TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS

Por:   •  15/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Noturno 2016[pic 1]

EXPERIÊNCIA 5 - SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS

Aline Dias da Purificação                                        Nº USP: 9898989
Cleyner Soares Pereira                                        Nº USP:
9763881
Isabele Resende Gonçalves                                 Nº USP:
9876400



SÃO PAULO/SP

2016


RESUMO

O experimento realizado no dia 01 de abril de 2016 (sexta-feira) teve por objetivo estudar a variação de solubilidade do KNO em relação à temperatura e aplicar princípios de solubilidade para separar os componentes de uma mistura de sais, fazendo uma purificação por recristalização.

Para isso, a aula foi dividida em duas partes: Determinação da curva de solubilidade do KNO3; e Purificação de uma amostra de KNO3 .

As técnicas foram explicadas pelos professores antes do início do procedimento.


SUMÁRIO

Conteúdo

EXPERIÊNCIA 5 - SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS EM LÍQUIDOS        1

RESUMO        2

SUMÁRIO        3

INTRODUÇÃO        4

1. Reações e soluções.        4

1.1 Reações endotérmicas        4

1.2 Reações exotérmicas        4

1.3 Coeficiente de Solubilidade        4

1.4 Cristalização        5

1.5  Hoffmeister        5

1.6 Aplicações Industriais        5

1.7 Minérios        5

1.8 Extração de ouro        6

2.0 Curvas de solubilidade        6

2.1 Técnicas de montagem        6

2.2 Por que há variação entre leituras        6

2.3 Qual o impacto do cátion na solubilidade        6

3. Purificação        6

PROCEDIMENTOS E RESULTADOS        8

CONCLUSÃO/DISCUSSÃO        9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12


INTRODUÇÃO

1. Reações e soluções

1.1 Reações endotérmicas

Reações endotérmicas são reações que, para ocorrerem, necessitam do fornecimento de energia para a formação dos produtos, ela sempre possuirá uma variação de entalpia positiva, pois a energia de seus produtos sempre será maior que a de seus reagentes, indicando que houve a absorção de energia do meio externo.

Alguns exemplos são a evaporação da água e o cozimento de alimentos, coisas para quais se é necessária uma absorção de energia do meio.

1.2 Reações exotérmicas

  Já as reações exotérmicas apresentam sua variação de entalpia negativa, pois durante a reação ocorre a perda de energia para o meio, o que faz com que seus produtos finais tenham uma energia menor que a de seus reagentes.

Alguns exemplos de reações exotérmicas são as combustões e a liquefação ou condensação da água.

1.3 Coeficiente de Solubilidade

  • Solução Insaturadas: Também chamadas de não saturadas, ocorrem quando há uma quantidade de soluto menor do que a estabelecida por seu coeficiente de solubilidade.
  • Soluções saturadas: Estas ocorrem quando há uma quantidade de soluto igual ao teu valor de coeficiente de solubilidade, atingindo o limite de solubilidade possível naquelas condições. Sob essas condições se adicionado mais soluto a solução, ele não se dissolverá precipitando ao fundo do incipiente.
  • Soluções Supersaturadas: São quando a solução contêm uma quantidade de soluto dissolvida maior que o teu coeficiente de solubilidade, criando soluções instáveis, fazendo com que qualquer pequeno cristal inserido na solução possa fazer o excesso se cristalizar facilmente.

1.4 Cristalização

É um processo onde se criam condições termodinâmicas que levam as moléculas a se ajuntarem em estruturas extremamente organizadas, chamadas cristais. Se em condições ideais, estes são 100% puros, porém muitas vezes é difícil adaptar um processo à este nível de qualidade.

Para que ocorra a cristalização de um sólido em uma solução saturada deste, alguns métodos podem ser empregados, como a evaporação do solvente, a adição de um segundo solvente (anti-solvente) que reduz a solubilidade do soluto, a promoção de uma reação química que leve à precipitação do soluto e a utilizada neste experimento, resfriamento da solução saturada.

O fenômeno da cristalização pode ser aproveitado para reações de separação ou purificação de sais, porém neste caso ele foi utilizado para que fosse determinada a temperatura de solubilização de determinada quantidade de sal KNO3 puro.

1.5  Hofmeister

A série de Hofmeister foi identificada pela primeira vez em 1888, classificando a influência relativa de íons na solubilidade de proteínas.

A princípio, foi constatada que a influência do íon nas propriedades macromoleculares é causada em parte pela formação ou quebra da estrutura da água. Porém outros estudos mostraram que a água não é o centro do efeito Hofmeister, mas mostraram a dependência da interação direto do íon com a macromolécula, bem como das interações das moléculas de água na primeira camada de hidratação de macromoléculas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (378.2 Kb)   docx (789.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com