TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEMINÁRIO - Óleos Essenciais

Por:   •  25/2/2016  •  Seminário  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 4

SLIDE 1

Também são conhecidos como óleos voláteis ou essências, e são geralmente incolores ou amarelados. E são resultantes do metabolismo secundário das plantas.

SLIDE 2

Têm origem natural ou sintética, contudo, um mercado cada vez mais ávido por produtos naturais tem feito crescer a demanda pelos produtos originais obtidos diretamente das plantas.

Uma mistura de substâncias voláteis, geralmente odoríferas e potentes. Encontrados em forma líquida altamente concentrada, podendo ser considerada a forma mais concentrada de energia vegetal (tipo de energia sustentável).

Apesar de serem chamados de óleos, não são substâncias oleosas. São substâncias lipofílicas, logo, possuem afinidade com gorduras (porque são apolares).

Podem ser obtidas por diversos métodos.

SLIDE 3

O método mais difundido é a destilação a vapor (que consiste em arrastar o óleo volátil através de vapores de água HIDRODESTILAÇÃO;. Um dos tipos de hidrodestilação é a destilação simples utilizando água.

Mas podem ser extraídos por vários outros processos, desde a destilação simples até a enfloragem (Na enfloragem são utilizadas flores frescas que tem baixo teor de óleos essenciais e que são extremamente delicadas, ao ponto de não poderem ser usadas outros métodos mais práticos). FILME O PERFUME.

Como dito, são preferencialmente extraídos de matéria vegetal (partes de plantas). Como exemplo: Flores, folhas, cascas, rizomas e frutos.

SLIDE 4

Suas características terapêuticas são comprovadamente eficazes.

SLIDE 5

Biologicamente, fortalecem as defesas naturais do corpo e o equilíbrio do sistema endócrino (hormônios).

SLIDE 6

Psicologicamente, auxiliam na harmonização dos hemisférios cerebrais (e todas as funções do córtex cerebral), permitindo um relaxamento profundo e mais facilidade no processo de auto-regulação.

SLIDE 7

É uma vasta gama de aplicações. Entre elas, há a sua participação em perfumaria e cosmética como aromatizantes, em alimentos como condimentos e em medicamentos graças às características ditas no slide anterior.

Também podem ser vendidos puros em frascos cujos preços variam de 10 a 30 reais para frascos de 5 ou 10mL.

SLIDE 8

Por serem realmente essenciais na indústria, é importante que um químico conheça essas essências. Então veio a proposta do experimento 4.

SLIDE 9

O experimento consistia em...

SLIDE 10

Aqui temos um exemplo do sistema de destilação utilizado. O material vegetal fica submerso na água e os óleos voláteis, por possuírem presssão de vapor mais elevada que a água, são arrastados)

SLIDE 11

Para a identificação química de compostos orgânicos voláteis, existe o método de cromatografia gasosa acoplado à espectroscopia de massas (CG-MS), que combina as características da cromatografia gasosa e espectrometria de massas para identificar diferentes substâncias em uma amostra.

SL IDE 12

A capsina ou capsaicina é o principal componente ativo da pimenta, os quais são chamados capsaicinoides. Os capsaicinoides são componentes químicos que dão às pimentas sua ardência característica e têm atraído grande atenção devido às suas extensas propriedades farmacológicas, como as atividades de analgesia, anticancerígena, anti-inflamatória, antioxidante e anti-obesidade.

SLIDE 13

As pimentas são plantas que produzem sensações picantes e de calor devido aos seus componentes químicos, capazes de estimular as papilas gustativas da boca. Existe uma escala para o quão picantes as pimentas são, chamada de escala de calor de Scoville (SHU) (aniversário dele no Google).

A pimenta de cheiro é a mais brasileira das pimentas, fartamente utilizada em nossa culinária. Possui um dos valores mais baixos da escala, o que significa que possui poucos capsaicinoides. Justamente por isso ela é chamada de “cheiro”.

SLIDE 14

Essa é a estrutura da Capsina. Notem seu caráter lipofílico. Apesar de ter algumas partes bem polares, possui uma cadeia grande de hidrocarbonetos.

SLIDE 15

Quando a solução que obtivemos no experimento foi levada ao CG-MS, a análise mostrou que não tinha nada de capsaicinoides. Então tivemos que começar a pensar: por quê?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com