TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revitalização do laboratório de Ciências

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

Revitalização do laboratório de Ciências

Resumo: Ensinar Ciências requer ambientes propícios, sendo que o ensino em sala de aula e no laboratório devem andar juntos, pois ao explicar um conceito científico de forma teórica e prática o professor pode estar propiciando um melhor entendimento e compreensão dos conceitos para os seus alunos. Com a revitalização do laboratório de Ciências os alunos possam fazer atividades em Ciências de uma forma mais interessante e assim propiciar descobertas, reflexões e compreensão dos conceitos científicos.

Introdução

Sabendo que o Ensino de Ciências nas escolas públicas enfrenta muitas deficiências, seja pela falta de laboratório de Ciências na escola, pelo não uso desse laboratório que muitas vezes se encontra em más condições de funcionamento, pela falta de material didático ou ainda pela má formação do professor. Através de uma intervenção verificamos que alguns laboratórios, quando existem, são espaços esquecidos e quase não utilizados. Isso pode tornar o Ensino de Ciências pouco atrativo aos alunos que acabam por não se interessar pelo conteúdo e pela aprendizagem das Ciências. Sabemos que o Laboratório exerce um papel fundamental na construção do conhecimento e do pensamento crítico do aluno, pois é o local onde eles irão manipular materiais e experimentos, além de interpretar os resultados expressando suas dúvidas e opiniões. Então, nesta proposta apresentamos à Escola a importância de ter um laboratório de Ciências em pleno funcionamento dentro da mesma, propondo ações concretas para essa Revitalização, tendo como proposta a criação de materiais alternativos e a elaboração de roteiros de aulas práticas para que possam ser usados no decorrer das aulas de Biologia, Química e Física, para uma melhor formação dos alunos do ensino fundamental e médio.

Resultados e Discussão

A Escola Estadual “Antônio Carlos” possui um laboratório, porém seu estado de conservação estava inadequado impossibilitando seu uso para o ensino de Ciências. Com a revitalização do laboratório seja de suma importância para os alunos e professores, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais qualificada e aos professores o prazer de ver seus alunos aprenderem através das aulas práticas. A escola precisa ter um laboratório de Ciências bem equipado e em condições de uso, pois é um instrumento de muita importância para o ensino-aprendizagem. Para o aluno desenvolver uma consciência crítica a aula não deve ser desenvolvida somente em sala de aula, neste sentido acreditamos que a diversidade de materiais e métodos e com o auxílio das aulas práticas no laboratório o ensino possa ser melhorado nesta área. Ao ter aulas práticas no laboratório os alunos encontram um espaço de descobertas, de exploração, entendendo conceitos através dos experimentos. Espaço esse que torna a aula de Ciências mais atrativa e diferenciada, servindo para enriquecer também a formação cidadã e contextual dos alunos. Através da aula prática o aluno pode desenvolver sua criatividade, sanar suas curiosidades, refletir o que está acontecendo, expressar sua própria opinião para que assim existam discussões do problema estudado, instigando que o próprio aluno tome decisões após a reflexão.

Conclusões

As aulas práticas não devem se resumir somente em sua realização isolada, ela deve ser sempre de acordo com o conteúdo estudado em sala de aula, para que os conceitos científicos estudados sejam compreendidos, pois de nada adianta realizar uma aula prática se após o experimento não se discutir os resultados obtidos, dando ênfase as perguntas e relatos dos alunos. As aulas práticas contribuem para que o aluno desenvolva sua criatividade e sua capacidade crítica, perante isso o professor deve estar em constante aprendizado, buscando saber mais, sempre interagindo com as tecnologias. A aula prática é muito importante para aprendizagem dos alunos, mas não dispensa o acompanhamento e atenção do professor, que deve saber quais elementos irá utilizar durante o experimento, assumindo papel de orientador dos alunos, mediador do processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com