TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uso do Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento de Chão de Fábrica Com Foco em Redução de Riscos

Por:   •  6/4/2019  •  Artigo  •  4.496 Palavras (18 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 18

Uso do Sistema de Gerenciamento e Desenvolvimento de Chão de Fábrica Com Foco em Redução de Riscos.

Halyne Nogueira Gonçalves[1]* 

Gabriel Henares Eroico [2]*[3]*

RESUMO

As empresas no Brasil e no mundo vêm desenvolvendo seus sistemas de produção, seguindo os passos principalmente de empresas referências no mercado. O sistema de gerenciamento e desenvolvimento de chão de fábrica (FMDS) é fruto de um trabalho da montadora automobilística Toyota, e sua utilização são pano de fundo do estudo desenvolvido. No estudo de campo realizado observamos o uso do FMDS em uma gerência de manutenção industrial, em que foi inserido um pilar de segurança do trabalho, no qual é abordado o gerenciamento de riscos da gerência em questão. O estudo foi realizado através da aplicação de um questionário associado à inspeção de campo e entrevista. O objetivo deste artigo é identificar ganhos ao gerenciamento de risco ao associá-lo ao FMDS. Foi possível perceber que esse caminho tem acreditação dos líderes e funciona, mas necessita de um gerenciamento de riscos confiável como base para obtermos melhores resultados.

Palavras-chave: Gerenciamento de riscos, FMDS, Segurança do Trabalho.

ABSTRACT

Brazilian and worldwide companies have been developing their production systems, following the steps of companies that are market reference. The floor management and development system (FMDS) is the work result of the automobile manufacturer Toyota, and its use is associated in this study. In the field study conducted it was observed the use of FMDS in an industrial maintenance management, it was included a pillar of labor safety which addresses the risk management to the management in question. The study was carried out through the application of a questionnaire associated with a field inspection and interview.

The purpose of this article is to identify gains to risk management by associating it with the FMDS. It was possible to note that this is a path that has leadership accreditation and it works, but requires reliable risk management as the basis to obtain better results.

Keywords: Risk Management, FMDS, Labor Safety.

  1. INTRODUÇÃO

O código nacional da atividade econômica – CNAE da empresa palco deste estudo tem como sua principal atividade a extração mineral e é definido pelo código 07.10-3. Ao utilizar esse dado no Quadro I da Norma Regulamentadora - NR 04, quadro que relaciona a atividade econômica ao grau de risco, sendo este igual a 4, o maior grau possível conforme as definições da norma NR-04. O grau de risco é o parâmetro que define o dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sendo assim empresas com o maior grau de risco necessitam de um grupo maior de profissionais e métodos para gerenciar os riscos de forma a controlar suas condições perigosas.

A gerência de manutenção analisada nesse trabalho está inserida dentro de um processo dessa mineradora multinacional, processo no qual é feito o beneficiamento do minério de ferro e sua transformação em pelota, uma produção em média de 22 mil toneladas diárias de pelotas são oriundas da planta onde o estudo ocorreu. Para que a produção esperada seja obtida é necessária à manutenção tanto preventiva quanto corretiva dos equipamentos e instalações.

A mineradora citada desenvolveu seu próprio sistema de gestão baseado na busca do fortalecimento de uma cultura organizacional focada em melhoria contínua, sistema sob o qual dentre seus direcionadores para liderança, alguns possuem o viés conectado ao estudo proposto, são eles: garantir ambiente de trabalho saudável e seguro, expor e resolver problemas e melhorar continuamente[4].

A gerência de segurança do trabalho da localidade faz uso de uma metodologia científica de avaliação de riscos por tarefa, auxiliou a gerência de manutenção industrial a catalogar e classificar seus riscos, onde foram encontrados mais de mil e seiscentas circunstâncias onde o perigo pode ser materializado ocasionando acidentes do trabalho. Portanto, foram elencadas e dispostas ocupando os quadrantes na forma de uma matriz de riscos.

O uso do sistema de gerenciamento e desenvolvimento de chão de fábrica (Floor Management Development System - FMDS) foi iniciado como forma de desdobramento da estratégia e gerenciamento diário, seguindo o que foi preconizado pela filosofia do sistema de produção da mineradora, filosofia de origem japonesa. Sendo parte da estratégia da mineradora a garantia da saúde e segurança do ambiente e trabalho, segurança do trabalho faz parte do FMDS.

A aplicação do questionário no estudo tem o intuito de fazer os supervisores refletirem sobre o uso da melhoria contínua e gestão de riscos ocupacionais utilizando o sistema de gerenciamento e desenvolvimento de chão de fábrica.

Logo, fica a seguinte pergunta a ser respondida neste artigo: É possível promover redução de riscos ocupacionais utilizando as reuniões de FMDS para monitoramento e direcionamento de ações?

  1. MÉTODOS

O estudo de caso foi desenvolvido em uma das gerências de manutenção de uma planta de pelotização de uma mineradora multinacional localizada na cidade de Vitória - ES.

Foi realizado um trabalho de identificação dos ganhos provenientes do uso de ferramentas de melhoria contínua baseados na filosofia Lean, filosofia de gestão inspirada nas práticas e resultados de uma montadora automobilística de origem japonesa, e na utilização dessas ferramentas conjugadas ao gerenciamento de riscos de saúde e segurança do trabalho para monitorar as tarefas e suas circunstâncias perigosas, que seriam as condições que geram o perigo.

O trabalho foi realizado no intuito de dar visibilidade aos riscos, melhorar o conhecimento e controle dos mesmos e auxiliar na priorização de ações para: eliminar, substituir ou minimizar as condições perigosas existentes na gerência alvo do estudo.

A gerência de manutenção foi escolhida como campo de estudo devido a possibilidade de acesso aos dados, facilidade na análise dos resultados ao longo do trabalho, engajamento gerencial com a aderência as diretrizes do sistema de produção da mineradora através de práticas da Produção Enxuta (Lean Manufacturing) e existência de um sistema de gerenciamento dos riscos provenientes das atividades laborais e/ou ambiente de trabalho em fase de implantação.

Para a realização do estudo abordado nessa pesquisa foi elaborado um questionário com 05 (cinco) perguntas, direcionadas aos empregados na função de supervisão da gerência no intuito de medir qual a percepção deles sobre o uso do sistema de gerenciamento e desenvolvimento de chão de fábrica (Floor Management Development System - FMDS), uma das ferramentas do sistema de produção da empresa, no que tange ao tema segurança do trabalho. No departamento a gestão é feita através do método kanban, gestão visual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (305.5 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com