TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rélatório do experimento para encontrar o teor de álcool na gasolina

Por:   •  26/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.618 Palavras (7 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 7

Experimentos práticos em laboratório

Experimento 1

Realizamos em laboratório um experimento para determinar o teor de álcool na gasolina.

Para este experimento, utilizamos:

Materiais:

  • 1 Funil de separação de 250 mL;
  • 2 Provetas de 100 mL;
  • 1 Proveta de 250 mL;
  • 1 Suporte Universal;
  • 1 Garrafa para Funil de Separação.

Reagentes:

  • 1 litro de Solução de Cloreto de Sódio 3%: Em um balão volumétrico de 1000 mL transferir 30 gramas de Cloreto de Sódio (NaCl) e dissolver em100 mL de água destilada, e então completar o volume do balão para 1000 mL.

Amostra:

  • 40 litros de Gasolina de posto de combustível, identificada com a data e hora da coleta, local (nome do posto com endereço), e tipo da gasolina (comum, aditivada ou “Podium” - caso seja de um posto cuja bandeira seja a Petrobrás)

Coletamos 100 mL de amostra de gasolina medida na proveta e transferimos para o funil de separação. Em seguida, medimos 100 mL de uma solução de Cloreto de Sódio 3% numa proveta e transferimos para o funil de separação, misturando com a amostra de gasolina. Agitamos o funil e transferimos todo o conteúdo para uma proveta de 250 mL, e realizamos a leitura.

Após a quantificação do teor alcoólico, transferimos o conteúdo da proveta para o funil de separação e deixamos descansar por aproximadamente dois minutos.

Colocamos a proveta de 100 mL na parte de baixo do funil e abrimos a torneira com a tampa do funil aberta, retirando toda a amostra do funil.

A polaridade das moléculas é definida pela diferença de eletronegatividade que se estabelece entre os átomos dos elementos químicos. 

Se os átomos envolvidos na ligação forem de elementos diferentes, o átomo do elemento mais eletronegativo atrairá mais intensamente os elétrons da ligação para si, ficando, então, com uma carga parcial negativa, e o átomo menos eletronegativo com carga parcial positiva. Esse fato caracteriza a molécula como polar. Nas moléculas com mais de dois átomos, para que a molécula seja polar, a soma dos vetores das ligações deve ser diferente de zero.

Na ligação covalente entre dois átomos, os elétrons compartilhados são atraídos simultaneamente pelos dois núcleos atômicos. Quando a molécula for diatômica, formada por átomos do mesmo elemento químico (H2, O2, N2, etc.), ou seja, com a mesma eletronegatividade, eles irão atrair os elétrons envolvidos na ligação com a mesma intensidade, havendo uma distribuição de cargas homogênea, sem formação de polos. Esta molécula é denominada molécula apolar. Se a molécula for formada por três átomos ou mais, teremos que analisar cada ligação, pois uma molécula pode apresentar ligações polares e, mesmo assim, ser apolar. A soma dos vetores de cada ligação polar é o vetor chamado momento dipolar resultante. As ligações apolares possuem momento dipolar resultante nulo (igual a zero).

A solução de NaCl é utilizada devido ao grande aumento de polaridade da mistura, sendo assim, a separação da mistura é mais eficiente, pois ocasiona a tendência de atrações das moléculas, ocorrendo o aumento da solubilidade do álcool, assim é utilizado para calcularmos o teor de álcool na gasolina.

                                         100 ml de gasolina[pic 1]

                                                                100 ml de NaCl

Resultado da amostra 193 ml de liquido.

Sendo 75 ml de gasolina e 118 ml de Nacl + álcool.

Sendo 100 ml de NaCl , temos 18 ml de álcool.        

[pic 2]

% álcool = 24 %

Nosso experimento apresentou uma porcentagem correta de álcool presente na gasolina. Nesse caso podemos disser que o teste foi efetuado com uma precisão considerável e também que a gasolina comercializada nesse posto está de acordo com as normas nacionais.

Experimento 2

Realizamos em laboratório um experimento para determinar a estequiometria das combustões em álcoois.

Para este experimento, utilizamos:

Materiais:

  • 4 Capsulas de Porcelana;
  • 4 Pipeta Pasteur.

Reagentes:

  • 10 mL de álcool metílico;
  • 10 mL de álcool etílico;
  • 10 mL de álcool propílico;
  • 10 mL de álcool butílico.

Realizando o experimento com os alcoois Metanol, Etanol, Propanol e Butanol, colocamos cada um deles em um vasilhame e em seguinda colocamos fogo. Pudemos observar que a primeira chama a se apagar foi do etanol, devido o vasilhame possuir maior área, consequentemente, maior contato com o oxigenio. Em seguida, se apagou a chama do Metanol, Propanol e Butanol respectivamente, tendo os vasilhames a mesma área.

Quando as chamas se apagaram, pudemos observar a formação de resíduos. Observamos que a quantiade de resíduos foi maior para os alcoois com maior quantidade de Carbono,ou seja, Butanol foi o que houve maior formação de resíduos,e para o Metanol praticamente não houve formação.

        Metanol                                                                                      Etanol

[pic 3]                                           [pic 4]

         Propanol                                                                                    Butanol

[pic 5]           [pic 6]

Respostas das questões da apostila de Complementos de Química Aplicada

Faça a associação:

( H )  De acordo com a teoria atual foi formada pelo aterramento de oceanos durante milhões de anos.

(N) São constituídos por partículas de líquidos em suspensão (agua ou hidrocarbonetos pesados e condensados pelo resfriamento de gases.

(O) Poeiras, nevoas e fumos.

( L ) Dão chamas luminosas e fuliginosas. Utilizada em fornos quando se necessita de aquecimento radiante.

( J ) Alcatrão de hulha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com