TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro experimental teste de chama

Por:   •  4/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

RESULTADOS E DISCUSSÕES

  • Teste de Chamas:
  1. Via seca

Para a realização de uma análise química qualitativa dos íon Na+, no primeiro procedimento experimental, foi-se realizado o teste de chama. Onde ao colocou-se uma pequena porção de cada sal (sódio e potássio) em um fio de Ni/Cr e levou-se o mesmo para a chama do bico de Bunsen, onde constatou-se a presença do sódio decorrente da energia fornecida em forma de calor pela chama e do consequente “salto” do elétron ocasionando o estado excitado, e seu  retorno ao subnível fundamental liberando assim a  energia absorvida em forma de ondas eletromagnéticas específicas representadas pela  coloração amarela que foi produzida (ATKINS & JONES, 2006), da mesma forma foi-se realizado o teste para o potássio onde o teste de chama para o íon K+ é menos sensível do que o teste do sódio, desta forma foi-se possível notar a coloração violeta que se extinguiu rapidamente, indicando sua presença. Para o íon  NH4+ não apresentar nenhuma coloração a chama do bico de bunsen, sendo assim, não a utilização para o teste de chama na identificação dos íons deste elemento (BACCAN, 1990).

  • Identificação de NH4+, (Base Forte):
  1. Via húmida

Decorrente a isso, em um tubo de ensaio, adicionou-se uma solução de cloreto de amônio (NH4Cl) a uma base forte (NaOH). Posteriormente ao ser aquecido, foi-se detectado o gás amônia, que é um gás básico gás amoníaco (VOGEL, 1981), e que em contato com o papel tornassol vermelho, apresentou uma coloração azul. A reação envolvida neste teste pode ser expressa pela seguinte equação: [pic 1]

NH4+(aq) + OH-(aq) ↔ NH3- (gás) + H2O (l)

Sabe-se que o NaOH é o principal responsável pelo desprendimento do gás amônio, sendo que ao ser acrescentados a solução com  Na+ e K+ os mesmos não reagem entre si (VOGEL, 1981).

Soluções Problemas

No decorrer da pratica experimental foi-se apresentado 3 soluções desconhecidas, onde foi-se adicionado as mesmas a tubos de ensaios separadamente, cada solução foi exposta ao fogo do bico de Bunsen diretamente com o auxílio de um bastão de Ni/Cr determinando assim qual a solução através da emissão de cor nas chamas segundo o método de via seca para os sais de Na e K, posteriormente à as soluções foram acrescentadas 8 gotas de NaOH e posteriormente as mesmas foram aquecidas, fazendo assim a liberação de gás que com o auxílio de um papel tornassol pode se identificar a quem pertence o mesmo. Todos os resultados obtidos são apresentados na Tabela 1 a baixo:

Tabela 1: Resultados obtidos para a identificação das soluções desconhecidas e presença da Amônia.

Teste de chamas

Papel tornassol

Amostra

Na+

K+

NH4+

1

Amarelo

Incolor

Positivo

2

Incolor

Violeta

Positivo

3

Incolor

Incolor

Sem reação

Com os resultados obtidos pode-se no teste de chamas identificar que a solução 1 continha o íon Na+ e a 2 continha o íon K + já a solução 3 não havia presença de íons metálicos. E para todas as soluções com exceção do 3 apresentaram o gás amônia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O teste de chama (Via seca) indicou que havia presença de sal sódio no fio de níquel cromo, já que quando levado à chama oxidante do bico de bunsen, apresentou mudança na coloração, tornando-se amarelo o que indica a presença íon sódio. O mesmo foi feito para o sal de potássio no caso o KCl, onde a coloração da chama apresentou uma coloração violeta. Para a reação via húmida com base forte fez-se uso de indicador ácido-base o papel tornassol onde através do mesmo pode-se identificar a presença do íon amônio devido à mudança de cor, de vermelho para azul. Tal mudança indica a presença de amônia e consequentemente de sais de amônia na amostra de NH4Cl após o acréscimo de NaOH.  O mesmo processo foi realizado para a identificação das amostras desconhecidas obtendo-se assim um resultado satisfatório. O NaOH base forte foi o fator responsável pela liberação do gás amônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (573.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com