TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS OPERACIONAIS

Projeto de pesquisa: SISTEMAS OPERACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.290 Palavras (26 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 26

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

SISTEMAS OPERACIONAIS

TUTOR A DISTÂNCIA JOÃO ALEXANDRE BALDOVINOTTI

ANTONIO CORRE PASTI-RA 7143529686

São José Dos Campos/SP

2013

Relatório 1 – Sistemas Operacionais

1.1 Introdução à Sistemas Operacionais.

A história dos sistemas operacionais se mistura a história dos computadores, já que estão diretamente interligados, veja um breve resumo sobre a evolução dos sistemas operacionais ao longo do tempo:

Computadores não possuíam Sistemas Operacionais Inicialmente

Década 40 – cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. Tudo devia ser programado detalhadamente pelo desenvolvedor, deis da carga do programa em memória, varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, a computação propriamente dita e o envio dos resultados para os periférico de saída.

Surgem os primeiros Sistemas Operacionais

Década 50 – O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965), desenvolvido pela GM Laboratories para o computador IBM 701 através da programação em Batch que utilizava cartões perfurados e depois fitas magnéticas.

1961 – o grupo do pesquisador Fernando Corbató, do MIT, anuncia o desenvolvimentodo CTSS – Compatible Time-Sharing System, o primeiro sistema operacional que possuía compartilhamento de tempo.

1965 : a IBM lança o OS/360, um sistema operacional avançado, com compartilhamento de tempo e excelente suporte a discos.1965 : um projeto conjunto entre MIT, GE e Bell Labs define o sistema operacional Multics, cujas idéias inovadoras irão influenciar novos sistemas durante décadas.

1969 – : Ken Thompson e Dennis Ritchie, pesquisadores dos Bell Labs, criam a primeiraversão do UNIX.

1981 – a Microsoft lança o MS-DOS, um sistema operacional comprado da empresa Seattle Computer Products em 1980.

1984 – a Apple lança o sistema operacional Macintosh OS 1.0, o primeiro a ter uma interface gráfica totalmente incorporada ao sistema.

1985 – primeira tentativa da Microsoft no campo dos sistemas operacionais com interface gráfica, através do MS-Windows 1.0.

1987 – Andrew Tanenbaum, um professor de computação holandês, desenvolve um sistema operacional didático simplificado, mas respeitando a API do UNIX, que foi batizado como Minix.

1987 – IBM e Microsoft apresentam a primeira versão do OS/2, um sistema multitarefa destinado a substituir o MS-DOS e o Windows. Mais tarde, as duas empresas rompem a parceria; a IBM continua no OS/2 e a Microsoft investe no ambiente Windows.

1991 – Linus Torvalds, um estudante de graduação finlandês, inicia o desenvolvimento do Linux, lançando na rede Usenet o núcleo 0.01, logo abraçado por centenas de programadores ao redor do mundo.

1993 – a Microsoft lança o Windows NT, o primeiro sistema 32 bits da empresa.

1993 – lançamento dos UNIX de código aberto FreeBSD e NetBSD.

2001 – Apple lança o MacOS X, um sistema operacional derivado da família UNIXBSD.

2001 – Windows XP.

2004 – núcleo Linux 2.6.c

2006 – Windows Vista

2009 – Windows .

1.2 Profissional responsabilidades de um administrador de sistemas.

Perfil do Profissional

O profissional de Tecnologia da Informação deve ser capaz de propor soluções tecnológicas às necessidades das organizações, em todas as áreas, desde a administração, passando pelo gerenciamento e implantação de sistemas de informação. Ele deve ter uma formação abrangente, que o permita atuar em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações.

Com tal formação, o profissional deverá estar pronto para trabalhar em qualquer área de TI, inclusive empreender seu próprio negócio e, para isso, deverá desenvolver capacidade de liderança e, principalmente, ter profundo conhecimento do setor que escolheu para atuar. Também não deve perder de vista a constante atualização tecnológica, sempre de olho nas demandas do mercado, o que vai garantir o uso e a administração eficiente das tecnologias.

Mercado de Trabalho

Atualmente a área de TI está com forte demanda de profissionais especializados, com o mercado em expansão e vai crescer mais ainda. Com isso, cabe ressaltar que a taxa de desemprego é de apenas 1% entre os pós-graduados e de 2% entre os que só fizeram faculdade. Nesse segmento, cada vez que uma pessoa completa uma etapa de estudo, sua remuneração aumenta cerca de 30%; o maior salto se dá com o diploma de curso superior.

Como o Bacharel em Sistemas de Informação atua em vários segmentos de TI, destacam-se as áreas de segurança e auditoria da informação, redes de computadores e telecomunicações, administração de banco de dados, análise e desenvolvimento de sistemas, entretenimento, desenvolvimento web, consultor de tecnologia, suporte, administrador de sistemas operacionais, engenharia de qualidade de software, automação, treinamento e capacitação, consultoria, dentre outras. O profissional pode ser analista de negócios e de processos, analista de sistemas, analista de suporte e infraestrutura, desenvolvedor, administrador de banco de dados, engenheiro de software, designer de interfaces, webdesigner, auditor, analista de segurança, etc.

Diferenciais do curso no UniFOA

O curso oferece os módulos do Programa Cisco Networking Academy e possui convênio com a Microsoft através do Microsoft IT Program. A formação é ampla e diversificada, em consonância com um mercado de trabalho emergente e com forte integração de conhecimentos teóricos e práticos.

O acadêmico desenvolve conhecimentos em programação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com