TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DA VOZ: Um risco para saúde dos professores

Por:   •  24/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.474 Palavras (6 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EM BACABAL ( FEBAC)

ANNE KAROLLINE DA PAZ SILVA

CAMILA PROTASIO

JANETE APARECIDA SANTOS MUNIZ

STEFANES APOLO DE SOUSA DO NASCIMENTO

USO DA VOZ :  um risco para saúde dos professores

                                           

BACABAL

2015

ANNE KAROLLINE DA PAZ SILVA

CAMILA PROTAZIO

STEFANES APOLO DE SOUSA DO NASCIMENTO

JANETE APARECIDA SANTOS MUNIZ

USO DA VOZ :  um risco para saúde dos professores

[pic 1]

BACABAL

2015

1 LOCAL A SER REALIZADO 

O projeto será realizado na Faculdade de educação de Bacabal  ( FEBAC)

  1. Publico alvo

Todo corpo docente da instituição  (professores)

  1. Período

 Será ministrado uma palestra com intuito de conscientizar todo corpo docente da instituição sobre os principais riscos do mal uso da voz e as consequências que podem trazer a saúde de cada um; no período de 26 de agosto das 13 as 15 horas

                   

1 JUSTIFICATIVA:  Sabemos que o professor é uma classe de trabalhador na qual utiliza a voz como principal instrumento de trabalho, visto nisso podemos observar que  muitas vezes se submetem a longas jornadas de trabalho com intensa responsabilidade  de transmitir o conhecimento que possui a um corpo discente na qual nem sempre está com vontade de aprender seus ensinamentos.

 Professores apresentam agravantes e fatores de risco em seu processo laboral que favorecem o aparecimento de distonias. Eles aumentam o tom de voz, falam o tempo todo, competem com o ruído ambiente, apresentam posturas inadequadas, tensão da musculatura cervical, não possuem hábitos de higiene vocal, fumam e enfrentam situações de angústia, ansiedade e estresse relacionado a cargos e funções, jornadas duplas e triplas de trabalho.

 As alterações de voz de correntes do mau uso e abuso vocal são inúmeras: - afonia, quebras na voz, boca e garganta secas, altura vocal baixa ou elevada, dor no pescoço ou garganta, elevação da laringe, voz forte ou fraca, falta de ar, voz apertada, laringite, voz áspera, diplofonia, pigarro, rouquidão, voz soprosa e voz tensa.

Os professores apresentam estas alterações vocais pelo mau uso e abuso vocal que fazem durante o período de sua docência e podem ser de origem funcional, psicogênica, orgânica ou orgânica-funcional. Existem alguns fatores que os predispõem à estas alterações, o principal é usar sua voz como instrumento de trabalho e enfrentar grande demanda de voz durante horas seguidas, sem ter sido preparado em seu curso de formação.

 Outros também importantes são: estar trabalhando em ambiente de poeira e se utilizar da lousa como material de apoio enquanto usa sua voz, aumentar a intensidade da voz pelo elevado ruído ambiental, pigarrear e tossir constantemente, falar excessivamente ao telefone, ou hábitos como fumo, alcool e auto medicação com sprays e pastilhas

 A auto avaliação vocal, na maioria das vezes, indica satisfação com a voz, demonstrando que a categoria docente apresenta dificuldade para identificar tais alterações. Durante sua formação, os professores não são orientados quanto aos cuidados com a voz, ministrando aulas sem apresentar os cuidados mínimos e básicos para a ocorrência de distonias.

 Cotidianamente, pode haver desavenças entre os alunos, apartadas e conciliadas por ele, seus intervalos para descanso e alimentação costumam ser curtos, os salários que recebe, geralmente, não condizem com a quantidade de horas que se dedica ao trabalho, Muitas vezes pode ser vítima de violência dos alunos e/ou de outras pessoas. Essa gama de situações pode levá-lo a adoecimentos e a diversificados eventos acidentários.

 Alterações vocais ocasionadas, principalmente, pelas questões relacionadas à organização do trabalho levam frequentemente às situações de afastamento e incapacidade como doença relacionada ao trabalho. Distúrbios vocais podem ter diversos impactos na voz profissional, gerando limitações na expressão vocal e emocional, causando estresse e ansiedade ao trabalhador, podendo propiciar riscos  a sua voz e de modo geral a saúde

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAL: O objetivo geral desta pesquisa será estudar as relações das condições de trabalho e saúde em relação a seu principal instrumento de trabalho, ou seja sua voz ,para propiciar uma melhor qualidade de vida aos professores da instituição FEBAC.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS :

  • Identificar a presença de queixa vocal.

  •  Avaliar a percepção do professor em relação a qualidade de vida e voz .

  •  Avaliar a importância da voz na qualidade de vida.
  • Verificar o interesse e grau de engajamento dos professores nas oficinas propostas.
  •  Proporcionar conhecimentos específicos acerca dos cuidados indispensáveis com a voz enquanto instrumento de trabalho.
  • Auxiliar os profissionais a utilizarem técnicas vocais para melhor conforto e qualidade de vida.

4 DESENVOLVIMENTO

 Os professores adoecem por questões vocais por desconhecerem noções básicas sobre como cuidar adequadamente de sua voz; por outro lado, o afastamento do trabalho pode representar grande dificuldade para esses trabalhadores. A decisão de afastar esses profissionais deve ser baseada na possibilidade do agravamento da lesão das pregas vocais e seus riscos, e os programas de prevenção são importantes e devem  focar a conscientização dos problemas pelos profissionais, reconhecimento dos sintomas precoces, mas, também, na orientação sobre uma boa higiene vocal.( ROBAZZI ,2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (113.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com