além da aplicação da lei da ação das massas a equilíbrio Iônico e a obtenção da lei de diluição de Ostwald; equação de Nesnst; efeito tampão o conceito do Ph; primeiro estudo quantitativo de um indicador.

O texto cita, em algumas mensagens, O adjetivo “BOA” para descrever a utilização de uma teoria, pode-se notar que as teorias ácido-base abrangem as teorias precedentes e que não, necessariamente, a teoria antiga deixa de ser “BOA”, um exemplo é a teoria de Svante Arrhenius que é restrita em meio aquoso, outras teorias puderam estendê-la, entre tanto, uma completa a outra como um complemento restante, Além de darem um embasamento mais forte a teoria, geram também novas pesquisas e assim por diante [...], todas teorias foram “BOAS” no sentido explicar. Todas geraram novas linhas de pesquisas (exceto “Teoria Ionotropica e Usanovich”, que foram obsoletas pelo fato de não ser tão cogitados em vistas das demais que já havia uma linha continua de linha de pesquisa bem avançado, que por sinal iria gerar novas linhas de pesquisa. Ou seja, percebe-se, assim, a importância de uma teoria, como propulsora para o surgimento de teorias posteriores foi assim com, Svante Arrhenius, Franklin, Lux entre outros...

O texto também relata o desenvolvimento linear das teorias ácido-base no século XX, mostrando também independente se a teoria for boa ou não, que uma é consequência da outra e que estão correlacionadas entre si.

“Entre varias teorias mencionadas, os mais importantes foram à teoria de Svante Arrhenius, Bronsted e Lewis, onde a teoria de Arrhenius Dissociação eletrônica”, que no caso, dizia um ácido é uma substancia que em meio aquoso libera o íon positivo (H+) e base libera íon negativo (OH¨), no de Bronsted a “teoria Protônica”, um ácido era uma substancia que podia doar H+ e a base era o receptor, e no de Lewis a “teoria eletrônica” o acido era substância capaz de receber par de elétrons e a base capaz de doar par de elétrons as mais aceitas em relação a linha definitiva das pesquisas.

Já a teoria Ácido-base de Usanovich e a Ionotropica ambas foram “boas”, em relação à explicação Ácido-base, no entanto, elas não geraram nenhuma linha de pesquisa satisfatória em vista das demais já aceita, (problemas, previsões etc..), ao contrario das teorias protônica e eletrônica que por diante é utilizada ate hoje, Titulação ácido-base de Svante Arrhenius, a Neutralização é uma reação de síntese ou adição na teoria dos sistemas solventes, Na teoria platônica, na de Lux e na Ionotropica, a neutralização é uma reação de dupla troca ou de transferência de alguma espécie química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com