TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de laboratório e vidrarias

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.761 Palavras (8 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 8

 

[pic 1]

C A D E R N O D E L A B O R A T Ó R I O

        Química Geral e Inorgânica

Profa.Dra Laiza Canielas Krause

Aracaju, 2015

1 REGRAS DE SEGURANÇA

  1. Considerações Gerais

Os laboratórios químicos são considerados lugares potencialmente perigosos. Entretanto, tornando-se algumas precauções e seguindo-se algumas normas de segurança, esses laboratórios serão apenas um "local de trabalho". Para que este objetivo seja alcançado é ABSOLUTAMENTE imprescindível que durante os trabalhos realizados no laboratório se observe uma série de normas de Segurança. Abaixo relacionamos algumas precauções que são sempre tomadas por Químicos Experientes. Você deve ler cuidadosamente e revisá-las antes de cada aula de laboratório, até que estes itens se tornem "normais" para você.

  1. Siga rigorosamente as instruções específicas do Professor;
  2. Antes do início de cada experiência é necessário ler com atenção a técnica executada.
  3. Localize os extintores de incêndio e familiarize-se com seu uso;
  4. Certifique-se de bom funcionamento dos chuveiros de emergência;
  5. Não fume, não coma, não beba no, laboratório;
  6.  Leia com atenção o rótulo de qualquer frasco de reagentes antes de usá-lo. Leia duas vezes para ter certeza de que pegou o frasco certo.
  7. Durante o trabalho, atenção e cuidados não devem ser negligenciados; no local de trabalho deve existir limpeza e ordem.
  8. O uso do avental é obrigatório. A fibra do avental deve ser de algodão. As fibras sintéticas são inflamáveis.
  9. As aparelhagens devem ser montadas com segurança. A introdução de termômetros ou tubos de vidro ou bastões de vidro em rolhas deve ser realizada com as devidas precauções.
  10. Nunca deixe frascos contendo solventes inflamáveis próximo à chama.
  11. Nunca aquecer solventes inflamáveis, mesmo em quantidades pequenas, junto ou próximo à chama direta, a menos que esteja sob refluxo ou ligado a um condensador para destilação.
  12. Jamais aqueça um sistema completamente fechado.
  13.  Evite o contato de qualquer substância com pele. Seja particularmente cuidadoso quando manusear substâncias corrosivas, como ácidos e bases concentradas.
  14.  Todas as experiências que envolvem a liberação de gases e /ou vapores tóxicos devem ser realizados na câmara de exaustão (capela).
  15.  Sempre que você proceder à diluição de um ácido concentrado, adicione-o lentamente, sob agitação, sobre a água e nunca o contrário.
  16. Não aqueça ou misture qualquer espécie de substância química próximo do rosto.
  17. Ao aquecer um tubo de ensaio contendo qualquer substância, não volte a extremidade aberta do mesmo para si ou para si ou para outra pessoa.
  18.  Jogue todos os sólidos no recipiente a eles destinado (lixo). Nunca jogue na pia pedaços de papel, palitos de fósforos, ou qualquer tipo de sólido, ainda que ligeiramente solúvel.
  19.  Deve-se usar óculos de proteção quando estiver manuseando produtos químicos perigosos e luvas.
  20. Não pipetar produto algum com a boca.
  21. Nos trabalhos em que se exibe o emprego de pressão reduzida (dessecadores a vácuo, destilação a vácuo...) ou de metais alcalinos é obrigatório o uso de vidraria adequada, luvas e óculos. Recipientes de vidro de parede fina ou de fundo chato não devem ser utilizados.
  22.  Os produtos químicos não devem entrar em contato com a pele, pois alguns venenos penetram na pele mesmo sem solução de continuidade. O manuseio de gases venenosos ou irritantes deve ser feito em capela; o mercúrio não deve ser derramado. Caso acontecer, recolhe-se com uma pinça e se elimina o resíduo com restos de carvão, de iodo ou flor de enxofre.
  23. Verificar cuidadosamente o rótulo do frasco que contém um dado reagente, antes de tirar dele qualquer porção do seu conteúdo. Leia o rótulo duas vezes para se certificar do que tem o frasco certo.
  24.  Manter sempre limpa a aparelhagem e a mesa do trabalho. Evitar derramamentos, mas, se cair qualquer coisa, limpá-la imediatamente. No fim do período, deverá colocar o material pessoal que lhe foi atribuído, limpo e repor qualquer aparelho especial no seu lugar próprio.
  25.  Nunca trabalhe sozinho no laboratório, em caso de acidente não existe socorro imediato.

OBS:  Para uma maior compreensão desse assunto (Precauções e Procedimento em caso de acidentes) ver: VOGEL I, 3o ed. 1981, pag 435-458.

  1. Manuseio Com Produtos Químicos
  • Antes de utilizar qualquer produto químico deve-se informar sobre a sua toxidade.
  • Evitar qualquer contato com a pele.
  • Nunca pipetar sem o auxílio de um pipetador.
  • Observar o ponto de inflamabilidade de líquidos imiscíveis com a água.
  • Solventes capazes de formar peróxidos (éter etílico-sulfúrico, tetraidrofurano, dioxano, etc.) devem estar isentos de peróxidos ao serem destilados.
  • Ao trabalhar com metais alcalinos, hidretos metálicos e metalamidas, observar a total ausência de umidade.  É proibido o emprego de banhos de água-vapor.
  • Metais alcalinos podem reagir com explosão em presença de solventes halogenados (p .ex.: CHCl3, CH2Cl2 , CCl4 , etc.).
  • Transformar todos os produtos químicos, através de reações, em substâncias inócuas. Não verter solventes na pia, armazená-los em recipiente adequado, ou recuperá-los.
  • Sempre que trabalhar em capela, ao trabalhar com substâncias irritantes, tóxicas ou de odor desagradável. Somente com as janelas da capela abaixadas pode-se garantir uma perfeita exaustão.

2 PLANEJAMENTO E REGISTRO DOS TRABALHOS DE LABORATÓRIO

É essencial a compreensão dos objetos e dos princípios da experiência a ser não devem ser tratadas como receitas. Devem ser planejadas dentro do tempo e do material disponível, tendo perfeita compreensão do que será feito.

Deve-se chegar ao laboratório preparado. Em caso de duvida não hesitar em perguntar.

As técnicas usadas em laboratório devem ser compreendidas detalhadamente com leituras complementares para consolidar o conhecimento adquirido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (451.1 Kb)   docx (188.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com