TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Advindos do Uso de Formol em Cosmeticos

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 8

RISCOS À SAUDE DECORRENTES DO USO DE FORMOL EM COSMETICOS

                                                                                Samantha Bárbara Lopes.¹

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar e relatar, o efeito e riscos do formol nos usuários de produtos de beleza, observando os parâmetros principais, forma de aplicação e os mecanismos pelos quais, os produtos e más aplicações cosméticas, agem nos usuários destes, em geral. Trata-se de uma pesquisa feita através de literaturas com o tema, websites, e pesquisa realizada com os usuários de formol em cosméticos, através de um questionário respondido por 100 pessoas (homens e mulheres) na cidade de Alfenas, Mg. Os estudos encontrados sobre os ricos à saúde destes usuários sustentam a hipótese de que o mau uso destes produtos, ou produtos irregulares segundo a ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), podem provocar doenças crônicas, alergias de curto prazo nas aéreas de contato, ou ainda doenças respiratórias. Os estudos analisados sugerem que há acumulo de conhecimento suficiente, acerca deste problema, para afirmar que sua resolução se dá pela melhor divulgação e conscientização dos riscos que aqui serão apresentados e discutidos, e também melhor regulamentação das indústrias de cosméticos responsáveis pelo produto final adquirido pelos seus consumidores.

Palavras-chave: Cosméticos, pele, toxidade, riscos.

Introdução

Este artigo é uma revisão da literatura especializada sobre o tema riscos à saúde decorrentes do uso de formol em cosméticos. O problema que ele procura é: a utilização de formol em produtos cosméticos traz danos à saúde de seus usuários? A hipótese que orientou a pesquisa é de que o uso irregular de cosméticos contendo essa substancia, ou ainda formulação inapropriada segundo os parâmetros exigidos pelo órgão responsável (ANVISA) pode provocar doenças crônicas, alergias de curto prazo nas áreas de contato, ou até mesmo intoxicações graves, além do risco cancerígeno que se dispõem os usuários de produtos a base dessa substancia.

Neste artigo se entende pelo termo “riscos”: a possibilidade, elevada ou reduzida, de alguém sofrer danos provocados pelo perigo, e se entende sempre pelo sentido de efeito ou causa possível de ocorrência de forma perigosa. Pelo termo “saúde”: estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital; estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar, e se entende sempre pelo sentido de estado biológico de funcionamento perfeito do organismo humano. Pelo termo “uso’’: ato ou efeito de usar(-se), e entende-se sempre pelo sentido de aplicação de algo. Pelo termo “formol’’: composto orgânico; solução aquosa de formaldeído usado como antisséptico e desinfetante; formalina, e se entende sempre pelo sentido de substancia química utilizada em cosméticos diversos com vários benefícios, porem de alta periculosidade. Pelo termo “cosmético”: aquilo que é relativo à beleza humana. Alguns produtos de higiene pessoal podem ser considerados cosméticos. Substancia ou tratamento aplicado à face ou outras partes do corpo para alterar a para alterar a aparência, para embelezar ou realçar o atrativo da pessoa, e se entende sempre pelo sentido de produtos usados para fins de embelezar-se.

Termos esses que precisam ser esclarecidos para entendimento da pesquisa.

A revisão da literatura especializada sobre o problema ricos à saúde decorrentes do uso de formol em cosméticos tem por objetivo disseminar na comunidade científica e também para o público não especializado no assunto, e especialmente aos usuários destes produtos com essa formulação, a importância das pesquisas que estão em andamento.

O trabalho se reveste de relevância na medida em que ainda são pouco conhecidas os efeitos e riscos à saúde humana dos usuários de cosméticos nocivos, ou de formulas inapropriadas ao uso responsável destes. O que é significativo em vista do número de casos relatados na literatura especializada e na pesquisa realizada.

Os resultados da pesquisa estão apresentados a seguir em três seções. Na seção material e métodos está descrito como foi realizado a pesquisa bibliográfica e a delimitação no tempo e no espaço do problema investigado. Na sequência, na seção resultados e discussões, apresenta-se o que foi possível obter da análise da bibliografia especializada, destacando as diferenças e semelhanças em termos de frequência de ocorrências acerca do problema estudado. Nesta seção também é proposta uma interpretação dos dados à luz da teoria, enfatizando a ausência de trabalhos significativos acerca de encontrar dados pautados na hipótese sugerida dos riscos trazidos à saúde devido ao uso de produtos com formulas inapropriadas a base de formol, ou ainda o excesso de exposição a esses produtos e suas consequências prejudiciais à saúde. Por fim, nas considerações finais propõe-se um aprofundamento dos estudos e a aplicação das metodologias sugeridas pela literatura especializada, no intuito de ampliar o conhecimento sobre o problema investigado.

Material e Métodos

Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre abril de 2015 e maio de 2015. A pesquisa foi realizada em abril e maio e foram levantados todos os artigos publicados no Brasil sobre esta literatura, além de websites e uma pesquisa de campo realizada com 100 pessoas, através de um questionário com perguntas sobre o tema estudado, aplicado na cidade de Alfenas-Mg. A busca de artigos nos bancos de dados foi realizada utilizando às terminologias cadastradas nos Descritores em Ciências da Saúde criados pela Biblioteca Virtual em Saúde desenvolvido a partir do Medical Subject Headings da U.S. National Library of Medicine, que permite o uso da terminologia comum em português, inglês e espanhol. As palavras-chave utilizadas na busca foram cosméticos, pele, toxidade e riscos. Os critérios de inclusão para os estudos encontrados foram encontrar literaturas e dados com credibilidades e uteis a hipótese sugerida. Logo em seguida, buscou-se estudar e compreender os principais dados encontrados nas literaturas estudadas e dados da pesquisa realizada em campo na cidade de Alfenas-Mg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (204.3 Kb)   docx (334.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com