TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sal termocromico tetraiodo mercurato de cobre

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 3

        Síntese de Sal Termocrômico Tetraiodomercurato de Cobre (I)

Gabriel Ferreira Silva1, Leandra Vieira Ribeiro2, Renato Rodrigues de souza3.

Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo. BR 153, Km 97 – CEP: 75001-970. Anápolis – GO. Gabriel9090@live.com1, renatosouzawh@gmail.com3

Palavras Chave: Termocromismo, cor, temperatura.

Introdução

   Durante os processos de fabricação e produção, as coisas podem literalmente esquentar muito. Usar o calor ou alta temperatura é uma prática comum em fábricas para a produção dos mais variados produtos. Contudo, temperaturas elevadas, podem afetar a aparência física do produto, em particular, a cor. Esta mudança de cor em função da mudança de temperatura é chamada de termocromismo e é problemática para aplicações em plásticos, revestimentos e tecidos durante inspeções de controle de qualidade.

   A reação de um pigmento ou corante à alta temperatura depende das suas propriedades químicas e do material utilizado. Uma temperatura muito quente ou longa exposição à alta temperatura pode estragar completamente a cor de um objeto. Em outros casos, um objeto, ou amostra, ganha outro tom de cor até se estabilizar novamente à temperatura ambiente. Certas cores são mais suscetíveis a esta mudança, dependendo da aplicação.

Parte Experimental

    Primeiramente foi pesado 0,20 g Na2SO4 (Sulfito de sódio), e logo em seguida com uma proveta mediu-se 50 mL de água, 6 mL de KI ( iodeto de potássio) é 5mL de CuSO4  (Sulfato de cobre) misturados num béquer sobre uma chapa elétrica com agitação magnética, adicionando 10 gotas de ácido acético(C2H4O), Enquanto a solução aquecia foi preparado 0,20g Na2SO4    em 10 mL de água e agregamos  ao composto em aquecimento observado a mudança de cor (branco). Levamos para a centrifuga e separou o sobrenadante do precipitado.

 Preparamos um segundo composto, num béquer de 250 mL adicionarmos 100 mL de água; 3 mL de KI e  25 mL de HgCl2 (Cloreto de mercúrio) observamos que quando colocamos o HgCl2 houve uma alteração na cor do composto(laranja intenso) .Nesse próprio béquer acrescentamos o composto 1 em constante aquecimento  até entrar em ebulição mudando  sua coloração (marrom escuro). Por fim fizemos a filtração a vácuo lavando com água e logo após com álcool levando a estufa por 10 min. e percebendo a modificação de cor (preto), e ao retirar da estufa em temperatura ambiente o composto alterou a cor ficando vermelho escuro, pesamos e verificamos o rendimento.

Resultados e Discussão

   Observamos na primeira parte do experimento a mudança de cor quando adicionamos KI com o CuSO4 e 10 gotas de C2H4O em aquecimento e agitação, ficando com uma coloração branca

2Cu
2+(aq) + 4I(aq)  2CuI(s) + I2(aq)

   Assim o CuI é formado pela redução do Cu pelo I, deixando de ser Cu2+  passando para Cu+. Com o excesso de Iodo na reação formou I3 .

I2 + I- → I3[pic 1]

  Obtivemos nossa primeira equação:

2Cu
2+(aq) + 5I(aq)  2CuI(s) + I3(aq)

   Sabendo  que I3 e um agente oxidante e que interfere no nosso rendimento foi preciso adicionar o Na2SO3 entrando como agente redutor fazendo com que o I3 passe para I-

I3(aq) + SO3 + 3H20  →   3I- (aq) +SO2-4(aq)+2H3O+(aq)[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (300.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com