TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATORES DE RISCO PARA USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Por:   •  14/2/2019  •  Artigo  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 12

 [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LONDRINA

2016

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

FATORES DE RISCO PARA USO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Enfermagem.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(ª). Titulação Nome do Professor(a)


Dedico este trabalho...


AGRADECIMENTOS

Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho.


RESUMO

Este trabalho consiste em mostrar ao público em geral os fatores de risco em usar drogas, enfatizando na fase da adolescência, quais os motivos que levam os jovens a fazer parte desse quadro de pesquisa e quais as consequências disso. Uma metodologia baseada em uma bibliografia entre os anos de 2001 a 2008 com o tema drogas e adolescentes. Os resultados mostram que uma educação desde os primórdios da vida da criança faz toda a diferença na escolha futura, ter uma família bem estruturada, bons conselhos e exemplos a serem seguidos. Trabalhar com a cabeça da criança para que cresça e saiba diferenciar coisas boas ou ruins independente de influências.

Palavras-chave: Drogas; Adolescência; Jovens; Amizade; Família.


ABSTRACT

This article is to show the general public the risk factors in drugs, emphasizing in adolescence, what are the reasons that lead young people to be part of this research framework and what the consequences. A methodology based on a literature between the years 2001-2008 with the theme drugs and adolescents. The results show that an education from the child's life from early days makes all the difference in the future choice, have a well-structured family, good advice and examples to follow. Working with the head of the child to grow and learn to differentiate good things or bad regardless of influences.



Keywords: Drugs; Adolescence; Young; Friendship; Family.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

IBGE        Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

OMS        Organização Mundial da Saúde



SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        13

1.1        Problema de Pesquisa        15

1.2        Objetivos do Trabalho        15

2        FATORES DE RISCO PARA USO DE DROGAS        16

2.1 CAUSAS E EEITOS        17

REFERÊNCIAS        21



  1. INTRODUÇÃO

A presente pesquisa aborda os fatores de risco para o uso de drogas na adolescência e tem como objetivo principal mostrar o porquê do crescimento de adolescentes que consomem drogas ilícitas nessa etapa da vida, quais os motivos que os levam a recorrer a esse tipo de uso e quais as consequências que podem acarretar na vida deles e da família. Busca visar qual o papel dos profissionais da saúde nesse âmbito, como podem auxiliar nesse período conturbado.

Muito se fala desse assunto nos veículos de comunicação, todos os dias são vistas histórias de famílias que estão em busca da recuperação do adolescente e até mesmo da estruturação familiar.

O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade e constitui um grave problema de saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.

A adolescência é uma etapa da vida em que o jovem passa por diversas transformações, seja elas hormonais, físicas e psicológicas. Nessa etapa, o adolescente cria uma forma de vida, onde não aceita orientações, não se espelha nos pais e sim torna-se onipotente, aquela fase que acha que com ele, nada ruim irá acontecer, ele começa a seguir seu grupo de amigos, questionar a sociedade e afasta-se da família, se este grupo estiver em uso de alguma substância, seja ilícita ou mesmo o consumo de álcool, irá influencia-lo a usar também se expondo assim a muitos riscos.

A família tem um papel fundamental na vida de um indivíduo, principalmente de transmitir uma cultura, a socialização e na maioria das vezes, incentivar a escolha do caminho que acredita ser o certo. Uma família bem estruturada, com boas relações desde o início da vida de seus filhos, estará protegendo-o para todo o resto dos dias pois, o que uma criança aprende, ela guardará consigo. Como hoje a demanda de diversos tipos de drogas está muito alta, uma infância saudável e de bons exemplos pode ser que não seja o suficiente para que os jovens não entre nesse mundo fácil onde se consegue o que quer onde estiverem.

No primeiro capítulo deste trabalho será apresentado o conceito de drogas, como o jovem aceita entrar no vício e por que o faz ter a ideia que é correto. São muitos os casos de adolescentes que entram por acharem que é moda, legal ou até mesmo casos de jovens de baixa renda que vêm nas drogas um caminho para sobrevivência.

Este estudo descritivo realizou-se mediante revisão bibliográfica usando os anos de 2001 a 2008, buscaram-se artigos no idioma português com o tema Drogas e adolescentes. Esses artigos mostram o quanto um bom relacionamento familiar e a punição para usuários adolescentes, são fundamentais para essa problemática. Os resultados serão analisados e discutidos por meio de apontamentos, tabulação e gráficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com